Resumo Semanal: destaques e tendências
por: Sofisa Direto
Análises Financeiras
25 de Novembro de 2024
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Confira o resultado do cenário econômico nacional e internacional da semana de 18 a 24 de novembro de 2024, além da expectativa para a semana atual, por Roberto "Bob" Carline, estrategista-chefe do Banco Sofisa.
Brasil
A semana no Brasil foi marcada novamente pelo atraso no anúncio do pacote fiscal, o aumento das incertezas e a piora nas expectativas econômicas. O Boletim Focus revisou o IPCA de 2024 para 4,64% e projetou a Selic em 12% a.a. em 2025. Apesar disso, a arrecadação federal surpreendeu o mercado ao atingir R$248 bi, impulsionada pelos PIS/Cofins. O rumo da dívida pública brasileira continua sendo protagonista.
Mundo
No exterior, o G20 destacou temas como questões humanitárias e climáticas. Nos EUA, o PMI e dados do emprego mostraram mais uma vez a resiliência econômica no país, que segue sem sinais de recessão. Destaque para os indicadores econômicos na Europa, que denotam cenário ainda complexo com recuperação gradual, e na Ásia, a pressão sobre o Yuan pesou na decisão de juros Chinês.
Resultados
Nos nossos resultados acumulados (de 31 de outubro de 2023 até 19 de novembro de 2024), outra semana de atraso quanto à definição do pacote de contenção de gastos. O cenário doméstico segue se traduzindo em maior volatilidade no curto prazo até que esse capítulo seja superado. No entanto, destacamos que a mudança feita no mês de outubro, onde reduzimos a exposição a risco, se mostrou assertiva, tendo em vista que os ativos de perfil mais conservador continuam a reforçar a resiliência das carteiras.
A semana que começa em 25 de novembro no Brasil tende a trazer uma definição quanto ao pacote fiscal, bem como indicadores relevantes que ajudarão na interpretação do contexto econômico. No exterior, atenções divididas entre a divulgação de indicadores econômicos que vão calibrar as últimas decisões de juros nos principais Bancos Centrais e possíveis impactos geopolíticos com a evolução do conflito entre Ucrânia e Rússia.
Atenção ao novo horário de funcionamento da Bolsa de Valores. Confira os novos horários para negociação.
- Mercado à vista (Ações, Fundos de Investimentos Imobiliários e BDRs): 10h às 17h55;
- ETFs de Renda Variável: 10h às 17h55;
Para a negociação de contratos futuros listados abaixo, os horários seguem sendo os mesmos:
- Futuro e Futuro Mini de Ibovespa: 09h às 18:25h;
- Futuro e Futuro Mini de Reais por Dólar Comercial: 09h às 18:30.
Confira agora o conteúdo completo da Resenha Semanal 48, clicando abaixo. Boa leitura!
Comentários