Blog do Sofisa Direto

Visão dos desafios globais e expectativas de juros

Escrito por Sofisa Direto | 04/11/2024 15:13:31

Confira o resultado do cenário econômico nacional e internacional da semana de 28 de outubro a 03 de novembro de 2024, além da expectativa para a semana atual, por Roberto "Bob" Carline, estrategista-chefe do Banco Sofisa.

Brasil

A semana no Brasil mostrou o mercado de trabalho e produção industrial robustos, mas isso pouco ajudou no momento no qual a projeção de inflação (IPCA) acima do teto da meta, inflação de outubro (IGPM e IPP) aquecidas, investimentos estrangeiros diretos abaixo do previsto, além da elevação do ICMS sobre combustíveis a partir de fevereiro de 2025 e a não divulgação de revisão orçamentária, frustram agentes de mercado e movimentam taxas e preços para novos patamares.

Mundo

A semana no exterior chega com mais uma confirmação de convergência econômica e expectativas se tornando realidade, com o BoJ mantendo a taxa de juros em 0,25% a.a. no Japão e os PMIs da China apresentaram leve melhora de expectativas. O Reino Unido e União Europeia se apresentam dentro de incertezas de curto prazo (juros vs crescimento), mas ainda com perspectivas favoráveis. Ao mesmo tempo, os EUA apresentam mercado de trabalho ainda robusto, mas com enfraquecimento pontual, e a inflação medida pelo PCE está controlada e dentro das expectativas.

Resultados

Os nossos resultados acumulados (de 31 de outubro de 2023 até 30 de outubro de 2024) apresentaram recuperação, com resultados acima do CDI e recompondo o retorno no mês, ano e desde o início para as carteiras recomendadas direcionadas aos investidores de perfil (API) moderado, arrojado e agressivo. A diversificação continua se mostrando importante, especialmente em um momento em que não temos uma tendência definida para os mercados de renda fixa, câmbio e juros.

 Tabela 1: Simulação CDI 31 de outubro de 2023 até 23 de Outubro 2024.
 
 Tabela 2: Simulação CDI 31 de outubro de 2023 até 23 de Outubro 2024.
 
 

A semana que começa em 04 de novembro nos trará muitas expectativas e desafios. No Brasil, o comunicado que apresentará os fatores que promoveram, a muito provável elevação da Selic, de 10,75% a.a. para 11,25% a.a., e a inflação de outubro medida pelo IPCA, podem provocar novos movimentos intensos em todos os ativos brasileiros. Mas o que dominará os próximos dias será a eleição presidencial nos EUA (dia 5) e o quase certo corte de juros também na economia norte-americana. Enfim, uma semana para ter que refletir bem ao tomar as decisões de investimentos.

Atenção ao novo horário de funcionamento da Bolsa de Valores: a partir dessa segunda-feira, dia 4.

Confira os novos horários para negociação:

- Mercado à vista (Ações, Fundos de Investimentos Imobiliário e BDRs): 10h às 17:55; 
- ETFs de Renda Variável: 10h às 17:55;

Para a negociação de contratos futuros listados abaixo, os horários seguem sendo os mesmos:

- Futuro e Futuro Mini de Ibovespa: 09h às 18:25h;
- Futuro e Futuro Mini de Reais por Dólar Comercial: 09h às 18:30.

Confira agora o conteúdo completo da Resenha Semanal 45, clicando abaixo. Boa leitura!