logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Seja no mercado financeiro ou no cenário empresarial, as fusões e aquisições podem redefinir estratégias e moldar o comportamento dos investidores, interferindo diretamente nas expectativas do mercado.

Neste blog post, serão exploradas as particularidades dessas transações, quais são suas principais motivações, desvendando como os processos de fusão e aquisição impactam nos investimentos.

O que você vai ver nesse post?

O que são Fusões e Aquisições?

Fusões

Aquisições

Quais são as motivações para a realização de fusões e aquisições?

  1. Crescimento Estratégico
  2. Fortalecimento da competitividade
  3. Ganhos financeiros
  4. Inovação e tecnologia
  5. Maximização do valor no mercado financeiro

Como as fusões e aquisições impactam nos investimentos?

Aproveite a leitura!

O que são Fusões e Aquisições?

Fusões e Aquisições é a tradução do termo em inglês, Mergers and Acquisitions (M&A), que representa um conjunto de estratégias empresariais que envolvem a combinação de duas ou mais empresas. 

Embora esses termos sejam frequentemente usados juntos, eles descrevem transações distintas no mundo dos negócios.

Fusões

Uma fusão ocorre quando duas empresas decidem unir forças e formar uma nova entidade. Nesse processo, ambas as organizações combinam seus ativos, passivos e operações para criar uma empresa totalmente nova. 

As fusões geralmente ocorrem entre empresas de tamanho e posição de mercado semelhantes, com o objetivo de fortalecer a posição competitiva conjunta.

Um exemplo de fusão aconteceu em 2017, entre a Neoenergia e Elektro. Juntas, formaram uma nova companhia com faturamento estimado em R$ 20 bilhões. As empresas já tinham a participação do grupo espanhol Iberdrola, que foi um dos articuladores desta união.


iberdrola

Fonte: iberdrola

Aquisições

Já as aquisições referem-se à compra de uma empresa por outra. Assim, uma adquire o controle acionário da outra. A empresa adquirente assume responsabilidades sobre os ativos e passivos da empresa adquirida, integrando-a ao seu próprio modelo de negócios. 

As aquisições podem ser motivadas por estratégias de expansão, diversificação de produtos, entrada em novos mercados ou obtenção de tecnologias específicas.

Em 2019, a Natura anunciou a aquisição da Avon, transação que deu origem à quarta maior empresa de cosméticos do mundo, com um faturamento anual superior a US$ 10 bilhões, cujas marcas estão presentes em mais de 100 países.

static.natura.com

Fonte: static.natura.com

Tanto os processos de fusões quanto de aquisições, são estratégias que visam criar integrações, otimizar recursos e é claro, gerar valor para os acionistas. No entanto, a distinção entre elas se dá na maneira como as empresas se combinam e no controle após a transação. 

Essas movimentações desempenham mudanças significativas no cenário empresarial, influenciando não apenas as organizações envolvidas, mas também o mercado financeiro e os investidores que acompanham essas mudanças de perto.

investimentos

Quais são as motivações para a realização de fusões e aquisições?

Como as fusões e aquisições acontecem, você já sabe. Mas quais são as motivações para sua realização? As estratégias corporativas são muito complexas, e no geral são impulsionadas por diversos motivos que refletem os objetivos e as necessidades das empresas envolvidas. 

Entre as principais motivações para a realização das fusões e aquisições, podemos destacar:

1. Crescimento estratégico

Uma das principais motivações que fazem com que as empresas busquem fusões e aquisições é a entrada em novos mercados geográficos, alcançando novos clientes e o crescimento de mercado.

As aquisições também podem ser motivadas pela busca de diversificação, permitindo que uma empresa amplie seu portfólio de produtos ou serviços. Além disso, podem proporcionar produção em larga escala, contribuindo para a redução de custos operacionais.

2. Fortalecimento da competitividade

Em casos de fusões e aquisições, muitas vezes são conduzidas para obter acesso a recursos, tecnologias ou ativos específicos que fortalecem a posição competitiva da empresa no mercado.

E, em contrapartida, podem criar barreiras de entrada para novos concorrentes, consolidando o mercado e protegendo a participação de mercado existente.

Confira também esses conteúdos interessantes:

3. Ganhos financeiros

A combinação de operações deste tipo no mercado pode levar a melhorias na rentabilidade e no desempenho financeiro. Geralmente, empresas que buscam por fusões ou aquisições, o fazem para dispor de recursos financeiros adicionais e otimizar sua estrutura de capital.

Fusões podem ser uma estratégia para revitalizar empresas em dificuldades financeiras, oferecendo uma oportunidade de reestruturação.

4. Inovação e tecnologia

As empresas podem adquirir conhecimentos técnicos e capacidades inovadoras por meio de fusões e aquisições, acelerando o desenvolvimento de produtos e serviços.

Essa pode ser uma estratégia de empresas que resolveram incorporar outras organizações com potencial inovador, ajudando a se manterem relevantes em setores em constante evolução.

5. Maximização do valor no mercado financeiro

Quando se pensa no mercado financeiro, as fusões e aquisições são uma maneira de gerar valor para os acionistas, proporcionando retornos sólidos sobre o investimento.

E por falar em investimentos, você sabia que o Banco Sofisa Direto é o primeiro banco digital de investimentos do Brasil? Um banco com mais de 60 anos de história sempre pensando na sua prosperidade aliada à educação financeira!

Compreender as motivações por trás das fusões e aquisições é essencial para avaliar o impacto dessas transações no cenário empresarial, bem como identificar as oportunidades de investimentos. Cada transação é única e moldada por uma combinação de fatores estratégicos e econômicos.

Como as fusões e aquisições impactam nos investimentos?

As fusões e aquisições têm um impacto direto nas avaliações de investimento, influenciando a percepção de risco e retorno para os investidores. Por exemplo, durante o anúncio e o processo de fusão ou aquisição, o valor das ações das empresas envolvidas pode experimentar considerável volatilidade. 

Os investidores precisam avaliar essa volatilidade e seu impacto nos investimentos. Também é essencial analisar os riscos associados à integração operacional, cultural e tecnológica, bem como a habilidade da gestão em superar os novos desafios incorporados ao processo.

A depender da percepção do mercado sobre a transação, os investidores podem antecipar a valorização ou desvalorização das ações envolvidas, por meio da análise de suas expectativas. 

Para mitigar os riscos de investimento, é necessário adotar estratégias para maximizar os ganhos com as diferenças nos preços das ações antes e depois do anúncio de uma transação de fusão e aquisição. Por exemplo, realizar a compra de ações da empresa alvo de uma transação e a venda das ações da empresa adquirente.

De acordo com o cenário econômico, a notícia de uma fusão ou aquisição pode levar investidores a ajustar seus ativos e a diversificar a sua carteira, aumentando ou reduzindo a exposição a setores específicos.

As fusões e aquisições têm amplo impacto nos investimentos, influenciando não apenas as avaliações dos ativos, mas também nas estratégias adotadas pelos investidores para gerenciar riscos e buscar oportunidades de valorização. 

O sucesso ou fracasso dessas transações desempenha um papel fundamental na trajetória das empresas envolvidas e na satisfação dos investidores conforme o retorno dos investimentos.

E essa é uma das análises que devem ser realizadas pelos investidores. Uma outra análise que deve ser feita constantemente é sobre a importância dos juros compostos nos investimentos e como eles têm o poder de rentabilizar a longo prazo uma aplicação financeira! Confira!

Confira o poder dos Juros Compostos!

Comentários