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Vamos lá!

A economia comportamental é um ramo da economia capaz de explicar algumas decisões tomadas pelas pessoas. Uma dessas explicações é a teoria nudge aliada à arquitetura de escolhas.

Essa teoria, também chamada de teoria do incentivo, é capaz de explicar e auxiliar as pessoas a tomarem melhores decisões sobre sua saúde, educação e, principalmente, sobre questões financeiras.

O ser humano não é um ser totalmente racional e por isso ele é predisposto a ser estimulado ou a seguir tendências quando elas são bem projetadas. A seguir, você entenderá o que é nudge, e como a arquitetura de escolhas pode influenciar na sua tomada de decisão

Nudge: o que isso significa?
Arquitetura de escolhas e tomada de decisão
Nudge e escolhas financeiras
Afaste-se das letras miúdas
Opções automáticas
Evite os estímulos

Excelente leitura!

Nudge: o que isso significa?

Você já deve ter ouvido a expressão "só está precisando de um empurrãozinho" e isso tem tudo a ver com o termo nudge. Mas você sabe o que é nudge

A tradução para o português da palavra nudge é "empurrão", mas nem de longe essa palavra traduz de fato o significado desse ramo da economia comportamental, que alia técnicas de persuasão e tomadas de decisão.

Um outro nome para a Teoria Nudge no Brasil é "Teoria do Incentivo", e para o mundo dos negócios, representa fazer as melhores escolhas possíveis em cenários muito adversos.

Entenda alguns exemplos de nudges que são muito comuns no dia a dia. Assinar um contrato após um longo dia de cansaço, não é o melhor incentivo para um momento que pode ser decisivo em sua vida.

Assim como assinar um contrato cansado não é o ideal, ir ao supermercado com o estômago cheio pode representar economia nas compras e escolhas melhores que as realizadas quando se está com fome.

Na verdade, você está sujeito a estímulos emocionais o tempo todo, e nem sempre consegue se dar conta. Aquele cheirinho de café saindo da padaria, é ou não é convidativo? E aquela placa gigantesca na porta da sua loja preferida que diz: ÚLTIMAS PEÇAS?

Todos esses estímulos são projetados para que o consumidor consiga tomar as melhores decisões possíveis, por meio de estratégias que envolvem desde o lugar físico, até o tamanho das letras em um anúncio. A esse conjunto de estratégias, damos o nome de arquitetura de escolhas. 

Arquitetura de escolhas e tomada de decisão

Arquitetura de escolhas parece até um ramo novo da arquitetura convencional, mas na verdade é um conjunto de estratégias que são projetadas por meio dos estímulos corretos para que você tome as melhores decisões possíveis.

Segundo Richard Thaler e Cass Sunstein, autores do livro “Nudge: Como tomar melhores decisões sobre saúde, dinheiro e felicidade”, as pessoas não tomam decisões totalmente de forma racional.

Eles compreenderam que pequenos detalhes podem provocar reações completamente distintas no comportamento humano, seja o uso de uma cor específica ou uma palavra dita na hora correta.

Para não restar dúvidas, os "nudges" e a arquitetura de escolhas vão conduzir as pessoas de acordo com seus próprios princípios, assim, essa estratégia não muda o comportamento das pessoas, mas as auxilia na tomada de decisão, inclusive quando o assunto é finanças e investimentos. 

E se os nudges auxiliam na tomada de decisão correta para assuntos relacionados também às finanças, por que não começar aprendendo tudo sobre bolsa de valores antes de avançar para o mundo dos investimentos?

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Nudge e escolhas financeiras

Quando você entende como os estímulos emocionais podem definir sua tomada de decisão em qualquer área da vida, isso pode mudar também o modo como isso afeta suas escolhas financeiras.

Fizemos uma pequena lista de coisas que podem prejudicar as suas escolhas e que podem ajudar você na hora de escolher melhor, desde a instituição financeira  até o tipo de aplicação que combina mais com seu perfil de investidor.

Afaste-se das letras miúdas


Esse é o tipo de "detalhe" que impede você de escolher um bom negócio para sua vida. Isso desestimula e te deixa em  dúvida sobre a veracidade das informações.

Por exemplo, o Banco Sofisa Direto é um banco conhecido por sua clareza na comunicação com o cliente, por isso, você sempre irá encontrar as informações bem claras em seus contratos e documentos.

A escolha das letras em tamanho normal é um nudge que estimula você a pensar de forma mais clara e a decidir por quais caminhos irá trilhar a sua vida financeira.

Opções automáticas


Existe uma tendência humana de se inclinar quase sempre a situações que aparentam ser mais fáceis, por isso, devemos utilizar, sempre que possível, esse estímulo a nosso favor. 

Você pode, por exemplo, utilizar o aplicativo de seu banco favorito para guardar dinheiro de forma automática. Isso é um nudge super eficiente, pois evita que você não cumpra o seu objetivo de realizar uma reserva de emergência.

Você pode automatizar também o pagamento de boletos e o débito de faturas de cartão. Você inclusive pode limitar os gastos no seu cartão de crédito, caso sinta que isso ajudará você a gastar menos do que o necessário.

Evite os estímulos


Esse último nudge é muito interessante, pois estímulos contrários às boas práticas financeiras não param de surgir na nossa frente. Promoções e promessas de preços baixos são uma tentação para quem não consegue parar de gastar.

Se você deseja parar de gastar e começar a guardar dinheiro, então deve ter atenção com espaços que estimulem o consumo, como por exemplo, um shopping center. Ou que tal, ao ir à farmácia, levar uma lista com aquilo que você precisa estritamente?

Evite ir ao supermercado com fome e sem uma lista. Ah, e nada de comer aquele doce delicioso todo dia depois do almoço, só de vez em quando!

Se pequenas ações podem mudar completamente seus hábitos financeiros, imagine os efeitos que a economia mundial pode causar em seu bolso!

Entenda como a economia global afeta seu bolso!

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