logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Milhas ou cashback? Se você anda fazendo essa pergunta com bastante frequência, significa que você já conhece alguns dos programas de fidelidade ofertados pelas empresas e bancos do país. 

Os programas de fidelidade estão cada vez mais atrativos, por isso, é muito bom verificar antes de se cadastrar em um deles, por exemplo, todas as características, vantagens e desvantagens.

Afinal, o que vale mais a pena: cashback ou milhas, e é exatamente isso que será respondido neste artigo de blog, além de, explicar o que são programas de fidelidade, como funcionam os programas de cashback ou pontos e ainda traz um alerta sobre excesso de consumo! Vamos lá? 

O que você vai ver nesse post?

Programas de fidelidade e as mudanças no mercado consumidor

O que são programas de fidelidade?

Quais as principais formas;

Como funcionam os programas de pontos?

Tudo sobre milhas

Tudo sobre cashback

Milhas ou cashback: qual a melhor opção?

Alerta sobre o consumo e o cashback!

Excelente leitura!

Programas de fidelidade e as mudanças no mercado consumidor

No ano de 2022, foi realizado um estudo no qual foi constatado que 68 milhões de consumidores aderiram a programas de fidelidade no Brasil. A pesquisa foi realizada pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF)

Além disso, também foi demonstrado que 152 milhões de consumidores no Brasil têm acesso à internet, ou seja, 45% dos usuários fazem parte desses programas.  

Com base nessa pesquisa, é possível identificar os hábitos dos consumidores e como estes hábitos promovem uma série de oportunidades para empresários que pretendem expandir os seus negócios. Entenda o que é e como funciona um programa de fidelidade. 

O que são programas de fidelidade? 

Um programa de fidelidade é uma estratégia do mercado, na qual os clientes das empresas recebem benefícios ao realizarem compras de forma recorrente. 

De um lado, as pessoas recebem os benefícios e de outro lado, as empresas conseguem atrair público para o seu negócio e ainda obtêm a fidelidade dos seus clientes, o que tem sido um grande desafio para o varejo digital. 

Os programas funcionam de formas diferentes e as vantagens são oferecidas em modalidades como a creditação de pontos no cartão de crédito, descontos na hora da compra e também há ainda a possibilidade de um retorno em dinheiro.  

Quais as principais formas 

No Brasil, os programas de pontos estão espalhados pelos diversos segmentos do mercado, assim, é possível obter benefícios usando o cartão com cashback ou milhas em qualquer estabelecimento comercial, como em postos de gasolina, supermercados e restaurantes, e também ao comprar uma viagem de avião

Um dos programas de pontos mais conhecidos no Brasil é o cashback, e a maioria dos usuários demonstra alto nível de satisfação. Além do cashback, as pessoas também recebem outros tipos de recompensa, como por exemplo, milhas.  

Como funcionam os programas de pontos?

Os programas de pontos são muito interessantes para quem realiza um grande fluxo de transações com cartão de crédito e por meio digital. Por isso, é muito importante entender as principais características de cada tipo. 

Confira agora dois tipos específicos de programas de fidelidade nos quais você pode se cadastrar e começar a obter benefícios: milhas e cashback. 

Tudo sobre milhas 

As milhas são uma recompensa oferecida em especial pelas companhias de transporte aéreo aos seus clientes. Geralmente, funciona da seguinte forma: você ingressa no programa de milhas, e a cada vez que você voa pela empresa, você recebe um benefício. 

A quantidade de milhas varia de acordo com as distâncias percorridas, classe da cabine e também o valor pago pelas tarifas. Dentre as principais vantagens recebidas, você pode ter descontos em viagens, ou até receber o valor integral de uma passagem aérea. 

Além desses benefícios, existem alguns programas que permitem a troca das milhas por outros produtos e serviços. Se você compra no melhor cartão para milhas ou cashback e acumula pontos junto à operadora, você também pode ter a possibilidade de trocar esses pontos por milhas. 

Os pontos são trocados entre os bancos que gerenciam os cartões de crédito e as companhias aéreas.  

Uma dica importante é que se você tiver pontos acumulados em um cartão de crédito e se cadastrar em um programa de milhas, o ideal é que você se concentre apenas em uma companhia aérea para obter mais rapidamente a quantidade de milhas necessárias para trocar por uma passagem aérea. 

Tudo sobre cashback 

Com o surgimento dos bancos digitais e o consequente aumento da concorrência para atrair clientes, a não cobrança de tarifas se tornou algo comum e o fornecimento de cartões de crédito cresceu exponencialmente. 

Além da acumulação de pontos no cartão de crédito, um benefício que se tornou muito popular aqui no Brasil, é o cashback

Com a inflação alta, as famílias buscam alternativas de economizar, e uma dessas formas é obtendo parte do dinheiro de volta em compras realizadas na internet por meio do cashback. 

Em momentos de crise, toda ajuda para superar é válida. Por isso, preparamos um e-book para você se guiar em momentos de crise econômica e entender a importância dos investimentos em todas as situações de imprevisto! 

Crise econômica e investimentos

VEJA TAMBÉM:

O cashback é um tipo de programa cujo funcionamento é muito simples, no qual a pessoa realiza uma compra em uma loja parceira de um programa de cashback e automaticamente recebe um percentual relativo à compra realizada no site de produtos elegíveis. 

Antes de fazer uma compra, observe se os produtos que você pretende adquirir estão submetidos ao programa, para que você obtenha o máximo de benefícios. 

Por exemplo, com o Cartão Múltiplo Sofisa Direto, você obtém 5% de cashback em todos os restaurantes, bares, app delivery, pubs do Brasil e do Mundo, além de 1% sobre o valor total das compras da fatura.

Vale ressaltar que o dinheiro devolvido pode ser resgatado como dinheiro, como crédito no cartão, para realização de compras on-line, entre outros benefícios. 

Milhas ou cashback: qual a melhor opção?

Milhas ou cashback? Eis a questão! Após entender como cada uma dessas modalidades de programas de pontos funciona e como você pode se beneficiar de cada uma, qual é a melhor opção? 

É melhor ter pontos e trocar por passagens aéreas ou comprar produtos e ter o dinheiro de volta? O fato é que tudo vai depender do seu estilo de vida e de como você se relaciona com o consumo

Então, se você viaja com frequência, trocar os pontos acumulados no cartão de crédito por milhas é muito mais vantajoso. Mas, se você não costuma viajar e tem a possibilidade de obter parte do dinheiro gasto de volta por meio do cashback, então essa é uma excelente opção para você. 

Entretanto, o fato de você ter pontos e optar por trocar por milhas, não exclui a possibilidade de direcionar parte dos seus pontos para o cashback, a depender do momento em que você se encontre financeiramente. 

Alerta sobre o consumo e o cashback!  

No caso do cashback, é importante avaliar se este benefício não está se tornando um estímulo a mais para o consumo, ao invés de ser apenas uma forma de receber o seu dinheiro de volta.

Antes de adquirir um produto apenas pelo cashback, verifique se realmente é vantagem obter o percentual de volta, pois, em algumas situações, empresas que não oferecem este benefício costumam contar com produtos mais baratos. 

Então, muito cuidado ao adquirir um produto apenas pensando na devolução do dinheiro na conta, uma vez que este pode ser um gatilho para que você consuma mais, e, principalmente, sem uma necessidade real. 

Mas, se você de fato precisa comprar algo, não hesite em buscar as melhores alternativas para economizar e obter os produtos que precisa com o melhor preço possível! Visite sites de cupons, como é o caso da Cuponeria, e entenda como funciona a metodologia de cupons

Saiba tudo sobre Cuponeria!

Comentários