logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

O mês de abril trouxe mudanças significativas tanto nos mercados globais quanto para investidores, preparando o terreno para um período de recuperação potencial, mas também de desafios, com destaque para a expectativa em relação ao comunicado do COPOM e os eventos geopolíticos globais.

A Carta Mensal de Maio, assinada por Roberto Carline, estrategista-chefe do Banco Sofisa Direto, oferece insights valiosos para investidores, destacando a importância da diversificação e da proteção contra a volatilidade. 

Acesse a Carta Mensal para orientações informadas, que não se limita sobre como é calculada a inflação e outros índices, mas principalmente sobre investimentos alinhados aos seus objetivos financeiros!

O que você vai ver nesse post?

Quais foram os principais acontecimentos que marcaram o mês de abril?

O que os investidores podem esperar para os próximos meses?

Consideração para boas escolhas de investimentos

Conheça a Carta Mensal, por Roberto Carline

Boa leitura!

Quais foram os principais acontecimentos que marcaram o mês de abril?

Depois de abril, o mês que redesenhou os caminhos do ano no Brasil e no mundo, ao mesmo tempo que gerou oportunidades únicas na Renda Fixa que tendem a fortalecer a rentabilidade de carteiras diversificadas juntamente com outros produtos como multimercados e renda variável, maio se apresenta como um período de potencial recuperação dos mercados.

No Brasil, o comunicado do Comitê de Política Monetária (COPOM), no início da noite do dia 8 de maio, foi um divisor de águas independentemente de sua abordagem. Entenda o raciocínio:

  • Caso fosse suave, confirmaria que o Banco Central do Brasil só retirou o “forward guidance” para ter mais liberdade no processo de cortes; 
  • Mas, se mais densa e com riscos destacados, então seria percebida como a antecipação que a Selic não ficaria abaixo dos 10,00% a.a. em dezembro deste ano.

Importante também destacar alguns outros fatos que ajudam a você, investidor, a entender os caminhos que serão trilhados pelo mercado financeiro nos próximos meses. Por exemplo, o governo federal anunciou que não está buscando superávit, mas sim um déficit zero em 2025, causando descontentamento no mercado de Renda Fixa.

Quanto aos aspectos geopolíticos, ataques de mísseis e drones lançados pelo Irã sobre Israel estão gerando tensão global e expectativa de contra-ataque, e por fim, o fato do redimensionamento do início do ciclo de cortes da taxa de juros nos EUA, adiado de junho para setembro, com no máximo dois cortes em 2024.

Dados esses números, os índices de bolsas de valores relevantes como Euro Stoxx 50 e S&P 500 apresentaram perdas, assim como piora no indicador de percepção de risco VIX (CBOE) Volatility Index e CDS5Y Brazil.

Por último, é importante citar a recuperação de indicadores de renda fixa após a queda vivenciada em abril, com potencial de captura de benefícios da diversificação em um curto espaço de tempo.

Com tantos acontecimentos em tão curto prazo, você precisa se organizar e contar com ajuda de uma instituição financeira que lhe ajude a montar uma estratégia bem informada no processo de tomada de decisões de investimento.

Para tanto, o Banco Sofisa Direto dispõe dos melhores produtos e serviços para fazer seu dinheiro render mais, mantendo sua saúde financeira e contribuindo para a realização dos seus objetivos de vida!

O que os investidores podem esperar para os próximos meses?

Para os próximos meses, tudo dependerá da abordagem proposta pelo COPOM. A primeira alternativa, diante de um cenário de mais liberdade, aponta captura mais rápida de retornos tanto no ambiente de Renda Fixa como no de Renda Variável.

Diante de uma abordagem mais densa, isto pode retardar essa captura e gerar um pouco de volatilidade adicional no curtíssimo prazo. Seja qual for o caminho, as carteiras recomendadas do Banco Sofisa Direto estão preparadas.

Já no ambiente internacional, existe a manutenção das taxas de juros de referência tanto nos Estados Unidos (EUA) como no Reino Unido e União Europeia, que deve promover o crescimento global. Também foi observado as principais economias da Ásia – China, Japão e Índia – que evoluíram de forma mais modesta. 

Essa trajetória, estável, lenta e que se dá de forma não homogênea, também deve apresentar índices de inflação cedendo gradualmente. Já é possível começar a identificar o início de uma nova onda de valorização do dólar norte-americano depois do DXY (cesta de moedas em relação ao dólar dos EUA) oscilar entre 102.5 e 105.0 de janeiro de 2024 ao início de abril de 2024.

Há uma expectativa em relação às taxas de juros nos Estados Unidos e no Reino Unido, em decorrência do Federal Reserve (Fed) e o Banco da Inglaterra (BoE) manterem inalteradas as taxas de juros em ambos os países. 

No caso dos EUA, a taxa de referência deve permanecer entre 5,25% e 5,50%, enquanto no Reino Unido, os juros básicos devem ser mantidos em 5,25% ao ano. 

Essa postura é baseada em um ambiente de crescimento convergente com as médias históricas, conforme indicado pelo World Economic Outlook do FMI, destacando a União Europeia, o Reino Unido e os EUA.

Consideração para boas escolhas de investimentos

Com base nas considerações de Roberto Carline, apresentadas na Carta Mensal Maio de 2024, é possível entender que ele possui uma visão otimista em relação ao cenário econômico e financeiro, destacando elementos como a recuperação de indicadores de Renda Fixa, as constantes revisões do crescimento brasileiro para patamares mais elevados e a trajetória do IPCA em direção aos 3,74%. 

Além disso, Carline ressalta a importância da diversificação e da busca por oportunidades relevantes nos investimentos, considerando a redução de volatilidade e a exposição a um maior número de fontes de retorno.

Essas considerações podem lhe auxiliar na tomada de decisão de investimentos, pois fornecem ideias valiosas e orientações sobre possíveis tendências e possibilidades de investimento. 

Há também uma ênfase na importância da proteção contra a volatilidade e o uso de estratégias específicas, como long-biased ou long-short, que pode contribuir para um melhor gerenciamento dos riscos e a potencialização de seus investimentos.

Conheça a Carta Mensal, por Roberto Carline

Roberto Carline é o renomado estrategista-chefe do Banco Sofisa Direto, que com sua expertise e análises macroeconômicas profundas elencadas na Carta Mensal de Maio de 2024, oferece uma fonte rica de informações sobre a economia global e oportunidades de investimento no Brasil e no mundo.

Roberto Carline

Roberto Carline é uma referência no mundo financeiro, e sua contribuição à Carta Mensal proporciona uma visão única e diferenciada.

Para acompanhar essas e outras recomendações para investimentos, além de análises mais acertadas do mercado financeiro, acesse regularmente a Carta Mensal e as ideias compartilhadas pelo nosso estrategista-chefe, Bob Carline! 

Com as considerações de Roberto Carline aliadas à assessoria de investimentos do Banco Sofisa Direto, você terá acesso a uma perspectiva embasada e estratégica sobre o cenário econômico e financeiro, auxiliando na tomada de decisões de economia e investimento mais bem informadas e alinhadas com seus objetivos e perfil de investidor. Leia a Carta Mensal na íntegra.

Acesse a Carta Mensal!

 

Comentários