Mercado Financeiro em Foco: Expectativas e Destaques Econômicos
por: Sofisa Direto
Análises Financeiras
13 de Janeiro de 2025
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Confira o resultado do cenário econômico nacional e internacional de 06 a 12 de janeiro de 2025, além da expectativa para a semana atual, por Roberto "Bob" Carline, estrategista-chefe do Banco Sofisa.
Brasil
A semana no Brasil começou com a piora das expectativas de juros no Brasil refletidas no Boletim Focus - já apontando para uma taxa terminal em 2025 no patamar de 15% a.a., ao passo que tivemos a confirmação do rompimento da banda superior à meta de inflação de 2024. Assim, os movimentos de mercado foram capitaneados por ajustes de expectativas, em função de ruídos internos e externos.
Mundo
No exterior, o protagonismo da semana ficou com os Estados Unidos, após divulgação de dados de emprego confirmarem que a economia segue pujante podendo gerar pressões inflacionárias, além disso, o mercado de juros e a bolsa americana foram afetados por ruídos envolvendo falas do Presidente eleito Donald Trump. Enquanto isso, na Zona do Euro e na Ásia, os indicadores econômicos reforçaram as trajetórias econômicas das regiões sem grandes surpresas.
Resultados
Os nossos resultados acumulados (de 31 de outubro até 08 de janeiro de 2025) apresentaram leve recuperação nos perfis com maior exposição a risco de mercado, em uma semana marcada por uma leve queda nas curvas de juros frente ao resultado anterior. Destacamos também que, apesar do resultado negativo de dezembro, uma mudança na visão estratégica no Fundo Kapitalo Kappa demonstrou a assertividade da gestora, se alinhando ao cenário base do Sofisa Direto.
Para a semana que começa em 13 de janeiro no Brasil, teremos a divulgação de indicadores de extrema relevância e constantemente citados nas decisões de juros do Banco Central, são eles: crescimento do setor de serviços, IBC-Br e a inflação medida pelo IGP-10. No exterior, continuam dominantes as expectativas sobre o futuro das políticas econômicas americanas, o avanço do acordo Mercosul-União Europeia e o anúncio de novos estímulos fiscais e monetários na China.
Confira agora o conteúdo completo da Resenha Semanal 55, clicando abaixo. Boa leitura!
Atenção ao novo horário de funcionamento da Bolsa de Valores. Confira os novos horários para negociação.
- Mercado à vista (Ações, Fundos de Investimentos Imobiliários e BDRs): 10h às 17h55;
- ETFs de Renda Variável: 10h às 17h55;
Para a negociação de contratos futuros listados abaixo, os horários seguem sendo os mesmos:
- Futuro e Futuro Mini de Ibovespa: 09h às 18:25h;
- Futuro e Futuro Mini de Reais por Dólar Comercial: 09h às 18:30.
Comentários