logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Você prefere ler e-book ou livro físico? Essa disputa passou a ganhar espaço nas discussões entre leitores e também do mercado editorial, afinal, a transformação digital atingiu todos os nichos de mercado.

Durante a pandemia do Covid-19 no ano de 2020, o mercado editorial teve um grande crescimento e expandiu expressivamente as suas vendas.

Essa expansão se deu em decorrência do isolamento social e do fato de as pessoas ficarem mais tempo dentro de casa, aumentando também o consumo de e-books (livros digitais) e outros formatos digitais como os audiolivros.

Após o fim da pandemia, o que tem prevalecido: e-books ou livros físicos? Qual tem sido a preferência dos leitores e qual a melhor opção no dias atuais? Descubra também no post de hoje as principais vantagens do livro impresso e desvantagens de cada uma das opções.

Boom do mercado editorial
E-book - vantagens e desvantagens
Vantagens
Acesso à leitura
Agrupamento
Custo
Desvantagens
Não colecionável
É preciso recarga
Catálogo restrito
Livro físico - vantagens e desvantagens
Vantagens
Concentração
São colecionáveis
Experiência sensorial
Desvantagens
Ocupam muito espaço
Preço
Grande impacto ambiental
Afinal, qual a melhor opção: e-book ou livro?

Boa leitura!

Boom do mercado editorial

Os números não mentem, foram mais de 55 milhões de livros vendidos no ano de 2021, e por isso, podemos dizer que houve um "boom" no mercado editorial.

O aumento representou cerca de 30% de crescimento deste mercado, sendo ampliado ainda mais pelo consumo de livros físicos. Os livros digitais não tiveram grande representação nesse montante, representando um aumento de 12% apenas nas vendas.

Mas, independente do percentual, a venda de e-books cresceu bastante e por isso levanta-se a questão frente ao aumento desse consumo. Enfim, quais são as vantagens e desvantagens dos e-books?

E-book - vantagens e desvantagens

Conheça agora as vantagens e desvantagens ao adquirir um e-book!

Vantagens

Acesso à leitura

Uma das maiores vantagens do e-book, é que ele pode ser lido em vários dispositivos e também pode ser muito mais compartilhado, expandindo assim o acesso à leitura.

Você pode ler no celular, no computador ou em um tablet, caso não tenha um leitor digital. Há muitos livros também que são distribuídos gratuitamente, como é o caso dos que estão disponíveis no domínio público.

Agrupamento

Uma outra vantagem é que você pode acessar todos os seus livros em apenas um lugar. Como são arquivos salvos de forma muito compacta, você pode ter um grande catálogo sem se preocupar com espaço para guardá-los.

Custo

O custo talvez seja a maior vantagem dos livros digitais, pois eles são muito mais baratos que os livros físicos, e ainda por cima, não precisa ter custo com estantes e outros móveis. Fica tudo ali, no leitor digital ou armazenado na nuvem, que é uma tendência no mercado.

Desvantagens

Livros digitais também têm suas desvantagens. Conheça algumas delas abaixo.

Não colecionável

Cheiro de livro novo, nunca mais. Se você é um amante de livros e sabe que muitos deles são itens de colecionadores, infelizmente essa é uma opção que não combina com um leitor digital.

Geralmente nos e-readers, os livros não são coloridos e nem apresentam características próprias como capas bonitas e papel em gramatura confortável. Na verdade, os livros digitais têm sempre a mesma aparência. 

É preciso recarga

Se você vai sair por aí com seu leitor digital, então se prepare para levar um carregador na mochila. Esse tipo de dispositivo demora a descarregar, mas não é bom confiar em uma bateria, afinal, elas não são eternas.

Catálogo restrito

Uma outra desvantagem dos e-books é que livros antigos e itens mais raros normalmente não podem ser encontrados em formatos digitais.

