logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Confira o resultado do cenário econômico nacional e internacional de 17 a 23 de março, além da expectativa para a semana atual, por Roberto "Bob" Carline, estrategista-chefe do Banco Sofisa.

Brasil

A semana no Brasil foi marcada pela serenidade e bons resultados com a confirmação da alta da Selic de 13,25% a.a. para 14,25% a.a. junto com a sinalização de nova elevação na reunião do COPOM em maio, a aprovação pelo congresso do orçamento 2025 e a apresentação do projeto de isenção de IR para determinadas faixas de renda mensal também não trouxeram surpresas, o que permite traçar cenários de modo mais preciso. A percepção de risco sobre nosso país melhorou e o ambiente externo também contribuiu para a evolução do Ibovespa e da taxa de câmbio, com o Real se valorizando frente ao Dólar norte-americano por mais uma semana.  

Mundo

No ambiente internacional, os bancos centrais do Japão e Reino Unido não surpreenderam ao manter suas taxas de juros, assim como o Fed, deixando inalterada a taxa de juros básica dos EUA em 4,50% a.a. Momentos de euforia, com a expectativa de dois cortes de juros pelo Fed ainda esse ano, e de preocupação, com o aumento das incertezas na economia norte-americana, estiveram presentes e tiveram impacto em alguns mercados.

Resultados

Nossos resultados acumulados (de 31 de outubro de 2023 até 19 de março de 2025) apresentam evolução positiva nesse mês, mas ainda com impacto pouco percebido no período total. As estratégias de renda fixa continuam produzindo os resultados esperados, em especial as parcelas prefixadas e atreladas à inflação (IPCA+), enquanto a de renda variável se recupera e compensa o fraco desempenho do multimercado no dia 19.

Gráfico Simulação Investimentos CDI 31_Out_23 até 12_Mar_25-1
 Tabela 2: Simulação CDI 31 de outubro de 2023 até 12 de Março de 2025. 
 
Gráfico Simulação Investimentos CDI 31_Out_23 até 19_Mar_25
 Tabela 2: Simulação CDI 31 de outubro de 2023 até 19 de Março de 2025. 
 

A semana que se inicia em 24 de março trará dados e informações relevantes, que podem causar algumas oscilações de mercado caso não estejam em linha com as expectativas dos agentes financeiros. No Brasil, a ata da última reunião do COPOM, a prévia da inflação de março medida pelo IPCA-15 e o Relatório Trimestral de Inflação servirão para calibrar as estimativas da Selic e podem ter impacto principalmente no mercado de renda fixa. Já no ambiente internacional, os EUA continuam concentrando as atenções tanto pela implementação da nova política econômica como pelas estatísticas de mercado de trabalho, inflação e crescimento.  

Confira agora o conteúdo completo da Resenha Semanal 64, clicando abaixo. Boa leitura!

CTA Leia a Resenha Semanal Sofisa Blog

Atenção ao novo horário de funcionamento da Bolsa de Valores. Confira os novos horários para negociação.

- Mercado à vista (Ações, Fundos de Investimentos Imobiliários e BDRs): 10h às 17h55;
- ETFs de Renda Variável: 10h às 17h55;

Para a negociação de contratos futuros listados abaixo, os horários seguem sendo os mesmos:

- Futuro e Futuro Mini de Ibovespa: 09h às 18:25h;
- Futuro e Futuro Mini de Reais por Dólar Comercial: 09h às 18:30.

Autorregulação ANBIMA Selo

Comentários