Blog do Sofisa Direto

Impacto global: 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Escrito por Sofisa Direto | 03/03/2023 20:07:48

Durante a Conferência das Nações Unidas em 2012, foi constatado que o mundo precisava tomar medidas eficazes para reduzir o impacto global das ações tomadas ao longo dos anos pela humanidade, e que tem prejudicado o meio ambiente de forma descontrolada. 

Para isso, foram definidos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para que de forma sistemática e efetiva os países pudessem se comprometer a tomar medidas que favorecessem o cumprimento dessa meta até o ano de 2030. 

O Brasil se manifestou por meio do Pacto Global e lançou com 7 movimentos o Ambição 2030 e juntas, várias empresas da iniciativa privada estão promovendo ações em vários setores da economia, visando alcançar os 17 objetivos. 

No post de hoje, você vai entender o tamanho do impacto global resultante das atividades humanas e de que forma é possível promover o desenvolvimento sustentável do planeta com algumas ações! Conheça também as ações tomadas pelo banco Sofisa Direto na corrida pelo desenvolvimento sustentável do planeta. 

Desenvolvimento sustentável e o impacto global
O que é Desenvolvimento Sustentável
Ambição 2030 no Brasil
Lista dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Impacto Global e Banco Sofisa Direto

Vale a leitura até o final!

Desenvolvimento sustentável e o impacto global

Antes de conhecer os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), é necessário entender o conceito desse tipo de desenvolvimento e como isso tem sido um foco para as empresas nos últimos anos.

O que é Desenvolvimento Sustentável

Desenvolvimento Sustentável é um conceito criado que aborda a forma como o desenvolvimento econômico tem sido tratado pelas empresas ao redor do mundo.

Com o crescimento dos negócios, os impactos ambientais são cada vez maiores e prejudiciais, e em alguns casos, incontroláveis. Um bom exemplo é o consumo de energia na mineração de criptomoedas.

Baseado nesse crescimento descontrolado, é que surgiu o Ambição 2030, um projeto focado em  reduzir ao máximo os danos causados ao meio ambiente pelo crescimento econômico desenfreado.

Ambição 2030 no Brasil

O Ambição 2030 é uma ação promovida pela Rede Brasil do Pacto global da ONU, que reuniu grandes nomes da iniciativa privada brasileira, para promover 7 movimentos em prol da realização dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.

Os 7 movimentos são:

  • Mente em Foco; 
  • Elas Lideram 2030;
  • +Água;
  • Salário Digno;
  • Raça é Prioridade;
  • Ambição Net Zero;e 
  • Transparência 100%.

Os 7 movimentos representam mais uma força para que tudo ocorra como o programado, e que os 17 objetivos sejam cumpridos no tempo previsto com ações bem direcionadas e que podem ser aplicadas efetivamente.

O movimento Mente em Foco estimula e promove programas que prezam pela saúde mental; já o Elas Lideram 2030 tem o foco nas metas de equidade de gênero em cargos de liderança, assim como o Raça é Prioridade deseja manter 50% de pessoas negras em cargos de alta gestão.

Enquanto isso, o movimento +Água preza pelo saneamento básico, tratamento de água para famílias de baixa renda e pela segurança hídrica no Brasil e o Salário Digno, como o próprio nome diz, está trilhando um caminho para que funcionários e funcionárias tenham um salário digno.

Por último, os movimentos Ambição Net Zero, com foco na redução de emissão de gases de efeito estufa e o Transparência 100% que visa a integridade das relações entre as empresas privadas e públicas com 100% de transparência.

Conheça agora cada um dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável e como são importantes para a consumação do impacto global esperado.

Lista dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Organização das Nações Unidas (ONU) realizou sua Conferência das Nações Unidas no Rio de Janeiro 2012 e nesta, foram decididos 17 objetivos primordiais a serem cumpridos por todas as nações com o fim de reduzir problemas de ordem ambiental, econômica e política no mundo.

Se todas as nações se unirem em torno destes objetivos, o resultado será o desenvolvimento sustentável do mundo, sem que ninguém fique para trás. Conheça agora os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável.  

