logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

É difícil encontrar uma pessoa que não deseje construir um bom patrimônio familiar, mas nem todo mundo consegue atingir esse objetivo. Isso acontece porque poucos conhecem o caminho das pedras e têm disciplina e disposição para fazer os sacrifícios e investimentos necessários.

Se você tem o desejo de construir um belo patrimônio para a sua família, mas não sabe por onde começar, pode ficar tranquilo. Neste artigo, nós vamos analisar os requisitos necessários para atingir esse objetivo e o que fazer para ter sucesso nessa jornada.

Está pronto? Então continue lendo!

Qual é a importância de acumular patrimônio familiar?

Você já se perguntou por que tantas pessoas sonham em ganhar capital e revertê-lo em bens para a sua família? Por que tanta gente compartilha esse desejo? Existem três grandes motivos para que o patrimônio familiar seja a ambição de tantas famílias brasileiras.

O primeiro deles é a estabilidade. Os bens adquiridos ajudam a diminuir os efeitos voláteis da economia sobre a nossa vida: um imóvel próprio pode gerar renda passiva por meio de um aluguel, por exemplo, e trazer mais segurança para a sua vida financeira.

Além disso, ter um patrimônio ajuda a diminuir os gastos fixos do orçamento familiar. Morar em uma casa própria, por exemplo, elimina o aluguel das contas mensais. Isso permite que sobre mais dinheiro no fim do mês e que o padrão de vida possa ser aumentado.

Por fim, o terceiro grande fator motivador é a segurança obtida por meio dos bens adquiridos. Mesmo em caso de uma crise econômica e de desemprego, por exemplo, você ainda tem uma casa para morar ou ainda possui recursos que ajudam a manter seu estilo de vida.

Como os nossos exemplos deixaram claro, construir um patrimônio é diferente de ganhar dinheiro. Quando você tem um bom salário, por exemplo, consegue manter um excelente padrão de vida, mas é uma situação momentânea. Quando a aposentadoria chegar, você deixará de receber seu salário. O patrimônio, por sua vez, permanece com você durante toda a vida.

Veja também:

Planejamento financeiro familiar: como garantir o futuro dos filhos?

Como começar a construir um patrimônio familiar?

O mecanismo básico do acúmulo de patrimônio é relativamente simples: você economiza e investe seu dinheiro para aumentar seu poder de compra. Então, adquire os bens que deseja.

Parece simples, não é? De fato, a parte mais fácil dessa história é entender o seu funcionamento. A dificuldade começa na hora de colocar essa estratégia em prática.

Nós listamos abaixo 7 passos que vão servir de guia para quem pretende desenvolver seu patrimônio familiar. Confira!

1. Faça um bom planejamento financeiro

Todo patrimônio começa com um plano. Afinal, é com ele que sabemos aonde queremos chegar e como faremos para ir até lá. Sente-se confortavelmente e escreva em um pedaço de papel quais bens você gostaria de ter no seu patrimônio.

Mas não tenha medo de reavaliar e mudar seu planejamento com o passar dos anos. É importante manter certa flexibilidade nos seus planos para abrigar mudanças de opinião ou de cenário econômico.

2. Organize as finanças da casa

Somente um plano não é o suficiente para garantir que seu patrimônio será acumulado. Você também vai precisar de um fluxo de renda constante para alimentá-lo.

Isso pode ser alcançado por meio da substituição de gastos supérfluos no seu orçamento por opções mais baratas. É possível substituir um jantar fora de casa, por exemplo, por um jantar caseiro acompanhado de uma noite com jogos de tabuleiro, economizando bastante no processo.

3. Engaje a família na missão

Como o nome já indica, um patrimônio familiar não é apenas seu: é algo para seu cônjuge e seus filhos também. Por isso, eles devem participar dessa construção ao seu lado.

Engaje seus filhos e toda a família em cada um dos passos do seu planejamento. Isso significa propor metas de economia para todos e até mesmo oferecer recompensas para motivá-los. Quem sabe vocês não podem participar juntos do Desafio das 52 Semanas?

4. Elimine as dívidas para limpar o caminho

Quando um fazendeiro resolve plantar uma nova safra, primeiro ele precisa limpar totalmente o seu terreno. Para quem quer construir um patrimônio familiar, a lógica é a mesma. Não adianta colocar as sementes no chão e regá-las se o solo estiver sujo com dívidas. Seu patrimônio não vai encontrar espaço para crescer.

Portanto, se você tiver dívidas em seu nome no momento, o ideal é limpá-las para dar espaço à aquisição dos bens que você deseja. Isso é importante até do ponto de vista prático, já que com o nome sujo é difícil conseguir um financiamento para um imóvel, por exemplo.

Uma boa opção para limpar suas dívidas é o Empréstimo com Garantia de Imóvel, que apresenta a menor taxa de juros do mercado.

5. Adquira conhecimento para pavimentar o caminho

Assim como bens são mais interessantes do que dinheiro no longo prazo, existe outra coisa que também é muito valiosa: conhecimento.

Construir um patrimônio é uma tarefa que leva anos. Durante todo esse tempo, diversas oportunidades vão surgir, e você vai poder aproveitá-las se tiver o conhecimento necessário. Se você souber como identificar essas oportunidades, será possível maximizar seu patrimônio ao longo dos anos.

6. Invista em longo prazo para aumentar os ganhos

Um dos problemas de pensar apenas em ganhar dinheiro e não transformá-lo em patrimônio é a inflação, que corrói o valor acumulado. Porém, existe uma maneira de prevenir isso: investir.

Uma boa estratégia para aumentar o valor do dinheiro acumulado é aplicá-lo em modalidades de Renda Fixa. Existem três excelentes opções para você: o CDB, a LCA e a LCI.

Essas três aplicações são seguras e lucrativas. Você pode começar a investir hoje mesmo, ainda que só tenha R$ 1 na carteira. Ótimo, não é mesmo?

7. Faça aquisições estratégicas visando à valorização

Com conhecimento e capital adquirido com aplicações de Renda Fixa, além de um nome limpo para financiamentos, você pode começar a fazer aquisições inteligentes a fim de aumentar seu patrimônio.

Imagine um bairro com grandes perspectivas de desenvolvimento. Um imóvel ali pode se valorizar muito em alguns anos, tornando-se um investimento excelente. Movimentações inteligentes como essa podem aumentar seu patrimônio familiar no longo prazo e garantir mais estabilidade para a sua família.

O que fazer depois de construir o patrimônio?

Quando você já tiver a posse dos imóveis e outros bens desejados, não pense que seu trabalho acabou. Ele só mudou de natureza.

Agora, em vez de adquirir patrimônio, você vai trabalhar para evitar a desvalorização dele com o tempo. Faça reformas e outros projetos de manutenção para conservar seus bens por muitos e muitos anos.

Construir um patrimônio familiar é uma tarefa que dura a vida inteira, mas vale a pena pelos benefícios que você, seu cônjuge, seus filhos e até mesmo seus netos vão poder desfrutar por muitos anos.

Se você gostou deste artigo e pretende seguir nossas dicas, que tal começar compartilhando este post nas suas redes sociais? Aproveite e marque seus familiares para discutir seu plano!

Comentários