logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Entre as principais tendências do mercado financeiro que animam o ano novo, estão as empresas que pensam em sustentabilidade financeira,  as inovações tecnológicas e a expansão dos mercados econômicos emergentes.

No post de hoje, você terá não apenas uma ideia de como essas tendências irão movimentar o mundo dos investimentos, mas saber como os fatores macroeconômicos e os índices brasileiros podem fazer a diferença na sua decisão de investimentos.

Descubra como aproveitar da melhor forma essas novidades e como a escolha do Banco Sofisa Direto pode ser um diferencial para a sua educação financeira e, é claro, na realização dos seus objetivos de vida. Confira! 

O que você encontrará neste post?

Aproveite e desfrute dessa leitura incrível!

Mercado financeiro, análises e projeções

Há muitas expectativas sobre este ano em diversos âmbitos da sociedade. O avanço das tecnologias é um dos grandes responsáveis pela espera de novidades em diversos setores do mercado, em especial, o mercado financeiro.

Além das grandes oscilações que podem acontecer em uma esfera macroeconômica, destacamos:

  • Redução da Selic de 11,75% aa para 11,25% aa no dia 31 deste mês; há uma expectativa de que a taxa básica de juros chegue à 9,25% aa em 2024;
  • Cortes de juros serão conduzidos já em março de 2024 e devem continuar nas reuniões subsequentes do Comitê de Política Monetária do Fed, oferecendo uma visão positiva sobre a economia norte-americana. 

Mas existem outras informações que também precisam ser analisadas para que você que já investe ou deseja começar a sua jornada investidora. 

Com base em informações da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), houve um grande aumento das movimentações financeiras realizadas por pessoas físicas (R$5,37 trilhões no primeiro semestre de 2023).

E como o mercado tende a aumentar cada vez mais, é essencial observar esses dados para compreender as principais tendências do mercado financeiro e como você pode utilizá-las a seu favor.

VEJA TAMBÉM ESSES CONTEÚDOS:

Quais são as tendências do mercado financeiro neste ano?

Entre tantos avanços e novidades, finalmente, quais são as tendências do mercado financeiro hoje? Em que é preciso focar para entender os novos cenários que se apresentarão nos próximos anos?

Sustentabilidade financeira

Há uma crescente demanda do mercado por práticas sustentáveis e responsabilidade corporativa, refletida na busca de investidores por oportunidades alinhadas à agenda ESG (Ambiental, Social e Governança).

A agenda ESG já vem sendo uma escolha de grandes empresas e instituições financeiras do Brasil, como é o caso do Banco Sofisa e do Banco Sofisa Direto, que visam sempre a responsabilidade social para atender melhor os seus clientes e parceiros.

Abra sua conta

Digitalização do setor financeiro

A digitalização do setor financeiro é uma tendência inegável, e que está sendo desenvolvida já há alguns anos, com destaque na busca por eficiência nas transações, redução de custos e melhoria da segurança nas transações financeiras.

Uma prova da consolidação desta digitalização é a criação da DREX, a moeda digital do Brasil, e também a extinção do TED e do DOC, anteriores formas de transferência entre contas utilizadas ostensivamente antes do PIX, e que foram com o tempo se tornando obsoletas.

Inovações tecnológicas

A implementação generalizada da tecnologia nos processos financeiros terá um impacto significativo, acelerando as transações e aprimorando a conectividade global. 

Além do que já se sabe sobre os avanços tecnológicos, é possível salientar as melhorias na rede de internet 5G e com ela, o desenvolvimento de ferramentas de cibersegurança.

Como alcançar seus sonhos investindo em fundos de investimento de acordo com o seu perfil de investidor

Expansão dos mercados emergentes

Os investidores irão direcionar sua atenção para mercados emergentes, aproveitando o contínuo desenvolvimento dessas economias.

Sobre isso, é possível afirmar que a entrada do Egito, Etiópia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Irã ao bloco econômico composto por África do Sul, Brasil, Rússia, Índia e China, o Brics, tem uma grande relevância nesta tendência de mercado financeiro hoje.

Regulamentação e compliance

A complexidade crescente do cenário financeiro global exigirá uma atenção constante à regulamentação e ao compliance, afinal, muitas mudanças vão ocorrer com a inserção cada vez maior de inteligências artificiais generativas, como o Chat GPT e o Bard no mercado financeiro. 

Mudanças nas políticas governamentais podem ter impactos significativos nas operações financeiras, visto que com o maior uso de tecnologias, aumenta também a necessidade de legislação para regulamentar o uso destas ferramentas.

Uma excelente forma de acompanhar as tendências do mercado financeiro é ser correntista em um banco reconhecidamente dinâmico e que oferece a comodidade e segurança que você merece! 

Em 2023, o Banco Sofisa Direto foi eleito o melhor banco do Brasil, segundo pesquisa realizada pela Forbes. Confira!

Tendências do mercado financeiro

Aproveite novas oportunidades com o Banco Sofisa Direto 

Com tantas tendências do mercado financeiro, é necessário também descobrir como é possível aproveitar essas oportunidades no mundo dos investimentos. Vale a pena investir em empresas e instituições financeiras alinhadas com a agenda ESG, como o Banco Sofisa Direto, que priorizam práticas sustentáveis e responsabilidade corporativa.

Diversifique a sua carteira com títulos diferenciados, como por exemplo, as moedas digitais, acompanhando a tendência de digitalização do setor financeiro. Avalie oportunidades de investimento em empresas que lideram inovações na área de tecnologia financeira (fintechs) e na implementação de soluções digitais, pois estão cada vez mais valorizadas no mercado de Renda Variável.

Acompanhe de perto o desenvolvimento de ferramentas de cibersegurança e descubra como se proteger de possíveis golpes e fraudes digitais. Também monitore os eventos relacionados ao cenário macroeconômico e os índices econômicos brasileiros, ajustando assim suas estratégias de investimento.

A chave para o sucesso das suas aplicações financeiras está principalmente na diversificação dos investimentos e no ajuste das estratégias de acordo com as mudanças econômicas, regulatórias e tecnológicas. 

A escolha de instituições financeiras alinhadas com essas tendências também pode ser estratégica para otimizar oportunidades de crescimento e segurança financeira. E quando o assunto é inovação e tendências do mercado financeiro, o Banco Sofisa Direto sai na frente! 

O primeiro banco digital de investimentos do Brasil oferece os melhores produtos e serviços, além de contar com uma equipe de profissionais aptos a lhe ajudar na realização dos seus objetivos de vida!

Abra sua conta com o Sofisa Direto!

Comentários