logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Conseguir ganhar bastante dinheiro ao longo da vida, alcançar aquele sonho de viajar pelo mundo e se aposentar com bastante conforto e regalias não são objetivos incomuns. E, mesmo para quem não pensa assim, não seria nada mal se acontecesse. Vendo quem alcançou esse nível, muitos começam a se perguntar quais são os segredos dos milionários para o sucesso.

Bem, talvez você não precise chamá-los de “segredos”, pois são coisas possíveis de aprender no cotidiano, com boa vontade. Se você exercitar esses valores todos os dias, pode ter uma grande chance de alcançar o mesmo patamar que todas aquelas figuras de sucesso.

Então, quer descobrir alguns dos segredos dos milionários? Então veja aqui 7 deles e como aplicá-los na sua vida!

1. Um centavo economizado é um centavo ganho

Esse é um ditado famoso em sua versão em inglês (“a penny saved is a penny earned”), e o significado é bem literal. Sempre que economiza um centavo com alguma compra ou deixa de gastar em algo que não precisa, você ganhou um centavo no seu orçamento. Bem simples, não?

Sim, mas o significado “filosófico” dessa frase é um pouco mais profundo. Esse ditado também ensina que todo recurso é valioso. Seja um centavo ou um milhão de centavos, tudo deve ser tratado com a mesma importância e responsabilidade. Claro, isso não quer dizer que você deve ser completamente avarento com tudo que produz, apenas que é bom pensar duas vezes antes de gastar.

2. Oportunidades sempre em foco

Pode parecer brincadeira, mas um dos grandes segredos dos milionários para ter sucesso é manter o foco nas principais oportunidades de crescimento. Perder o rumo no meio de um projeto é bem mais fácil do que parece, especialmente quando seu objetivo ainda está lá no horizonte. Mas, apesar das distrações, você deve manter a persistência ao longo do caminho.

Outra faceta dessa filosofia é que, diante de várias possibilidades, você precisar saber parar e refletir sobre qual delas é a sua melhor chance de avançar. Sempre haverá várias coisas demandando seu tempo e sua atenção, sendo que algumas terão prioridade. Saber disso e ainda olhar para essas oportunidades de forma sensata é fundamental para fazer dinheiro.

3. Pessoas positivas te tornam mais produtivo

Talvez você já tenha ouvido falar disso, mas o sucesso não se faz com uma só pessoa. E isso não quer dizer que só é possível fazer dinheiro em uma empresa ou associação, mas sim que suas companhias vão influenciar fortemente seu desempenho. Isso inclui amigos, familiares e também os colegas de trabalho.

Em muitos casos, tudo que você precisa para manter um bom ritmo de trabalho é apoio, seja ele moral ou material. Normalmente os dois. E é isso que essas pessoas podem oferecer. Quando se aproxima de indivíduos que têm convicção igual ou maior que a sua, com certeza a positividade deles terá um efeito em você. Pode parecer um conselho barato e, na prática, um pouco complicado. Mas tenha isso em mente ao escolher suas companhias.

4. Ninguém é perfeito, mas todos podem melhorar

Muitas pessoas acham que os segredos dos milionários são formas de torná-los perfeitos, impecáveis em todos os aspectos. Porém, a verdadeira fórmula para o sucesso, se é que podemos chamar assim, é sempre se atualizar. Mesmo que você aprenda tudo que há para saber hoje, pode ser que alguém descubra algo novo amanhã.

O importante aqui é nunca buscar a perfeição, mas sim ser um pouco melhor a cada dia. Estudar novos conteúdos, atualizar os processos do seu negócio, encontrar oportunidades rentáveis, ser disciplinado etc. Essas melhorias podem ocorrer em todos os níveis, do mais amplo até o particular. Se tem uma chance de se aprimorar, não a subestime. Você pode encontrar seu próximo grande prêmio nela.

5. Quanto maior a distância das dívidas, melhor

Outra coisa que pessoas que hoje são ricas costumavam fazer muito antes de acumular o próprio dinheiro é passar longe de dívidas, empréstimos e cheques especiais. A menos que seja absolutamente necessário, você também deveria seguir esse exemplo! Estar em débito significa acumular juros todo mês, o que torna a situação uma bola de neve.

 

Claro, há situações de emergência nas quais você pode precisar de bastante dinheiro e nem suas economias darão conta. Nesses casos, é necessário se planejar para quitar essa dívida tão rápido quanto possível. Não deixe nenhuma parcela acumular, ou será ainda mais difícil sair do aperto.

6. Tem hora de investir e hora de economizar

Saber solucionar o dilema entre investimentos e economias é um dos grandes segredos dos milionários. Sempre que você tiver algum dinheiro sobrando, terá que escolher entre guardá-lo para uma emergência ou aplicá-lo para que dê bons frutos. A primeira opção é mais segura, mas seus recursos vão ficar parados. A segunda pode trazer algum retorno, mas também pode envolver algum risco.

Para facilitar um pouco essa decisão, estabeleça uma regra para o que fazer em cada situação. Por exemplo, economizar sempre que seu fundo de reserva estiver abaixo de uma determinada margem. Caso esteja acima, pode escolher dividir seu dinheiro entre reserva e investimentos, ou apenas aplicar tudo e maximizar seu resultado.

7. O dinheiro não é mais importante que sua vida

Por fim, mas não menos importante, o caminho para se tornar uma pessoa rica não deve ser desprovido de prazer, pequenas regalias, diversão, viagens e saúde. Muitas pessoas trabalham dia e noite para ganhar dinheiro e acabam deixando de viver as próprias vidas. Desnecessário dizer, mas isso não é o que você deve fazer.

Trabalhar dia e noite, além de prejudicial, também dificulta sua jornada para ser um milionário. O desgaste te impedirá de alcançar objetivos de longo prazo, enquanto o afastamento da vida fora do ambiente de trabalho só torna sua vitória mais vazia. Ironicamente, a melhor forma de fazer bastante dinheiro ao longo da vida é não torná-lo seu único objetivo.

Agora que você conhece alguns dos segredos dos milionários, pode traçar seu caminho para se tornar um! Quer continuar recebendo nossas novidades? Então siga-nos no Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube e fique sempre por dentro de nossas novas dicas e de nossos melhores conteúdos.

COMENTÁRIOS