logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Na prática, o ESG deveria ser uma prática comum em todas as empresas, mas infelizmente essa não é a realidade. Muitas empresas ainda não aplicam esse tipo de gestão e vão na contramão da evolução do mercado e, principalmente, dos consumidores. 

As empresas que atuam com esse tipo de gestão, como é o caso do Banco Sofisa e do Banco Sofisa Direto, são instituições mais comprometidas com o meio ambiente e com questões sociais, fomentando uma cultura organizacional disruptiva, diversa e com princípios de equidade. 

No artigo de hoje, falamos sobre o que é ESG, como funciona, quais os seus princípios e as principais ações do Banco Sofisa e do Banco Sofisa Direto com práticas ESG no mercado financeiro. Confira agora! 

O que é ESG?
ESG no mercado financeiro
Fundos de investimento ESG
Princípios do EGS
Meio Ambiente
Social
Governança Empresarial
Ações ESG no Banco Sofisa Direto

Boa leitura!

O que é ESG?

ESG é uma sigla para a expressão em inglês Environmental, Social and Governance, que em tradução livre significa Meio Ambiente, Social e Governança. 

Basicamente, é uma série de medidas práticas que uma empresa aplica para gerenciar as suas atividades no meio corporativo. Isso implica que uma empresa que adota ESG como modo de gerenciamento, precisa se preocupar com esses três pilares: 

  • Meio Ambiente; 
  • Social; 
  • Governança Empresarial. 

O ESG está muito presente no mercado financeiro, pois existe uma cobrança social para que as grandes empresas se preocupem com algo a mais do que os seus lucros. Conheça agora o ESG para o mercado financeiro. 

ESG no mercado financeiro 

A presença do ESG no mercado econômico e financeiro é uma forma de despertar esse setor para uma gestão corporativa vinculada a boas práticas em nível ambiental, social e de governança. 

Quanto mais investimentos estiverem sendo realizados em aplicações com uma perspectiva ESG, melhores serão os resultados dessas ações, pois dão sinal de que as empresas realmente estão preocupadas com outras questões além do lucro financeiro. 

Atualmente, muitos investidores estão pensando muito nessas boas práticas ESG antes de colocar seu dinheiro em determinadas aplicações. Conheça os Fundos de Investimento ESG. 

Fundos de Investimento ESG 

Os fundos de investimento ESG são aplicações financeiras com foco em boas práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança. 

Para que as empresas com capital aberto disponibilizem suas ações como ESG, elas precisam cumprir determinados procedimentos que estejam vinculados aos princípios ESG, sendo cada dia que passa uma preocupação para grandes empresas de diversos nichos. 

Entenda quais os princípios a serem seguidos pelas empresas para que elas sejam consideradas ESG.  

Princípios do ESG

O ESG se estabelece em três pilares ou princípios básicos do ESG, que você já conhece: Meio Ambiente, Social e Governança. Conheça, agora, cada princípio e como eles podem ser exercidos nesse tipo de gerenciamento empresarial. 

Meio Ambiente 

Sob a perspectiva do pilar do meio ambiente, as empresas visam reduzir o impacto de suas atividades no meio ambiente. Por exemplo, a quantidade de água desperdiçada em uma indústria de roupas, ou a emissão de gases poluentes na atmosfera. 

Não apenas evitar atitudes que prejudiquem o meio ambiente, mas  promover atividades como investir em energia limpa e contribuir para projetos de proteção a áreas de preservação. 

Social 

Quanto ao pilar social, o foco é o modo com a empresa se relaciona com a comunidade em que se encontra. Deve-se observar os movimentos da empresa quanto à inclusão social e apoio à diversidade. 

A promoção de ações afirmativas é um exercício de aplicação do pilar social, como um meio de ampliar as boas práticas ESG

Veja também:

Governança Empresarial 

O terceiro e último pilar envolve a maneira como a empresa é transparente com suas ações e como suas práticas empresariais são reportadas aos clientes e fornecedores. 

Deve-se manter canais de comunicação abertos para que as pessoas denunciem ou façam elogios e ofereçam sugestões, mantendo assim um bom relacionamento. 

Uma forma de manter as informações de forma clara e transparente é mantendo todos os dados expostos de forma organizada. Uma planilha é uma ótima opção para quem deseja realizar um bom planejamento financeiro 

SOFISA DIRETO - PLANILHA DE GASTOS

Ações ESG no Banco Sofisa

O Banco Sofisa busca, por meio de suas atividades empresariais, estar sempre alinhado com os objetivos socioambientais de seus clientes e fornecedores. 

Atuando sempre de forma ética e transparente, busca assumir responsabilidades com uma governança empresarial responsiva e sustentável quanto à utilização de materiais. 

As ações praticadas pelos bancos Sofisa e Sofisa Direto para que o ESG  são amplamente praticadas nas diversas áreas das empresas do grupo: 

  • Ambiental; 
  • Social; 
  • Para os colaboradores; 
  • Para a sociedade; 
  • Governança. 

Para preservação do meio ambiente, os bancos possuem cláusulas socioambientais em seus contratos com clientes e fornecedores, fazem o descarte seguro e limpo de materiais sólidos e confidenciais, além de usarem racionalmente os recursos naturais, como água potável e energia. 

No campo social, se posicionam no mercado como Empresas Cidadãs, recrutamento às cegas para evitar desigualdades e promovem o desenvolvimento das pessoas por meio de ações com equidade e inclusão. 

Para fazer parte do time do banco Sofisa Direto, não deixe de acompanhar o blog e assinar a nossa News com materiais que podem te ajudar com a sua saúde financeira. Se você deseja investir e já tem um pequeno negócio, comece por aqui!

Saiba mais sobre MEI e investimentos.

COMENTÁRIOS