logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Anteriormente, abordamos aqui no blog Sofisa Direto o tema Hierarquia de Maslow e como ela se aplica aos investimentos, explicando o “ranking” das necessidades humanas e apontando os investimentos como pertencentes a essas necessidades em cada uma das escalas. Eis que surge, então, uma grande questão: como a psicologia explica nosso desejo de investir?

Como vimos, os investimentos, além de serem caracterizados como necessidades de segurança, podem ocupar, também, o posto de necessidades de autorrealização e esse é o ponto a ser abordado nesse artigo. De onde vem o sentimento de realização e como escolher investimentos pode ser o caminho para alcançar esse objetivo serão nossos norteadores nessa busca. 

O que é a autorrealização?

Segundo o próprio Abraham Maslow, o criador da teoria, a autorrealização é a sensação de aproveitar todo o potencial próprio, alcançar o máximo de si. É uma necessidade de estima que está relacionada à sua autonomia, independência e autocontrole.

O desejo de investir, então, está diretamente relacionado a essa sensação por, simplesmente, proporcionar a realização dos desejos pessoais e as conquistas. 

Como a psicologia explica o desejo de investir?Mas como funciona a Hierarquia de Maslow em relação à autorrealização?

Pense no seguinte exemplo: você sonhou a vida toda em ter um carro da marca X. 

Seguindo os padrões da Hierarquia de Maslow, após ou paralelamente à realização das outras necessidades mais básicas, - desde que você não deixe de supri-las - você chega ao topo da pirâmide, o ponto em que você tem a estabilidade necessária para investir na realização dos seus desejos. 

Dessa forma, a autorrealização passa a ser sua prioridade. Satisfazer as próprias vontades e expectativas é o que vai te motivar e, assim, você vai escolher investimentos que possibilitem que você atinja seu objetivo de comprar o carro da marca X. 

E como a psicologia explica nosso desejo de investir e “vencer”?

Um jeito de entender melhor como funciona a necessidade de autorrealização, podemos avaliar uma coisa muito comum em nosso dia a dia: as pesquisas de satisfação. 

Como a psicologia explica o desejo de investir?Muitas vezes, ao comprarmos algo, ou ao escolher investimentos, buscamos benefícios muito além do retorno financeiro. Buscamos um sentimento de conquista, de que a nossa escolha foi “perfeita” para o que temos ou queremos como alto padrão. É esse sentimento, totalmente abstrato, que é transformado em motivação e explica nosso desejo de investir. Queremos sempre conquistar mais. É uma característica da sociedade em geral. 

Mas é possível escolher investimentos buscando a autorrealização?

Sim! Mas é preciso ter clareza de que escolher investimentos não é algo milagroso. É preciso ter os pés no chão e conhecer o seu perfil de investidor e momento de vida para encontrar as melhores oportunidades de investimento

Ferramentas como o Robô de Investimentos do Sofisa Direto podem ajudar você nessa tarefa. 

Abra agora mesmo sua conta e comece a investir para realizar seus desejos, desde a criação de uma reserva de emergência para as necessidades mais básicas da Hierarquia de Maslow, até a conquista de objetivos de realização pessoal, como a compra de um imóvel, por exemplo. 

Invista com os melhores rendimentos no Sofisa Direto!

Nova call to action








COMENTÁRIOS