logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Na sopa de letrinhas do mercado financeiro, você sabe o que significa PGBL e VGBL? Antes de tudo, é preciso compreender o que é a previdência privada e como ela é uma alternativa financeira que oferece suporte não apenas na aposentadoria, mas em qualquer fase da vida, sendo uma opção flexível e eficiente para quem busca alcançar objetivos de longo prazo. 

Este tipo de aplicação permite ao investidor definir objetivos e fazer investimentos direcionados à eles, promovendo um planejamento financeiro personalizado e ajustado aos seus objetivos.

Neste artigo, entenda o que é previdência privada, o que é PGBL e VGBL, suas modalidades e funcionamento, além das diferenças entre PGBL e VGBL, auxiliando na escolha da melhor opção para maximizar seus rendimentos e otimizar a gestão de seus recursos financeiros na busca por seus objetivos.

O que você vai ver nesse post?

Previdência Privada: o que é e como funciona?

O que é previdência privada?

Como funciona a previdência privada?

Quais são as principais diferenças entre PGBL e VGBL?

PGBL e VGBL na prática

PGBL ou VGBL: o Banco Sofisa Direto ajuda a escolher!

Boa leitura!

Previdência Privada: o que é e como funciona?

Não à toa, o nome "previdência" pode ser confundido com "providência"! Afinal, a previdência pública representa um amparo no momento da aposentadoria, porém, pode não ser suficiente para seus objetivos e nem mesmo para manter o seu padrão de vida. 

Por outro lado, com a previdência privada, temos a possibilidade de complementar nossa renda futura no momento da aposentadoria,  auxiliar na obtenção de objetivos de longo prazo, dadas as características e benefícios fiscais desses produtos.  

Apesar de ser uma estratégia de longo prazo, os recursos podem ser usados em uma situação de imprevisto ou emergência, caso não exista outra opção a recorrer.

Veja também?

O que é previdência privada?

A previdência privada é um tipo de investimento feito por fundos de investimentos específicos para essa modalidade, ligada a um plano de previdência emitido por uma seguradora, apresentando benefícios como diferimento fiscal para o IR, ausência de come-cotas, não ser passível de inventário, mas com regras de resgate específicas. 

Você contribui com um valor único por um período de tempo pré-estabelecido, tanto de modo regular (contribuições mensais, por exemplo) ou eventuais (por exemplo, uma vez a cada 6 ou 12 meses), cujo valor aplicado fica rendendo até a data estabelecida na apólice ou em algum outro momento que venha a ser negociado.  

Como a previdência privada é um investimento de longo prazo, o ideal é que você não faça retiradas e lembre-se sempre que, quanto maior o valor investido e quanto maior o prazo de vencimento, melhores serão as possibilidades de rendimentos. Veja como funciona. 

Como funciona a previdência privada?

Existem duas modalidades de fornecimento de previdência privada. Elas podem ser fechadas, os chamados fundos de pensão, e geralmente são oferecidos pelas empresas aos seus colaboradores; e podem ser abertas, que é a previdência individual,  podendo ser contratadas por qualquer pessoa em bancos ou corretoras especializadas.

Para cada um dos tipos de previdência privada, é preciso seguir algumas regras específicas, designadas pelas agências reguladoras, respectivamente a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), órgão do Ministério da Fazenda, e a Superintendência de Seguros Privados (Susep), também vinculada ao mesmo órgão federal.

Neste artigo, o foco será destinado aos fundos abertos, que como dito acima, são aqueles destinados às pessoas individualmente e são oferecidos pelas instituições financeiras e corretoras. Nesse caso, é preciso se atentar para duas siglas bem específicas: PGBL e VGBL. 

Quais são as principais diferenças entre PGBL e VGBL?

Quando você resolve adquirir um plano de previdência privada, além de entender como funciona este tipo de investimento, você certamente irá se deparar com duas siglas muito importantes: PGBL e VGBL. Mas afinal, o que elas significam?

O Plano Gerador de Benefícios Livres (PGBL) é o tipo de previdência privada que funciona melhor para quem entrega a declaração de Imposto de Renda (IR) completa devido ao  benefício de deferimento do IR (benefício fiscal) para quem aporta até 12% da renda anual tributável, o que diminui a base de apuração para o cálculo do IR. Isso ocorre como um estímulo para a formação de poupança de longo prazo no Brasil. 

No caso do plano Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL), geralmente é uma opção mais adequada para quem entrega a declaração do IR simplificada. Neste caso, a vantagem só é sentida no momento do resgate da aplicação, pois o IR só é deduzido sobre os rendimentos, ou seja, os valores que são depositados não sofrem tributação do IR.

PGBL e VGBL na prática

Veja abaixo como se dá os pagamentos do IR sobre os planos PGBL e VGBL:

Desta forma, você pode aproveitar esse “dinheiro extra” para aplicar imediatamente no próprio plano de previdência privada e aumentar os seus rendimentos, ampliando desta maneira o valor total líquido de um plano de previdência PGBL. Lembrando que a eficiência máxima se dá contribuindo com 12% da renda anual, nem mais e nem menos.  

Verifique também o aspecto de tributação:

E já que o objetivo é melhorar os rendimentos dos seus investimentos, quer saber quanto o seu dinheiro pode render? Para tanto, basta acessar o simulador do Banco Sofisa Direto e consultar os principais índices de remuneração dos títulos de Renda Fixa!

LP Simulador

PGBL ou VGBL: o Banco Sofisa Direto ajuda a escolher!

Com a assessoria financeira do Banco Sofisa Direto, você tem o suporte necessário para tomar decisões financeiras bem informadas, destacando-se sobretudo pelo atendimento personalizado. 

Este suporte é oferecido para investidores com aplicações acima de R$50.000,00, que podem contar com orientações e adaptar estratégias conforme suas demandas e necessidades, de acordo com o seu perfil de investidor. 

Descubra também como começar um investimento em previdência privada e qual o plano que mais combina com você: PGBL ou VGBL. O Banco Sofisa Direto oferece análises atualizadas e estudos sobre cenários macroeconômicos, o que pode lhe ajudar a alcançar os melhores rendimentos com um portfólio alinhado ao seu perfil.

Para saber mais sobre previdência privada e tudo sobre os planos previdenciários PGBL e VGBL, continue acompanhando o blog do Banco Sofisa Direto.

Invista em previdência privada!

Comentários