logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

O mercado financeiro oferece uma gama diversificada de investimentos, cada um com características específicas que atendem a diferentes perfis de investidores. Logo, conhecer os principais tipos de ações no mercado financeiro é o primeiro passo para tomar decisões de investimento informadas e alinhadas com seus objetivos financeiros. 

Neste artigo, você descobre o que são ações no mercado financeiro, os principais tipos e onde investir, explorando suas particularidades e os direitos que conferem aos investidores e, a partir desse conhecimento, você estará mais preparado para selecionar as melhores ações e começar a investir de maneira estratégica e consciente. 

O que você vai ver nesse post?

Quais os tipos de ações no mercado financeiro?

Ações ordinárias

Ações preferenciais

Units

Ações escriturais

Como escolher as melhores ações no mercado financeiro?

Faça uma análise profunda

Verifique se as escolhas das ações convergem com seus objetivos

Considere a Carta Mensal do Banco Sofisa Direto

Conheça a Carta Mensal, por Roberto Carline

Ações no mercado financeiro: a importância de diversificar a carteira

Boa leitura!

Quais os tipos de ações no mercado financeiro?

Existem diversos tipos de ações no mercado financeiro, as quais podem ser diferenciadas por suas características relacionadas com os direitos dos investidores e com o seu funcionamento.

Conheça agora os 5 principais tipos de ações disponíveis no mercado financeiro antes de saber como escolher ações e como começar a investir nelas.

Ações ordinárias

As ações ordinárias são representadas pela sigla ON. E a depender do segmento de listagem da Bolsa de Valores do Brasil (B3), só é possível emitir papeis desse tipo.

Esse tipo de ação garante o direito ao voto em assembleias da empresa emissora, ou seja, o investidor participa das decisões, de acordo com o número de ações que tiver adquirido.

Ações preferenciais

Ações preferenciais (PN), diferentemente das ações ordinárias, não garantem direito a voto, muito embora algumas empresas possam adotar essa postura. Há, entretanto, segmentos de listagem de ações da B3 que exigem uma proteção legal de 100%, mesmo para este tipo de ações.

O grande diferencial das ações PN é que no caso de pagamento de proventos, por exemplo, os dividendos e os juros sobre capital próprio que são distribuídos por diversas companhias, é garantida a preferência aos acionistas.

Units

Sobre as ações Units, também conhecidas como certificados de depósito de ações, isto é, não são ações individuais e reúnem diferentes ações ordinárias e preferenciais.

Como cada Unit tem uma quantidade de ações que é definida pela empresa emissora dos ativos, o investidor deve se informar antes de decidir pelo investimento, de maneira a obter os benefícios oferecidos pelas ações que a compõem.

Ações escriturais

Para finalizar a lista dos tipos de ações, existem também as ações escriturais. Sua principal característica é que elas não têm documento individual comprovando sua existência, são papeis provenientes do registro em uma conta de depósito específico, criada com essa finalidade.

Quando um investidor adquire uma ação escritural, a instituição autorizada pela CVM, chamada de escrituradora, abre uma conta individual exclusiva para essa movimentação para registro das informações sobre o investidor e as transações efetuadas por ele.

Também é importante ressaltar que as ações escriturais não são negociadas no mercado, pois os investidores as recebem em casos muito específicos, implicando em trâmites para transferir essas ações do banco escriturador para uma outra instituição e só depois dessa ação é que   podem ser negociadas.

Como escolher as melhores ações no mercado financeiro?

O mercado financeiro de ações oferece um grande leque de possibilidades e agora você tem a chance de saber quais são as opções, mas ainda não sabe como escolher as melhores ações e como começar a investir?

Primeiramente, é necessário fazer uma análise profunda e alinhar suas escolhas com os seus objetivos de vida. Veja essas e outras dicas a partir de agora!

Faça uma análise profunda

Uma análise profunda do mercado financeiro e do cenário econômico do país e do mundo são essenciais antes de definir as ações em que você irá investir. 

Essa análise envolve também uma definição metodológica e uma avaliação dos fundamentos da empresa em questão, demonstrando como está a sua saúde financeira e operacional, bem como suas perspectivas.

