logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

No mercado imobiliário brasileiro em 2023, os Fundos Imobiliários assumem um papel de destaque.

Ciente das oportunidades oferecidas por esse segmento específico de investimento, torna-se claro a importância de compreender o cenário econômico para a tomada de decisões relacionadas aos investimentos. É aqui que entra em cena a Carteira Recomendada de Fundos Imobiliários do Banco Sofisa Direto.

Ela não apenas oferece uma visão estratégica baseada em análise fundamentalista e de múltiplos, mas também se torna um guia valioso para os investidores que buscam otimizar suas escolhas e equilibrar os riscos inerentes ao mercado. Continue aqui e explore as estratégias que podem potencializar o seu sucesso no fascinante mundo dos Fundos Imobiliários.

O que será abordado neste post:

O mercado imobiliário brasileiro

A importância de uma Carteira Recomendada de Fundos Imobiliários

Fundos Imobiliários: investir e diversificar

Uma boa leitura!

O mercado imobiliário brasileiro

Antes de falar sobre os Fundos Imobiliários, é necessário entender como está o mercado imobiliário brasileiro. Ele vem experimentando um expressivo crescimento durante o ano de 2023, conforme indicado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias/Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (ABRAINC-FIPE)

Até o mês de julho de 2023, as vendas de imóveis registraram um aumento significativo de 14,4% em comparação ao mesmo período do ano de 2022.

O segmento que mais se destacou neste período foi o de habitações populares, que também liderou o crescimento, apresentando uma alta considerável de 18,3% e movimentando R$ 11,9 bilhões em transações. 

Ao mesmo tempo, o segmento de médio e alto padrão também registrou resultados positivos, com um crescimento de 15,1%, totalizando transações em torno de R$ 10,7 bilhões.

Entre um dos principais fatores que contribuíram para esse aquecimento estão a retomada do Programa Minha Casa, Minha Vida, um programa governamental que oferece subsídios para a aquisição de imóveis populares.

Um outro fator observado foi o crescimento da renda da população brasileira e a redução da taxa básica de juros, tornando o financiamento imobiliário mais acessível, estimulando a demanda por propriedades.

Importante também ressaltar um outro aspecto, que foi a busca por imóveis como investimento, visando uma valorização futura, sem falar na alta da inflação e a incerteza econômica, fatores esses que levaram investidores a procurarem ativos que possam proteger seu patrimônio, contribuindo para uma maior dinâmica do mercado.

Ainda falando sobre o mercado imobiliário, as locações de apartamentos também continuam em alta, e em alguns locais com menor taxa de desocupação, os investidores encontram um retorno atraente sobre seus investimentos.

Nova call to action

O desempenho positivo deste segmento reforça a importância do mercado imobiliário como protagonista no cenário econômico do país. Mas como encontrar os melhores Fundos Imobiliários? Consultar uma Carteira Recomendada pode ser uma solução muito eficiente. Entenda!

A importância de uma Carteira Recomendada de Fundos Imobiliários 

A Carteira Recomendada de Fundos Imobiliários do Banco Sofisa Direto destaca-se como uma ferramenta essencial para investidores que buscam oportunidades alinhadas aos seus objetivos financeiros. 

A abordagem da instituição é baseada na análise fundamentalista e de múltiplos, visando identificar fundos imobiliários (FIIs) que apresentem potencial de investimento, adaptando-se às metas individuais de cada investidor.

A carteira é subdividida em duas categorias: Carteira Valor e Carteira Renda. A Carteira Valor destina-se a investidores que buscam a valorização do capital por meio de ativos descontados

A Carteira Renda é ideal para o investidor que almeja uma renda recorrente, com fundos imobiliários com preços justos, que apresentem uma distribuição de dividendos estável.

Os especialistas realizam mensalmente uma análise dos Fundos Imobiliários para o Sofisa Direto, avaliando a movimentação no mercado com base no índice IFIX. Também observam as mudanças legislativas, como a tributação de investimentos em offshores e fundos de alta renda, com impacto nos FIIs e Fiagros (Fundos de Investimentos do Agronegócio), não afetando os fundos voltados ao varejo.

A partir de uma análise setorial e econômica, identifica eventos que podem impactar o segmento, como a inflação em trajetória de desaceleração, o ciclo de corte nos juros, e o crescimento do PIB.

Em um ambiente de incertezas e mudanças, a recomendação de investimento do Banco Sofisa Direto se destaca como uma ferramenta valiosa, proporcionando orientação estratégica e equilíbrio de riscos, de forma a otimizar os investimentos em Fundos Imobiliários, alinhando-se às expectativas do mercado e às metas individuais dos investidores.

Nova call to action

Fundos Imobiliários: investir e diversificar

Os Fundos Imobiliários (FIIs) representam uma alternativa atrativa para investidores que buscam diversificação em suas carteiras, além de oferecerem acesso ao mercado imobiliário de forma simplificada. 

Essa classe de ativos tem ganhado popularidade devido aos seus benefícios e características únicas, pois os FIIs permitem que os investidores participem do mercado imobiliário, que muitas vezes requer um capital considerável para investimentos diretos em propriedades. 

Ao adquirir cotas de um FII, os investidores se tornam co-proprietários de diversos ativos imobiliários, como edifícios comerciais, shoppings, galpões logísticos, entre outros. Ao começar a investir em um FII, os recursos do investidor são automaticamente diversificados em uma carteira de ativos, reduzindo o risco associado a um único empreendimento. 

Veja também esses conteúdos:

Muitos FIIs distribuem regularmente rendimentos aos cotistas, provenientes de aluguéis e ganhos de capital. Essa característica faz dos FIIs uma opção interessante para investidores que buscam uma fonte de renda periódica e estável.

Além da renda gerada pelos aluguéis, os FIIs também podem apresentar ganhos de capital, à medida que os valores dos imóveis subjacentes se valorizam ao longo do tempo. Geralmente, os rendimentos dos Fundos Imobiliários são isentos de Imposto de Renda para pessoas físicas, de acordo com as características do fundo e do perfil do investidor.

Portanto, os Fundos Imobiliários são uma opção valiosa para a diversificação de portfólios, oferecendo uma maneira eficiente de participar do mercado imobiliário ao longo do tempo e sua rentabilidade. Acompanhe de perto os seus investimentos e o impacto dos juros compostos sobre eles.

Confira o poder dos Juros Compostos!

Comentários