logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Quando se fala em fintechs, automaticamente as pessoas se remetem ao uso de tecnologias e como este advento tornou a vida financeira muito mais prática. Mas como essas tecnologias impactam nas finanças pessoais e o que esperar delas?

A combinação de conveniência, segurança e custos reduzidos tem atraído cada vez mais usuários, impulsionando o crescimento significativo desse segmento em todo o mundo e o consequente impacto não apenas no cenário brasileiro, mas também nos mercados globais.

Neste post, você irá entender o papel das fintechs, o que são, qual a melhor fintech para investir e como elas estão ajudando milhares de pessoas a gerir melhor suas finanças pessoais. Confira!

O que você vai ver nesse post?

O lugar das fintechs no mercado financeiro;

Como a tecnologia tem influenciado o mercado financeiro brasileiro?

A influência da tecnologia nas finanças pessoais;

  1. Controle financeiro;
  2. Definição de metas;
  3. Investimentos;
Banco Sofisa Direto: o primeiro banco digital de investimentos do Brasil.

Aproveite a leitura!

O lugar das fintechs no mercado financeiro 

A esta altura, você já deve ter ouvido por aí o termo "fintech" relacionado a algum banco digital. O interessante é que as fintechs não se limitam apenas a serviços bancários, mas expandem as possibilidades e oferecem soluções financeiras de diversas naturezas.

Os seus serviços são disponibilizados por meio de uma plataforma digital, aplicativos e tecnologias, como a inteligência artificial, oferecendo comodidade e segurança aos seus usuários, que estão cada vez mais confortáveis acessando os dados financeiros diretamente de um desktop ou de um smartphone.

Porém, a comodidade não é o único item de destaque das fintechs. Há também o fato de que como quase tudo acontece de forma digital, os custos de manutenção também são super baixos, chegando a taxas zero, como é o caso do Banco Sofisa Direto, no qual você abre sua conta com taxa zero de manutenção. Bom demais, não é?

Com custos reduzidos e cada vez mais seguros, as fintechs têm ocupado um lugar cada vez maior no mercado financeiro e mundial. Segundo dados do Banco Internacional de Desenvolvimento (BID), na América Latina, o crescimento de plataformas online que oferecem soluções financeiras foi de 112% entre 2018 e 2021.

CTA BANNER - ebook-guia-de-como-estruturar-seus-gastos-organizacao-financeira

Mas, e as fintechs no Brasil?

A quantidade e disposição das fintechs pelo mundo, juntamente com as diversas notícias sobre finanças pessoais, ampliam de acordo com a economia do país e seu desenvolvimento regulatório, afinal, é preciso legislação eficiente para controlar as movimentações financeiras no mundo virtual.

Nesse sentido, o Brasil desponta com uma concentração de 2.482 plataformas vinculadas às fintechs, o equivalente a 22,6% do total de empresas que atuam no setor financeiro de maneira digital em todo o mundo.

Em comparação com outros países da América Latina, 31% das fintechs estão localizadas no Brasil. Um número bem expressivo quando comparado com outros países em especial, como o México, com 21%.

E se durante os anos de pandemia da Covid-119, esse tipo de negócio apresentou uma grande expansão, após este período, as empresas desse setor, sobretudo as especializadas em soluções financeiras, aumentaram ainda mais seus investimentos em tecnologias para finanças pessoais.     

VEJA TAMBÉM:

Como a tecnologia tem influenciado o mercado financeiro brasileiro? 

Foram muitas as mudanças causadas no mercado financeiro brasileiro, que não estava pronto para enfrentar uma crise de saúde internacional. As principais mudanças que ocorreram se deram principalmente pela quantidade de acessos às contas bancárias de forma digital. 

Segundo o Instituto Locomotiva, as fintechs revolucionaram o mercado financeiro brasileiro, que contava em 2019 com 55 milhões de pessoas sem conta em bancos, além daquelas que estavam sub-bancarizadas. Em 2021, apenas 16,3 milhões de brasileiros não tinham uma conta bancária.

Um outro fato que marca o impacto da tecnologia e das fintechs no mercado financeiro brasileiro é que, segundo dados da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (CONTRAF-CUT), foram fechadas 558 agências bancárias em todo Brasil.

