Mercado Financeiro em Foco: Oscilações Globais e Perspectivas Locais
por: Sofisa Direto
Análises Financeiras
17 de Março de 2025
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Confira o resultado do cenário econômico nacional e internacional de 10 a 16 de março, além da expectativa para a semana atual, por Roberto "Bob" Carline, estrategista-chefe do Banco Sofisa.
Brasil
A semana no Brasil trouxe dados econômicos mais fracos, mas também vimos avanços no processo relacionado ao orçamento da União para 2025 e bons resultados para as contas públicas. Com isso, a influência nada positiva das medidas tarifárias dos EUA, causando movimento de perdas em todos os mercados de ações até o dia 12, foi fortemente revertida na quinta-feira e sexta-feira no Ibovespa e indica uma percepção mais positiva sobre nossos mercados.
Mundo
No ambiente internacional as medidas de implementação do Arcabouço MAGA têm causado piora nas expectativas sobre inflação, confiança do consumidor, e resultados futuros de empresas, afetando os principais índices de bolsas de valores ao redor do mundo assim como valorização de +0,46% do Euro frente ao Dólar norte-americano. Mesmo os bons dados de inflação e mercado de trabalho nos EUA estão ficando em segundo plano; enquanto isso, a China vai se beneficiando.
Resultados
Nossos resultados acumulados (de 31 de outubro de 2023 até 12 de março de 2025) mostram que a decisão de diminuir a exposição internacional para diminuir o risco e ter maior eficiência na busca de retorno, tem apresentado resultados favoráveis neste início de março. Contudo, as exposições em ações norte-americanas (apesar de reduzidas) do AZ Quest Top LB acabaram por impedir que a recuperação dos perfis arrojado e agressivo fossem mais fortes. As perspectivas para as estratégias se mantêm favoráveis.


A semana que se inicia em 17 de março será repleta de decisões de bancos centrais, entre elas a muito provável manutenção da taxa de juros em 4,50% a.a. pelo Fed nos EUA e a elevação da Selic para 14,25% a.a. Como esses movimentos são esperados há muitas semanas, as atenções serão direcionadas para os comunicados que explicarão o racional para as decisões. Não acreditamos em surpresas, mas ainda vivemos sob a implementação de medidas tarifárias e outros itens pelo governo norte-americano, e esse tende a ser o principal combustível para oscilações de mercado na semana na qual também se espera a apresentação ao Congresso brasileiro da medida de isenção de IR para quem tem renda mensal inferior a R$ 5 mil.
Confira agora o conteúdo completo da Resenha Semanal 63, clicando abaixo. Boa leitura!
Atenção ao novo horário de funcionamento da Bolsa de Valores. Confira os novos horários para negociação.
- Mercado à vista (Ações, Fundos de Investimentos Imobiliários e BDRs): 10h às 17h55;
- ETFs de Renda Variável: 10h às 17h55;
Para a negociação de contratos futuros listados abaixo, os horários seguem sendo os mesmos:
- Futuro e Futuro Mini de Ibovespa: 09h às 18:25h;
- Futuro e Futuro Mini de Reais por Dólar Comercial: 09h às 18:30.
Comentários