logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Durante a Conferência das Nações Unidas em 2012, foi constatado que o mundo precisava tomar medidas eficazes para reduzir o impacto global das ações tomadas ao longo dos anos pela humanidade, e que tem prejudicado o meio ambiente de forma descontrolada. 

Para isso, foram definidos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para que de forma sistemática e efetiva os países pudessem se comprometer a tomar medidas que favorecessem o cumprimento dessa meta até o ano de 2030. 

O Brasil se manifestou por meio do Pacto Global e lançou com 7 movimentos o Ambição 2030 e juntas, várias empresas da iniciativa privada estão promovendo ações em vários setores da economia, visando alcançar os 17 objetivos. 

No post de hoje, você vai entender o tamanho do impacto global resultante das atividades humanas e de que forma é possível promover o desenvolvimento sustentável do planeta com algumas ações! Conheça também as ações tomadas pelo banco Sofisa Direto na corrida pelo desenvolvimento sustentável do planeta. 

Desenvolvimento sustentável e o impacto global
O que é Desenvolvimento Sustentável
Ambição 2030 no Brasil
Lista dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Impacto Global e Banco Sofisa Direto

Vale a leitura até o final!

Desenvolvimento sustentável e o impacto global

Antes de conhecer os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), é necessário entender o conceito desse tipo de desenvolvimento e como isso tem sido um foco para as empresas nos últimos anos.

O que é Desenvolvimento Sustentável

Desenvolvimento Sustentável é um conceito criado que aborda a forma como o desenvolvimento econômico tem sido tratado pelas empresas ao redor do mundo.

Com o crescimento dos negócios, os impactos ambientais são cada vez maiores e prejudiciais, e em alguns casos, incontroláveis. Um bom exemplo é o consumo de energia na mineração de criptomoedas.

Baseado nesse crescimento descontrolado, é que surgiu o Ambição 2030, um projeto focado em  reduzir ao máximo os danos causados ao meio ambiente pelo crescimento econômico desenfreado.

 Impacto global

Ambição 2030 no Brasil

O Ambição 2030 é uma ação promovida pela Rede Brasil do Pacto global da ONU, que reuniu grandes nomes da iniciativa privada brasileira, para promover 7 movimentos em prol da realização dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.

Os 7 movimentos são:

  • Mente em Foco; 
  • Elas Lideram 2030;
  • +Água;
  • Salário Digno;
  • Raça é Prioridade;
  • Ambição Net Zero;e 
  • Transparência 100%.

Os 7 movimentos representam mais uma força para que tudo ocorra como o programado, e que os 17 objetivos sejam cumpridos no tempo previsto com ações bem direcionadas e que podem ser aplicadas efetivamente.

O movimento Mente em Foco estimula e promove programas que prezam pela saúde mental; já o Elas Lideram 2030 tem o foco nas metas de equidade de gênero em cargos de liderança, assim como o Raça é Prioridade deseja manter 50% de pessoas negras em cargos de alta gestão.

Enquanto isso, o movimento +Água preza pelo saneamento básico, tratamento de água para famílias de baixa renda e pela segurança hídrica no Brasil e o Salário Digno, como o próprio nome diz, está trilhando um caminho para que funcionários e funcionárias tenham um salário digno.

Por último, os movimentos Ambição Net Zero, com foco na redução de emissão de gases de efeito estufa e o Transparência 100% que visa a integridade das relações entre as empresas privadas e públicas com 100% de transparência.

Conheça agora cada um dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável e como são importantes para a consumação do impacto global esperado.

Lista dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Organização das Nações Unidas (ONU) realizou sua Conferência das Nações Unidas no Rio de Janeiro 2012 e nesta, foram decididos 17 objetivos primordiais a serem cumpridos por todas as nações com o fim de reduzir problemas de ordem ambiental, econômica e política no mundo.

Se todas as nações se unirem em torno destes objetivos, o resultado será o desenvolvimento sustentável do mundo, sem que ninguém fique para trás. Conheça agora os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável.  