A influência da tecnologia nas finanças pessoais

As tecnologias de maneira geral influenciam a vida das pessoas de forma ostensiva. Umas mais, outras menos, a depender da sua geração e do seu estilo pessoal. De uma forma ou de outra, todo mundo acaba se encaixando nos novos modelos de lidar com as finanças pessoais.

Como tudo mudou na economia brasileira, as consequências dessas mudanças foram também sentidas no modo como as pessoas passaram a gerenciar finanças pessoais. A instituição pesquisadora, em parceria com a Constellation, afirmou que em 2021, cerca de 75% dos brasileiros possuíam contas em mais de um banco digital.

A partir do momento em que as pessoas passaram a ter contas digitais e começaram a explorar as diversas possibilidades de gestão financeira que são oportunizadas pelo uso de aplicativos, a situação mudou totalmente de perspectiva. 

Entre as diversas vantagens de utilizar a tecnologia para as finanças pessoais, podemos destacar:

1. Controle financeiro

Com o uso de aplicativos de gestão financeira, os usuários têm o controle de entradas e saídas de dinheiro da conta, sem precisar se deslocar até um caixa rápido em uma agência física.

Além disso, é possível agendar pagamentos, cadastrar contas no débito automático e fazer transferências, tudo que você fazia antes com bancos tradicionais, mas que agora pode ser feito de forma confortável a qualquer hora em qualquer lugar.

finanças pessoais

2. Definição de metas

Para se manter no mercado de forma competitiva, as fintechs têm trazido muitas novidades no campo das finanças, como por exemplo, caixinhas ou se preferir cofrinhos, que ajudam você a guardar dinheiro de forma rentável com metas ou objetivos específicos.

Então, caso você deseje começar uma reserva de emergência, fazer aquela viagem dos sonhos ou pretende começar um curso no próximo semestre, pode acompanhar de perto os rendimentos do dinheiro guardado. 

3. Investimentos

Uma outra funcionalidade mais do que bem-vinda, é a possibilidade de investir por meio de uma plataforma online em desktop ou no smartphone sem nenhuma dificuldade ou entrave. Investir de forma digital se tornou ainda mais fácil para você que acreditava que aplicações financeiras não eram para você.

Os investimentos também se tornaram mais atrativos em decorrência da disponibilidade de informação sobre educação financeira para investidores iniciantes que desejam se ambientar no mercado financeiro.

Antes de começar a investir, você pode acessar, por exemplo, o Simulador do Banco Sofisa Direto, que está disponível de forma gratuita na palma da sua mão e verificar quanto seu dinheiro pode render em comparação com a poupança.

Nova call to action

Além do Simulador, o Banco Sofisa também é pioneiro no mundo digital, afinal, é o primeiro banco digital de investimentos do Brasil e tem muito mais a oferecer em termos de tecnologia para você que deseja começar a investir e não sabe qual o melhor caminho a seguir!

Banco Sofisa Direto: o primeiro banco digital de investimentos do Brasil

O Banco Sofisa Direto é o primeiro banco digital de investimentos do Brasil e conta com uma série de soluções financeiras que combinam perfeitamente com seus objetivos de vida e, principalmente, com seu perfil de investidor.

Ao abrir a sua conta no Banco Sofisa Direto, que é totalmente digital e possui segurança e rentabilidade de uma corretora, você faz tudo que precisa por meio do aplicativo, como transferir dinheiro por meio de boletos ou por TED. 

Depois que o dinheiro estiver na sua conta de investimentos, então já pode começar a investir!

Você tem acesso a um portfólio com títulos como o Certificado de Depósito Bancário (CDB), Fundos de Investimentos e Letras de Crédito Imobiliário e Letras de Crédito Agronegócio (LCI e LCA), podendo diversificar a sua carteira, aumentando assim as chances de elevar a sua rentabilidade.

Conheça mais sobre as soluções financeiras oferecidas pelo Banco Sofisa Direto em seu Canal no YouTube e descubra como funciona a melhor fintech para investir no Brasil: 

 

E para saber mais sobre tecnologias, em especial sobre o uso de inteligência artificial nas movimentações financeiras e como elas podem lhe auxiliar na gestão das finanças pessoais, acesse o blog do Banco Sofisa Direto e descubra mais conteúdos como esse!

Use a inteligência artificial a seu favor!

Comentários