Atendimento personalizado: chatbot, inteligência artificial e o cliente
por: Sofisa Direto
atendimento personalizado
31 de Janeiro de 2023
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Com os avanços tecnológicos, o atendimento personalizado por meio de chatbots e outros recursos com inteligência artificial ganharam espaço em todos os ramos do mercado.
Um desses setores mais atendidos pelo atendimento humanizado é o mercado financeiro, que por meio de programas integrados e com muita segurança, tem melhorado expressivamente o atendimento ao cliente.
Ter um atendimento humanizado, mesmo sabendo que quem está do outro lado da linha é um robô, já foi uma sensação angustiante para algumas pessoas, mas hoje está cada vez mais naturalizada.
No artigo de hoje, você entenderá como o atendimento personalizado tem sido melhorado por meio do aperfeiçoamento das tecnologias à medida que apresenta soluções cada vez mais individualizadas.
Entenda também como funciona o chatbot e como o mercado financeiro tem feito bom uso de inteligência artificial para melhorar o atendimento online aos clientes e oferecer os seus serviços de forma a reduzir as dores e expectativas.
Qual a importância de um atendimento personalizado?
Chatbots: promovendo um atendimento personalizado
Como funciona o chatbot?
Software
Base de conhecimento
Inteligência Artificial
Canais de comunicação
Integrações
Atendimento personalizado no mercado financeiro
Boa leitura!
Qual a importância de um atendimento personalizado?
A importância do atendimento personalizado está relacionada com a capacidade que uma instituição tem de atender necessidades específicas de cada cliente.
Já foi o tempo em que um modelo pronto poderia atender a todas as pessoas da mesma forma. Atualmente, com a quantidade de serviços e produtos que estão expostos no mercado, quem mais personaliza, mais chega perto do cliente.
Para chegar mais perto do cliente, é preciso que o atendimento esteja diretamente vinculado às dores, expectativas e preferências de cada indivíduo.
E personalizar tem a ver com garantia de satisfação e é claro com a fidelização do cliente. Por esse motivo, muitas empresas de todos os setores têm se empenhado em melhorar o seu atendimento por meio de tecnologia como os chatbots.
Chatbots: promovendo um atendimento personalizado
Uma das ferramentas utilizadas na personalização do atendimento, é o chatbot, que é utilizado para conversar com o cliente de forma humanizada com uma linguagem mais próxima do natural.
O atendimento via chatbot acontece por meio de plataformas digitais, sites e mensagens personalizadas através de aplicativos de conversas, e a cada dia estão mais aprimorados. Há momentos em que você duvida se realmente não está falando com outra pessoa.
Uma boa experiência financeira começa com disciplina e organização. Se você pretende mudar o rumo da sua vida, e quer começar pela saúde das suas finanças, a reserva financeira é um ótimo começo.
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A tecnologia do chatbot possibilitou que muitos problemas passassem a ser resolvidos de forma automática e muito mais rápido. Chega de filas intermináveis para resolver problemas muitas vezes simples.
Mas não se engane, para o chatbot funcionar, ele precisa de alguns componentes que são como um suporte de informações para que sua função seja exercida de forma confiável.
Como funciona o chatbot?
Para que um chatbot funcione de forma eficiente, ele conta com 5 componentes que trabalham de forma integrada, para cumprir a sua função:
- Software;
- Base de conhecimento;
- Inteligência Artificial;
- Canais conversacionais;
- Integrações;
A seguir, descrevemos cada um dos componentes para que você entenda o chatbot e o que ele precisa para funcionar.
Software
O software é uma plataforma na qual o chatbot é criado e desenvolvido para exercer a sua função. Por meio dele, você poderá gerenciar as conversas, resolver problemas no atendimento e até coletar dados estatísticos.
Existem várias plataformas no mercado pagas e gratuitas, nas quais você pode personalizar o seu chatbot com perguntas que estejam de acordo com o modo como você atende os seus clientes.
Base de conhecimento
A base de conhecimento é como uma pasta na qual o chatbot poderá encontrar as perguntas que devem ser feitas no momento do atendimento.
Essa ferramenta precisa ser alimentada com informações para que efetue o seu serviço da forma como deve ser. Por isso, é necessário personalizá-la para que, ao atender o cliente, ele possa reproduzir e parecer natural.
Inteligência Artificial
Com a base de conhecimento preenchida, o chatbot por meio de inteligência artificial irá simular um diálogo como se fosse uma pessoa falando com o usuário do serviço.
As informações na base de conhecimento são essenciais para que a inteligência artificial faça a manipulação de dados corretamente, propiciando a melhor experiência do cliente possível.
A ramificação de inteligência artificial utilizada é o aprendizado de máquina (Machine Learning), que faz uso de algoritmos de computação que manipulam as informações guardadas na sua base sem uma programação prévia.
Canais de comunicação
Os canais de comunicação são os meios pelos quais o chatbot fará a comunicação com os clientes. Os canais podem ser no próprio site da empresa, ou eles podem ser direcionados para um aplicativo de conversas como o WhatsApp ou o Telegram.
Se você faz parte de uma rede social como o Facebook, então o meio de comunicação que pode ser utilizado é o Messenger. E outras redes sociais têm explorado meios de se comunicar com os seus clientes.
Integrações
Os sistemas de chatbot normalmente estão vinculados a outros sistemas e softwares gestores e é a partir dessa integração que a empresa tem acesso às suas informações e pode oferecer serviços de forma ainda mais eficiente.
Com todos esses elementos bem alinhados, o chatbot realiza a sua função perfeitamente e atende às necessidades das pessoas, reduzindo a possibilidade de erros e otimizando o tempo.
Atendimento personalizado no mercado financeiro
Os bancos digitais já trabalham há algum tempo com atendimento online personalizado e o uso de chatbots como forma de atender às necessidades de seus clientes de forma cada vez mais humanizada.
Há uma preocupação em atender à sua expectativa quanto à disponibilidade de recursos, assim como lhe ajudar a realizar seus objetivos de vida. O Banco Sofisa Direto entende que cada cliente possui características próprias e, por isso, ele deve ser tratado de forma única.
Uma das principais experiências referentes a atendimento e segurança no mercado financeiro está relacionada com o compartilhamento de informações pessoais por meio do Open Finance.
Para saber tudo sobre Open Finance e Open Banking, acesse o blog do Banco Sofisa Direto e descubra como as descobertas tecnológicas facilitam a sua vida.
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