Mercado financeiro em foco: Cenário Econômico no Brasil e no Mundo
por: Sofisa Direto
Análises Financeiras
Publicado em: abr 28, 2025
Atualizado em: abr 28, 2025
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Confira o resultado do cenário econômico nacional e internacional de 21 a 27 de abril, além da expectativa para a semana atual, por Roberto "Bob" Carline, estrategista-chefe do Banco Sofisa.
Brasil
No Brasil, a agenda econômica iniciou-se com a divulgação do Boletim Focus, que apontou uma leve melhora nas expectativas de inflação para este ano. O movimento acompanhou a trajetória dos juros e se traduz, em grande parte, pela queda nos preços de passagens aéreas e combustíveis — dinâmica que também se refletiu no IPCA-15. Já os dados de confiança do consumidor ainda sugerem manutenção do pessimismo no ambiente doméstico, o que pode ser revertido em parte, caso o Brasil se consolide como alternativa comercial no contexto da guerra tarifária global.
Mundo
No ambiente internacional, a semana começou com pressão nos mercados globais, impulsionada por novos ruídos nos Estados Unidos após Donald Trump criticar publicamente o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. O alívio, no entanto, veio em seguida, com declarações do republicano afirmando que não pretende destituir a autoridade monetária do cargo. O resultado dos indicadores econômicos do país reforça a trajetória de queda do DXY, com investidores buscando alternativas ao dólar. Na Ásia, a China manteve sua taxa básica de juros inalterada em 3,10% e negou estar em negociações comerciais com os EUA, mantendo as incertezas sobre o crescimento global.
Resultados
Nossos resultados acumulados (de 31 de outubro de 2023 até 23 de abril de 2025) apresentaram boa recuperação nas últimas duas semanas, especialmente nos perfis arrojado e agressivo, impulsionados por fatores externos que corroboraram para um maior apetite a risco local, e se traduziram em forte rentabilidade na nossa estratégia de renda variável Az Quest Top Long Biased.
.png?width=600&height=370&name=Comparativo%20de%20Rentabilidade%20Perfis%20de%20Investimento%20vs.%20Sofisa%20LD%20(%EF%BF%BDI%20at%C3%A9%20abril2025).png)

Para a semana que se inicia em 28 de abril no Brasil, a agenda inclui os tradicionais indicadores de fim de mês, cruciais para a leitura do ambiente doméstico. Entre os destaques estão os dados de transações correntes, investimento estrangeiro direto e os indicadores fiscais — como a razão dívida/PIB e o superávit orçamentário, Caged e IGPM. Enquanto no exterior, o cenário segue exigindo cautela, diante da persistência das incertezas e da elevada volatilidade. No decorrer da semana, as atenções ficam divididas entre a decisão de juros no Japão e dados do emprego americano, ao passo que as negociações tarifárias da China com os EUA permanecem no radar.
Confira agora o conteúdo completo da Resenha Semanal 68, clicando abaixo. Boa leitura!
Atenção ao novo horário de funcionamento da Bolsa de Valores. Confira os novos horários para negociação:
- Mercado à vista (Ações, Fundos de Investimentos Imobiliários e BDRs): 10h às 17h55;
- ETFs de Renda Variável: 10h às 17h55.
Para negociação de contratos futuros listados abaixo, os horários seguem sendo os mesmos:
- Futuro e Futuro Mini de Ibovespa: 09h às 18h25;
- Futuro e Futuro Mini de Reais e Dólar Comercial: 09h às 18h30.
Comentários