Mercado Financeiro em Foco: Cenário Econômico e Perspectivas da Semana
por: Sofisa Direto
Análises Financeiras
23 de Dezembro de 2024
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Confira o resultado do cenário econômico nacional e internacional da semana de 16 a 22 de dezembro de 2024, além da expectativa para a semana atual, por Roberto "Bob" Carline, estrategista-chefe do Banco Sofisa.
Brasil
A semana no Brasil foi marcada pela desidratação do texto sobre o Pacote de contenção de gastos na Câmara dos Deputados, ata do Copom reforçando os desafios no cenário fiscal/inflacionário e fortalecimento do dólar - pós-discurso do Fed. Como resultado, tivemos intensa volatilidade e deterioração de expectativas dos agentes econômicos.
Mundo
No exterior, o grande destaque veio no comunicado do FED após a decisão de corte de 0,25 p.p. nas taxas de juros nos EUA. A autoridade monetária americana levantou preocupações com a inflação, e sinalizou menos cortes em 2025 - o que afetou diretamente o mercado de renda fixa e variável no país. Relativo aos dados de atividade e inflação nas principais economias globais, não surpreenderam, tampouco as decisões de juros de Japão e Reino Unido.
Resultados
Os nossos resultados acumulados (de 31 de outubro até 18 de dezembro de 2024) apresentaram retração nos perfis com exposição a risco de mercado, dado todo o contexto e volatilidade observada durante a semana, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Reiteramos que o momento exige paciência e resiliência, ao passo que abre boas oportunidades para aqueles que toleram oscilações de curto prazo.
Para a semana que começa em 23 de dezembro no Brasil, teremos jornada reduzida, em virtude das celebrações de final de ano. Por essa razão, a agenda local tende a apresentar uma menor volatilidade e será marcada pela divulgação dos últimos indicadores econômicos de 2024. No exterior, também com menor liquidez, destaques vão para os indicadores de PIB do Reino Unido, inflação e Produção Industrial do Japão, enquanto nos EUA vemos uma condição de continuidade do ciclo próspero, apesar de seguirmos vigilantes quanto à manifestação de potenciais riscos – e reversões.
Atenção ao novo horário de funcionamento da Bolsa de Valores. Confira os novos horários para negociação.
- Mercado à vista (Ações, Fundos de Investimentos Imobiliários e BDRs): 10h às 17h55;
- ETFs de Renda Variável: 10h às 17h55;
Para a negociação de contratos futuros listados abaixo, os horários seguem sendo os mesmos:
- Futuro e Futuro Mini de Ibovespa: 09h às 18:25h;
- Futuro e Futuro Mini de Reais por Dólar Comercial: 09h às 18:30.
Confira agora o conteúdo completo da Resenha Semanal 52, clicando abaixo. Boa leitura!
Comentários