Durante a pandemia da Covid-19, o índice de tentativas de fraudes teve um aumento significativo no mundo digital. As tentativas de golpes estão cada vez mais variadas, por isso descubra quais são elas e como se proteger.

Phishing

Seja conduzido por e-mail, ligações, SMS ou outro meio de comunicação, todos os ataques de phishing seguem os mesmos princípios básicos. O golpista envia um texto direcionado, com o objetivo de convencer a vítima a clicar em um link, baixar um anexo, enviar as informações solicitadas ou até mesmo concluir um pagamento real. Desta forma, ele tem acesso a informações pessoais da vítima e as consequências ficam por contar do golpista.

Dica de prevenção: Não forneça senhas ou códigos de segurança pelo telefone ou como resposta a mensagens. Verifique se o meio de comunicação corresponde aos canais oficiais da empresa.

Pretexting

O nome desse golpe de engenharia social vem da palavra “pretexto”, que é exatamente o que o criminoso inventa para extrair informações importantes do usuário. Um dos pretextos usados por criminosos pode ser análise de crédito pré-aprovado, acesso indevido a sua conta, entre outros.

Dica de prevenção: Sempre habilite os mecanismos de dupla autenticação fornecidos, por meio de outras ferramentas de autenticação ou mesmo via SMS, especialmente nos aplicativos de mensagens e redes sociais.

Quid pro quo

A tática mais comum envolve se passar por alguém da tecnologia e abordar diversas vítimas até encontrar alguém com um problema real de informática. Em algum momento, isso será algo que uma das vítimas está esperando de verdade e ele vai acreditar naquele contato. É no processo de “ajuda” ao cliente que o hacker consegue dados de credenciais que vão permitir que ele acesse o sistema no futuro.

Dicas de prevenção: Não forneça senhas ou códigos de segurança pelo telefone ou como resposta a mensagens, mesmo quando a fonte parecer confiável.

A melhor maneira de você se prevenir é estar bem informado.

Comentários

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Você pode cancelar o recebimento a qualquer momento, clicando apenas no link "cancelar inscrição" nesses e-mails ou entrando em contato conosco. Clique aqui para acessar nossa política de privacidade.