  1. Erradicação da pobreza - Um dos principais problemas econômicos a serem sanados pela ONU, a extinção da pobreza, é o primeiro objetivo. No último relatório emitido pelo Banco Mundial, até 2020, cerca de 719 milhões de pessoas no mundo subsistiam com menos de US$ 2,15 por dia.
  2. Fome zero e agricultura sustentável - O segundo objetivo é o fim da fome e atrelado a isso, o fomento à agricultura sustentável. No Brasil, os números da fome são ainda assustadores: 33 milhões de pessoas passam fome e mais de 125 milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar.
  3. Saúde e bem-estar - Promover uma vida saudável aliada ao bem-estar para todas as pessoas sem distinção.
  4. Educação de qualidade - Possibilitar a educação de forma inclusiva e equitativa, com o máximo de qualidade possível, promovendo assim oportunidades  igualitárias para todas as pessoas.
  5. Igualdade de gênero - Permitir que mulheres e meninas se sintam pertencentes a todos os espaços, com oportunidades iguais para todos.
  6. Água limpa e saneamento - Garantir que haja disponibilidade e controle sustentável da água e saneamento básico para todos.
  7. Energia limpa e acessível - Oportunizar acesso à energia mais barata, de fonte confiável, limpa e sustentável para todos. Para cumprir esse objetivo, já existem empresas que distribuem energia limpa e sustentável com preço acessível, como é o caso da Juntos Energia, que atua em vários estados do país. 
  8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover oportunidades de trabalho decentes e em ambientes que propiciem o crescimento econômico sustentável, com práticas de inclusão e equidade.

Enquanto você conhece os objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aproveite para conhecer a Planilha de gastos do Banco Sofisa Direto, que te ajudará a entender como está a sua vida financeira.

  1. Inovação de infraestrutura - Estimular a inovação de forma inclusiva e sustentável com alternativas de industrialização e infraestrutura com melhor adequação aos ambientes.
  2. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades entre os países e também internamente, sejam elas quais forem.
  3. Cidades e comunidades sustentáveis - Transformar os ambientes urbanos para que sejam menos hostis, mais acolhedores e sempre adequados ao propósito de sustentabilidade.
  4. Consumo e produção responsáveis - Promover ações que estimulem a produção e o consumo de bens de forma responsável e sustentável.
  5. Ação contra a mudança global do clima - Criar ações que resolvam de forma efetiva as causas dos problemas ambientais e reduzam a emissão de poluentes, o desmatamento das florestas e a poluição das águas.
  6. Vida na água - Preservar de forma sustentável rios, mares e oceanos, mantendo o ecossistema em equilíbrio.
  7. Vida terrestre - Evitar qualquer tipo de atividade que possa causar danos às vidas terrestres e que prejudiquem o meio ambiente terrestre.
  8. Paz, justiça e instituições eficazes - Proporcionar justiça e oportunidades iguais para todos, por meio de instituições fortes e livres de corrupção.
  9. Parcerias e meios de implementação - Fazer alianças fortes que façam com que os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável sejam efetivamente postos em prática, como é o caso do Ambição 2030.

O mundo está cada dia mais conectado, seja pela rede mundial de computadores, seja por projetos como esse em que cada  país pode contribuir de alguma forma para o bem-estar coletivo. 

O Banco Sofisa Direto também tem feito a sua parte para que esses objetivos sejam alcançados e causar o mínimo de  impacto global possível.

Leia também:

Impacto Global: Banco Sofisa e Banco Sofisa Direto 

O Banco Sofisa e o Sofisa Direto têm feito esforços relacionados ao tema da responsabilidade social e muitas das suas ações estão voltadas para o projeto de impacto global que é o ODS, por meio da política de governança ESG

Além disso, tem fortalecido sua agenda ESG, de olho no futuro e é claro confirmando  sua participação no Pacto Global da ONU no Brasil. Conheça agora algumas práticas desenvolvidas pelo Banco Sofisa e Banco Sofisa Direto que fazem parte do conjunto de atividades que vão impactar o planeta positivamente: 

– Cláusulas socioambientais em contratos com os clientes e fornecedores do Banco; 

– Descarte seguro de resíduos sólidos e documentos confidenciais e uso racional dos recursos naturais; 

– Participação no Programa Empresa Cidadã; 

– Recrutamento às cegas visando a inclusão e diversidade; 

– Programas de suporte à sociedade e desenvolvimento econômico, além da promoção de saúde e bem-estar, tais como auxílio psicológico, jurídico e social; 

– Doações para projetos sociais e programas de auxílio ao combate da fome; 

– Intolerância a assédio, discriminação ou preconceito. 

A economia global está longe de ser algo desconectado. Quando o dólar sobe, ou acontece um vazamento de petróleo no Oceano Índico, isso pode afetar suas finanças aqui no Brasil. Confira agora os efeitos da economia global no seu bolso!