Mercado Financeiro em Foco: Crescimento do Brasil e Incertezas Globais
por: Sofisa Direto
Análises Financeiras
10 de Março de 2025
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Confira o resultado do cenário econômico nacional e internacional de 03 a 09 de março, além da expectativa para a semana atual, por Roberto "Bob" Carline, estrategista-chefe do Banco Sofisa.
Brasil
A semana no Brasil foi mais curta e nos trouxe um período positivo para os mercados de bolsa (em alta), renda fixa (neutralidade) e câmbio (queda do Dólar frente ao Real), especialmente devido à estabilização das projeções do Boletim Focus sobre inflação e crescimento, a própria alta de 3,6% do PIB em 2024, e a harmonização das expectativas em relação aos desafios que temos pela frente em relação às contas públicas (política fiscal). Incertezas no ambiente internacional influenciaram, mas sem reverter a boa semana.
Mundo
No ambiente internacional, permaneceram as incertezas e variações de mercado, principalmente relacionadas à nova gestão dos EUA com a implementação do Arcabouço Maga. Dentro de nossas expectativas, a China reafirmou sua capacidade econômica pelo novo plano plurianual e assume cada vez mais protagonismo enquanto a União Europeia reduziu juros e anuncia replanejamento fiscal na ordem de € 800 bilhões, também comprovando que o mundo está em transição, busca por entendimento e reequilíbrio interno.
Resultados
Nossos resultados acumulados (de 31 de outubro de 2023 até 28 de fevereiro de 2025) apresentaram leve retração nos perfis com maior exposição a risco, em função de ajustes no mercado de renda variável e câmbio. Para março, optamos por efetivar a troca do veículo multimercado. O fundo escolhido foi o Vinci Atlas, que substituirá o Kapitalo Kappa; essa mudança busca maior consistência nos resultados, combinando uma gestão ativa eficiente com volatilidade controlada.


A semana que se inicia em 10 de março pode ser marcada por oscilações, tanto no Brasil como no exterior. Em nosso país, teremos diversos indicadores, como a inflação medida pelo IPCA e o resultado das contas públicas, que têm potencial de influenciar na decisão do COPOM já no próximo dia 19 de março – além das expectativas que envolvem a necessidade de aprovação do orçamento da União para este ano. Já no exterior, ficam no centro das atenções os dados de inflação e mercado de trabalho nos EUA (além dos passos relacionados ao Arcabouço MAGA) além do pronunciamento de Christine Lagarde, presidente do ECB-Banco Central Europeu, uma vez que o plano de início de reorganização da União Europeia frente ao Arcabouço MAGA já aponta para a necessidade de emissão de um volume de renda fixa de alta qualidade por parte de países europeus que podem ter impacto nos mercados de câmbio e renda fixa global.
Confira agora o conteúdo completo da Resenha Semanal 62, clicando abaixo. Boa leitura!
Atenção ao novo horário de funcionamento da Bolsa de Valores. Confira os novos horários para negociação.
- Mercado à vista (Ações, Fundos de Investimentos Imobiliários e BDRs): 10h às 17h55;
- ETFs de Renda Variável: 10h às 17h55;
Para a negociação de contratos futuros listados abaixo, os horários seguem sendo os mesmos:
- Futuro e Futuro Mini de Ibovespa: 09h às 18:25h;
- Futuro e Futuro Mini de Reais por Dólar Comercial: 09h às 18:30.
Comentários