Também é muito importante ter uma noção prévia do comportamento dos indicadores, como por exemplo, a lucratividade da empresa emissora dos papeis, o valor da empresa no mercado financeiro e seu patrimônio líquido. Este tipo de análise é chamado de fundamentalista e funciona muito bem em investimentos de longo prazo.

Em operações de curto prazo, uma análise técnica pode ser mais funcional. Nesse caso, o importante é avaliar o histórico dos valores das ações, em uma tentativa de prever o desempenho dos papeis em curto e curtíssimo prazo.

Nada impede que você utilize estas duas ferramentas de análise conjuntamente para encontrar as melhores oportunidades de investimento, no momento mais oportuno.

Verifique se as escolhas das ações convergem com seus objetivos

O segundo passo após a análise profunda, é avaliar quais são as melhores ações e como elas convergem com seus objetivos de vida e como se encaixam na sua carteira de investimentos. Em outras palavras, a compra de ações deve ser feita em função das suas metas financeiras.

Por exemplo, se você pretende viver de renda, então, é mais adequado investir em ativos que ofereçam melhores pagamentos de dividendos. Caso você queira aproveitar um crescimento potencial de determinado grupo de ações, os critérios de escolha das ações devem ser orientados pelo histórico da empresa, bem como por meio de uma análise fundamentalista.

Considere a Carta Mensal do Banco Sofisa Direto

Com base nas considerações de Roberto Carline, apresentadas na Carta Mensal, é possível entender melhor a visão do especialista com relação ao cenário econômico e financeiro, destacando elementos como a recuperação de indicadores e como se dá o crescimento brasileiro e a trajetória do IPCA em direção aos 3,74% nos próximos meses. 

Carline também ressalta a importância da diversificação e da busca por oportunidades relevantes nos investimentos, considerando a redução de volatilidade e a exposição a um maior número de fontes de retorno.

Conheça a Carta Mensal, por Roberto Carline

Roberto Carline é o estrategista-chefe do Banco Sofisa Direto, que com sua expertise e experiência no mercado financeiro tem elaborado a Carta Mensal, contribuindo com uma fonte rica de informações sobre a economia global e oportunidades de investimento no Brasil e no mundo.


Roberto Carline, que é uma referência no mundo financeiro, e com suas considerações aliadas à assessoria de investimentos do Banco Sofisa Direto, você terá acesso a uma perspectiva embasada e estratégica sobre o cenário econômico e financeiro, auxiliando na tomada de decisões de economia e investimentos, principalmente sobre como escolher as melhores ações no mercado financeiro e alinhadas com seus objetivos e perfil de investidor

Acesse a Carta Mensal!

Ações no mercado financeiro: a importância de diversificar a carteira

A diversificação de carteiras de investimentos é uma das estratégias que melhor funcionam entre quem deseja se lançar na jornada investidora de forma mais segura e menos sujeita à volatilidade do mercado financeiro.

Diversificar não somente minimiza os riscos, como também pode potencializar as possibilidades de obter retornos mais vantajosos com suas aplicações financeiras, bem como é uma forma de se manter em equilíbrio no mercado financeiro. 

Independentemente se você investirá em ações no mercado financeiro ou em outros ativos, devem estar vinculados às suas metas e necessidades conforme os diversos horizontes de tempo, mantendo o equilíbrio entre potenciais perdas e retornos e ajustando sua estratégia de maneira compatível com as oportunidades que surgem no mercado.

Pensar em todas essas questões antes de investir em ações no mercado financeiro é essencial, pois imprevistos acontecem e o ideal é que você se prepare financeiramente para enfrentar adversidades sem precisar resgatar todo valor investido e sem prejudicar sua rentabilidade.

Com essas dicas, você já pode se sentir pronto para começar a investir em ações no mercado financeiro ou em outros tipos de ativos financeiros de maneira consciente e bem informada. Saiba mais sobre ações no mercado financeiro no blog do Banco Sofisa Direto.

 

Saiba mais sobre as ações no mercado financeiro

Comentários