  1. Erradicação da pobreza - Um dos principais problemas econômicos a serem sanados pela ONU, a extinção da pobreza, é o primeiro objetivo. No último relatório emitido pelo Banco Mundial, até 2020, cerca de 719 milhões de pessoas no mundo subsistiam com menos de US$ 2,15 por dia.
  2. Fome zero e agricultura sustentável - O segundo objetivo é o fim da fome e atrelado a isso, o fomento à agricultura sustentável. No Brasil, os números da fome são ainda assustadores: 33 milhões de pessoas passam fome e mais de 125 milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar.
  3. Saúde e bem-estar - Promover uma vida saudável aliada ao bem-estar para todas as pessoas sem distinção.
  4. Educação de qualidade - Possibilitar a educação de forma inclusiva e equitativa, com o máximo de qualidade possível, promovendo assim oportunidades  igualitárias para todas as pessoas.
  5. Igualdade de gênero - Permitir que mulheres e meninas se sintam pertencentes a todos os espaços, com oportunidades iguais para todos.
  6. Água limpa e saneamento - Garantir que haja disponibilidade e controle sustentável da água e saneamento básico para todos.
  7. Energia limpa e acessível - Oportunizar acesso à energia mais barata, de fonte confiável, limpa e sustentável para todos. Para cumprir esse objetivo, já existem empresas que distribuem energia limpa e sustentável com preço acessível, como é o caso da Juntos Energia, que atua em vários estados do país. 
  8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover oportunidades de trabalho decentes e em ambientes que propiciem o crescimento econômico sustentável, com práticas de inclusão e equidade.

Enquanto você conhece os objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aproveite para conhecer a Planilha de gastos do Banco Sofisa Direto, que te ajudará a entender como está a sua vida financeira.

SOFISA DIRETO - PLANILHA DE GASTOS

  1. Inovação de infraestrutura - Estimular a inovação de forma inclusiva e sustentável com alternativas de industrialização e infraestrutura com melhor adequação aos ambientes.
  2. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades entre os países e também internamente, sejam elas quais forem.
  3. Cidades e comunidades sustentáveis - Transformar os ambientes urbanos para que sejam menos hostis, mais acolhedores e sempre adequados ao propósito de sustentabilidade.
  4. Consumo e produção responsáveis - Promover ações que estimulem a produção e o consumo de bens de forma responsável e sustentável.
  5. Ação contra a mudança global do clima - Criar ações que resolvam de forma efetiva as causas dos problemas ambientais e reduzam a emissão de poluentes, o desmatamento das florestas e a poluição das águas.
  6. Vida na água - Preservar de forma sustentável rios, mares e oceanos, mantendo o ecossistema em equilíbrio.
  7. Vida terrestre - Evitar qualquer tipo de atividade que possa causar danos às vidas terrestres e que prejudiquem o meio ambiente terrestre.
  8. Paz, justiça e instituições eficazes - Proporcionar justiça e oportunidades iguais para todos, por meio de instituições fortes e livres de corrupção.
  9. Parcerias e meios de implementação - Fazer alianças fortes que façam com que os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável sejam efetivamente postos em prática, como é o caso do Ambição 2030.

O mundo está cada dia mais conectado, seja pela rede mundial de computadores, seja por projetos como esse em que cada  país pode contribuir de alguma forma para o bem-estar coletivo. 

O Banco Sofisa Direto também tem feito a sua parte para que esses objetivos sejam alcançados e causar o mínimo de  impacto global possível.

Leia também:

Impacto Global: Banco Sofisa e Banco Sofisa Direto 

O Banco Sofisa e o Sofisa Direto têm feito esforços relacionados ao tema da responsabilidade social e muitas das suas ações estão voltadas para o projeto de impacto global que é o ODS, por meio da política de governança ESG

Além disso, tem fortalecido sua agenda ESG, de olho no futuro e é claro confirmando  sua participação no Pacto Global da ONU no Brasil. Conheça agora algumas práticas desenvolvidas pelo Banco Sofisa e Banco Sofisa Direto  que fazem parte do conjunto de atividades que vão impactar o planeta positivamente: 

– Cláusulas socioambientais em contratos com os clientes e fornecedores do Banco; 

– Descarte seguro de resíduos sólidos e documentos confidenciais e uso racional dos recursos naturais; 

– Participação no Programa Empresa Cidadã; 

– Recrutamento às cegas visando a inclusão e diversidade; 

– Programas de suporte à sociedade e desenvolvimento econômico, além da promoção de saúde e bem-estar, tais como auxílio psicológico, jurídico e social; 

– Doações para projetos sociais e programas de auxílio ao combate da fome; 

– Intolerância a assédio, discriminação ou preconceito. 

A economia global está longe de ser algo desconectado. Quando o dólar sobe, ou acontece um vazamento de petróleo no Oceano Índico, isso pode afetar suas finanças aqui no Brasil. Confira agora os efeitos da economia global no seu bolso! 

Confira os efeitos na economia global no seu bolso!

COMENTÁRIOS