Nesse caso, a depender do seu gosto literário, é prudente cogitar ou não a troca de livros físicos por livros digitais, e acabar ficando sem aquele exemplar preferido da vida.

Já que estamos falando de livros, e livros são como guias para o conhecimento, que tal ter um guia de como usar bem o seu dinheiro?

Nova call to action

 

Livro físico - vantagens e desvantagens

Vantagens

Agora vamos conhecer as principais vantagens do livro impresso.

Concentração

Os leitores de plantão afirmam que, quando você lê em um livro é físico, é muito mais fácil de ter concentração. O fato de ter que passar as páginas, favorece o nível de atenção que você precisa ter para ler e absorver o que está lendo.

Leia também:

São colecionáveis

Alguns livros são considerados itens de colecionador, seja pelo tempo da edição, ou pelo modo como ele foi encadernado,  podendo se tornar valiosíssimos.

Fora os livros que deixam de ser publicados e em determinado momento, há um aumento da procura, então, se você for uma das poucas pessoas que tiver um exemplar, pode ter um artigo de luxo em mãos.

Experiência sensorial

Poder tocar nas páginas amareladas de um livro, ou simplesmente fazer anotações, representa uma experiência sensorial muito válida para quem é amante dos livros físicos.

Infelizmente, os livros digitais não podem nem de longe promover esse tipo de experiência sensorial, ao contrário dos livros físicos.

Desvantagens

Enfim, as desvantagens dos livros físicos.

Ocupam muito espaço

Já mudou de casa e teve que levar seus livros físicos? Além de serem muito pesados, os livros ocupam muito espaço e precisam de muita atenção, pois não podem ficar em qualquer lugar.

A depender, os livros impressos podem ser deteriorados facilmente por fungos e traças. E quanto mais livros você tem, mais livros vai querer ter.

Preço

Os preços dos livros e, principalmente, depois do "boom" editorial, ficaram exorbitantes. É verdade que consumir livros é em dada medida um grande investimento em sua existência. Mas, infelizmente, nem sempre é possível comprar os livros que se deseja.

No Brasil, os livros têm isenção de vários impostos, mas  ainda assim, os custos de produção são muito altos e os preços nas livrarias são muitas vezes impraticáveis.

Grande impacto ambiental

A pior desvantagem dos livros é o consumo de papel. Sabe-se que o papel é proveniente da derrubada de árvores e por maior esforço que as indústrias de papel façam para fazer plantio para recuperação de solos, o desmatamento é bem intenso.

Além disso, há custos com transportes de papel, e como sabemos, a carga é muito pesada e consome muito combustível fóssil. Há também um grande consumo de água na fabricação do papel e a tinta utilizada para a produção dos livros polui demais o ambiente.

Afinal, qual a melhor opção: e-book ou livro?

Diante de todas as vantagens e desvantagens que podemos elencar entre e-books e livros físicos, é possível concluir que, nos moldes em que vivemos e como o planeta tem sofrido com problemas ambientais, o e-book é a melhor opção.

Se você tem livros físicos, mantenha-os bem preservados e aproveite as experiências sensoriais que eles promovem. Evite dispensá-los e claro, comprá-los. Uma boa alternativa para quem deseja comprar livros físicos é frequentar sebos.

Há muitos sebos espalhados pelo país e na internet você encontra muitas opções de usados, como é o caso da Estante Virtual. Você também pode participar de grupos de trocas e conseguir um exemplar que você deseja ou precisa, sem precisar ser um livro novo.

Os e-books consomem muito menos energia e desgastam menos ainda os recursos naturais do planeta. Faça uma boa escolha de consumo sempre.

O planeta está pedindo ajuda e se cada ser humano fizer a sua parte, teremos um mundo muito melhor. Livros digitais é uma das formas de reduzir o consumo de papel. Mas existem também outras formas de reduzir o consumo, como é o caso das práticas de Second Hand!

Tudo sobre Second Hand!

COMENTÁRIOS