"Ou você controla o seu dinheiro ou ele o controlará".
Harv Eker
Ter o controle dos gastos é na maioria das vezes muito complexo, pois exige uma postura organizada e poder de decisão para fazer as melhores escolhas.
Você consegue controlar os seus gastos, ou eles simplesmente tomaram um caminho que, na sua percepção, parece irreversível?
Não saber o que fazer com relação às finanças é fruto da falta de educação financeira que assola a população e é claro, a cultura do consumo à qual as pessoas estão expostas a todo instante.
No post de hoje, você terá acesso a dicas de como realizar uma gestão de orçamentos e como a mudança de alguns hábitos pode fazer a diferença na saúde das suas finanças.
Controle de gastos: onde está o seu dinheiro?
Mudança de hábitos para controle de gastos
5 dicas que vão te ajudar no controle de gastos
Utilize recursos financeiros
Aposte na previsibilidade
Listas e mais listas
Evite prejuízos e desvios
Não esqueça: você está no controle
Você não vai querer perder essas dicas!
Controle de gastos está diretamente relacionado ao fato de você saber exatamente onde está o seu dinheiro. Como em um passe de mágica, o dinheiro entra na conta e de repente você não sabe onde ele foi parar.
Esse é um problema recorrente e, de fato, a inflação tem devorado os rendimentos das famílias. Mas isso não quer dizer que a situação não possa mudar.
O seu dinheiro não está desaparecendo, mas você sabe disso. Provavelmente, o que você não sabe é como fazer para sobrar algum dinheiro no fim do mês. Mas tem solução!
Mudar de hábitos é a única solução para que você consiga saber exatamente onde seu dinheiro está sendo alocado mensalmente.
Se você parar um dia e anotar a quantidade de dinheiro que você gasta com coisas desnecessárias, provavelmente você ficaria muito preocupado, além de surpreso.
Acontece que, somando pequenos gastos, percebe-se que não houve controle de gastos ao longo do tempo e justamente por isso não tem como saber o destino do dinheiro, e não adianta de nada entrar em desespero nesse momento.
É preciso mudar alguns hábitos e adotar posturas diferentes para que você retome o controle da situação e com bastante organização financeira, pode surgir uma luz no fim do túnel.
Não precisa deixar o lazer completamente de lado, e podemos provar! O e-book Economia e lazer familiar: um guia de como gastar racionalmente, tem dicas imperdíveis de como economia e lazer podem ser dois lados da mesma moeda.
Veja também:
Saiba que não é necessário virar a vida de ponta cabeça, mas algumas pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença na sua vida financeira! Confira agora 5 dicas que vão te ajudar no controle dos gastos.
Parece redundância, mas o único jeito de manter o controle dos gastos é parar de gastar. Porém, sabemos que isso nem sempre é possível espontaneamente.
São tantas as ofertas e as necessidades que vão surgindo que parece realmente que não tem como controlar as finanças. Mas não esqueça: você controla o dinheiro, e ele não deve te controlar.
Essas 5 dicas são essenciais para você controlar o seu dinheiro e começar a pensar em realizar os seus objetivos de vida:
Veja abaixo como cada dica pode fazer diferença na saúde das suas finanças!
Você não precisa mais de uma calculadora analógica e um bloco de papel para fazer contas. Existe uma série de recursos financeiros que são ferramentas de planejamento financeiro muito eficientes.
O Banco Sofisa Direto disponibiliza esta planilha de orçamento doméstico, que pode ser preenchida com seus gastos mensais e é totalmente gratuita.
Além disso, você também pode programar mensalmente um valor para ser investido em um CDB de Renda Fixa com liquidez diária, que funciona como uma reserva de emergência.
Essas são apenas algumas das alternativas de recursos financeiros que você pode fazer uso, no entanto, há muito mais a ser oferecido por bancos digitais e outras instituições financeiras.
A gente sabe que você não tem uma bola de cristal, mas isso não quer dizer que não existem eventos que podem ser previstos com antecipação.
Planeje e não ignore gastos que podem ser previstos, como contas anuais (IPVA e IPTU). Consultas médicas de rotina, revisão do veículo e despesas escolares também podem ser previstas.
Se você consegue prever que determinados gastos são inevitáveis, prepare-se antes que cheguem e você não consiga controlar a situação.
Listas podem ser um grande diferencial na vida de qualquer pessoa e em qualquer circunstância. Quanto mais organizada for a sua vida, menos problemas você terá que resolver.
Listas de gastos, listas de tarefas e listas de compras no supermercado, são todas possibilidades que vão deixar tudo ao seu redor mais claro e mais leve.
Muitas vezes, um pequeno conserto pode evitar problemas de proporções gigantescas.
Por isso, é melhor correr e resolver, para evitar prejuízos e desvios de grande valor.
Uma infiltração na parede, por exemplo, pode se tornar uma imensa dor de cabeça. Você pode tentar esconder o problema: lixar a parede e passar tinta por cima, mas o cano não irá parar de vazar.
É por isso que se você vê um pequeno problema surgindo, um aparelho doméstico com defeito, ou um barulho estranho no carro, tente resolver o mais rápido possível.
Evite também desperdícios de qualquer natureza e sempre que possível faça pesquisas de preço para que seu dinheiro tenha ainda mais valor.
É sempre bom lembrar quem é que manda, não é mesmo? Principalmente se o seu dinheiro parece ter vida própria. É importante controlar os impulsos de compra e os desvios que te levam para longe dos seus objetivos de vida.
Todos os dias recebemos uma enxurrada de informações e ainda mais estímulos de produtos e serviços que parecem ser indispensáveis. Mas, a verdade é que é preciso manter o foco e o autocontrole.
E falando em dicas para controlar os gastos, que tal não comer um Big Mac? O sanduíche mais famoso do mundo é também um índice muito utilizado no mercado financeiro para saber o quanto vale o dólar pelo mundo.