Mercado Financeiro em Foco: Inflação e Tarifas no Radar Global
por: Sofisa Direto
Análises Financeiras
24 de Fevereiro de 2025
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Confira o resultado do cenário econômico nacional e internacional de 17 a 23 de fevereiro, além da expectativa para a semana atual, por Roberto "Bob" Carline, estrategista-chefe do Banco Sofisa.
Brasil
A semana no Brasil trouxe a divulgação do IBC-Br (prévia do PIB) de dezembro de 2024, indicando um crescimento de 3,8% no ano passado. No entanto, o resultado mensal de −0,7% ficou abaixo do consenso do mercado. Além disso, a inflação medida pelo IGP-10 avançou 0,9% em fevereiro, superando as expectativas. Tivemos, ainda, o ambiente externo contaminando novamente o local, após anúncio dos EUA de novas tarifas de importação e Ata do FED indicando rigidez. Apesar de as curvas de juros estarem posicionadas em patamares consideravelmente inferiores ao fechamento de 2024, avaliamos que o ajuste técnico observado no início deste ano pode não se sustentar no médio prazo - potencialmente gerando maior volatilidade nos mercados.
Mundo
No cenário internacional, o Reino Unido apresentou inflação e vendas no varejo acima das expectativas, ressaltando os desafios econômicos da região. No entanto, o protagonismo da semana ficou dividido entre os EUA e a China, após o anúncio de Donald Trump sobre novas tarifas de 25% sobre a importação de automóveis, produtos farmacêuticos e chips. Paralelamente, um possível acordo comercial entre americanos e chineses ajudou a impulsionar o apetite ao risco global.
Resultados
Nossos resultados acumulados (de 31 de outubro de 2023 até 19 de fevereiro de 2025) seguem em um processo gradual de recuperação, especialmente nos perfis arrojado e agressivo, refletindo a maior exposição ao fundo AZ Quest Top Long Biased, que continua sendo o principal destaque de rentabilidade, com retornos de 459% do CDI no mês e 242% do CDI desde o início. Para março, seguimos avaliando a troca do veículo multimercado, buscando maior estabilidade e consistência nos resultados.


A semana que se inicia em 24 de fevereiro trará componentes essenciais não apenas para os movimentos de curto prazo, mas também para uma melhor compreensão dos desafios à frente e da extensão do atual ciclo de alta da Selic – ainda longe de um consenso. No exterior, a agenda será marcada por indicadores econômicos relevantes sobre emprego, inflação e atividade nos EUA, além do foco nas eleições federais na Alemanha.
Confira agora o conteúdo completo da Resenha Semanal 61, clicando abaixo. Boa leitura!
Atenção ao novo horário de funcionamento da Bolsa de Valores. Confira os novos horários para negociação.
- Mercado à vista (Ações, Fundos de Investimentos Imobiliários e BDRs): 10h às 17h55;
- ETFs de Renda Variável: 10h às 17h55;
Para a negociação de contratos futuros listados abaixo, os horários seguem sendo os mesmos:
- Futuro e Futuro Mini de Ibovespa: 09h às 18:25h;
- Futuro e Futuro Mini de Reais por Dólar Comercial: 09h às 18:30.
Comentários