Você já escolheu o seu presente Dia das Mães? Se você ainda não começou a pensar nisso, não se preocupe: ainda dá tempo de escolher uma opção que a agrade e ainda faça com que você economize.

Neste post, daremos algumas dicas de como se programar para essa data muito especial, mostrando algumas dicas sobre o que dar de presente no Dia das Mães sem afetar o seu planejamento financeiro.

Defina quanto você quer gastar no presente

Para muitos, a mãe foi a sua principal educadora financeira e, por esse e outros motivos, merecem o mundo. Porém, mesmo tendo vontade de oferecer as melhores bolsas, sapatos e carros, nem sempre é possível colocarmos em prática ideias de presentes para o Dia das Mães que envolvam produtos caros. 

Por isso, o primeiro passo precisa ser o de definir o seu teto de gastos.

Fazer um planejamento financeiro não é algo que ajuda apenas no momento de comprar presentes: adotando esse cuidado no seu dia a dia, você conseguirá dividir melhor o seu salário com as despesas fixas e variáveis.

É fundamental que você separe uma despesa anual própria para presentes, mas caso você não tenha esse valor separado, é importante considerar a sua situação atual para não prejudicar a sua vida financeira.

Se você não é uma pessoa que costuma dar muitos presentes durante o ano, você poderá utilizar as finanças pessoais que sobrarem para fazer algum investimento, ou então, faça um bom planejamento financeiro apenas para os eventos especiais específicos.

Gastar muito ou gastar pouco no presente Dia das Mães?

Isso dependerá do modo como você quer se organizar financeiramente: se você está endividado ou ainda está construindo a sua reserva de emergência, o ideal é que você não invista em opções de presentes muito caros.

Agora, se você já tem um bom controle de custos, você pode separar cerca de 20% do que ganha para os presentes ou quanto achar necessário para mostrar para sua mãe o quanto a ama.

É interessante que você não se apegue apenas ao valor financeiro do presente, pois nem sempre o dinheiro é o que as pessoas precisam para se sentirem especiais. Muitas mães valorizam itens simples, que sejam úteis para elas e que, principalmente, sejam oferecidos com muito amor.

Avalie qual seria o presente ideal

Você já definiu quanto gastará com o presente de Dia das Mães, então está na hora de encontrar o item ideal que esteja dentro da sua faixa de preço e, ao mesmo tempo, seja algo que ela gostará de receber.

Pense nas coisas que a sua mãe gosta

Relembre as conversas ou hábitos da sua mãe: você reparou nos assuntos que ela gosta de falar, filmes que ela assiste, músicas que ouve, hobbies… tente lembrar das coisas que ela gosta e dê um presente que combine.

Caso você tenha dificuldade em identificar os gostos da sua mãe, vale a pena conversar com outros parentes e amigos dela para levantar opções sobre o que ela gostaria de receber no Dia das Mães.

Se lembre que o presente não é seu

Essa dica é algo que pode parecer meio óbvio, mas a verdade é que existem muitas pessoas que, ao comprar um presente, consideram os seus próprios gostos pessoais do que os de quem será presenteado.

Certifique-se de que a pessoa já não tenha esse item

Imagine a seguinte situação: você encontra o presente perfeito para a sua mãe, mas ao entregá-lo, escuta um “obrigada, mas eu já tenho um igual a esse”. Para evitar isso, é necessário confirmar que ela já não tenha esse item.

Compre o presente em conjunto

Que tal se juntar com seus irmãos ou outros parentes para comprarem um presente em conjunto para a sua mãe? Dessa maneira, vocês conseguirão investir em um presente mais caro e com uma riqueza maior de significado!

Porém, para essa ideia dar certo, é essencial que vocês se planejem para que tudo ocorra bem: qual será o valor que todos deverão desembolsar? Quem ficará encarregado de comprar o presente? Essas são algumas das perguntas que devem ser respondidas.

Veja também:

Nova call to action

Aproveite as promoções

O Dia das Mães é um período aquecido no mercado, já que muitas pessoas investem em oferecer experiências diferenciadas e presentes para suas mães nesse período. Porém, ele também é ótimo para os consumidores.

Muitos estabelecimentos fazem promoções para essa data comemorativa, então é possível encontrar uma variedade de produtos por preços mais acessíveis do que em outros períodos do ano.

Outros eventos que podem render bons descontos são o fim da Páscoa e a troca de estação. No período após a Páscoa, muitos chocolates podem estar em promoção, o que é ótimo se você tem uma mãe viciada nesse tipo de guloseima.

Se estiver pretendendo dar roupas como presente, esse também é um momento oportuno por conta da troca de estação. Muitas lojas ainda oferecem peças de verão e precisam vendê-las para dar espaço às de outono e inverno.

Customize o presente

Apesar de o presente ter sido comprado, por que você não dá um toque especial para ele? Você pode pensar em maneiras de customizar o presente ou a embalagem, para ele ter um significado ainda mais pessoal.

Você pode, por exemplo, comprar uma caixinha para colocar o item comprado e personalizá-la, seja colocando um lindo papel de presente, você mesmo pintá-la ou colocar fotos com a sua mãe.

Presentes personalizados estão com tudo

E por que parar na embalagem? Uma ótima maneira de economizar e ainda dar um presente único e especial para a sua mãe é você mesmo criar o presente que será dado a ela.

Você pode fazer bolsas, canecas, roupas, cadernos e diversos outros produtos nos quais você pode dar seu toque especial. Apenas escolha o item que mais agradará a sua mãe e mãos à obra!

Assim, entendendo como se programar para comprar o presente Dia das Mães, você poderá curtir essa data com mais tranquilidade, pois saberá que comprou o presente ideal por um bom preço.

Quer receber em primeira mão outros artigos e conteúdos que te ajudarão a economizar no dia a dia ou em outras datas especiais como essa? Então assine a nossa Newsletter!

Ebook Economia e lazer familiar: um guia de como gastar racionalmente

Comentários

Assine nossa newsletter