logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

As festas juninas são comemorações muito esperadas no país, principalmente por parte dos moradores das regiões Norte e Nordeste. Pessoas de outros estados também utilizam o feriado de São João para comemorar no mesmo estilo.

Neste conteúdo, falaremos dos principais lugares para viajar no feriado de São João ou, até mesmo, nas férias de julho, quando as crianças costumam estar de férias. Assim, você poderá comemorar essa data em grande estilo, divertindo-se com a família com comidas, brincadeiras e músicas que remetem a essa época.

Boa leitura!

Norte

Apesar de ser uma comemoração tipicamente nordestina, a região Norte também comemora o São João! Conheça algumas das festividades:

Belém (Pará)

São João em Belém

Se você quiser comemorar o São João de maneira diferente, vale a pena conferir o Arrastão do Pavulagem, que acontece em Belém do Pará em 4 dias de festa. Essa é uma tradição que ocorre na cidade há mais de 30 anos.

A comemoração é feita por meio de um cortejo que começa na Estação das Docas. Dessa forma, o personagem folclórico Boi Pavulagem é conduzido até a Praça da República. O foco da comemoração e valorizar as raízes amazônicas da região e os elementos da Cultura enraizada na cidade.

Parintins (Amazonas)

A cidade de Parintins, no interior do Amazonas, é palco do Festival Folclórico de Parintins. Trata-se de uma grande festa popular na qual ocorre a disputa de dois bois: o Caprichoso e o Garantido, representando diferentes associações que disputam um título.

O Festival Folclórico de Parintins dura 3 dias, nos quais os participantes podem prestigiar diversas apresentações e grandes alegorias. Durante a noite, é possível ouvir diversas histórias culturais da região relacionadas às tribos indígenas, histórias ribeirinhas e a própria trajetória do Boi Bumbá.

Nordeste

São João no NordesteO Nordeste é, com certeza, a região mais lembrada quando falamos do feriado de São João e festas juninas. Veja, a seguir, algumas das comemorações mais populares da região:

Recife (Pernambuco) 

Para quem quer uma festa mais animada e sem hora para acabar, pode contar com 20 dias de festas gratuitas durante todo mês de junho na cidade de Recife. É o que conta no diário Municipal da região.

A grade completa de shows e eventos realizados durante o período de 10 a 30 de junho ainda não foi divulgada, porém uma novidade na região será a inauguração do novo Polo no Recife Antigo. Nele, é possível esperar decorações de palco, apresentações de quadrilha, diversos shows e comidas típicas para a população.

Campina Grande (Paraíba)

Campina Grande, na Paraíba, é considerada o palco de uma das melhores festas de São João em todo o mundo. É possível aproveitar shows de artistas com alcance nacional e de diferentes gêneros durante as festividades

Além disso, também é possível apreciar e fazer danças típicas, apresentações de xaxado, forró, xote e prestigiar sanfoneiros, repentistas, bem como provar diferentes pratos da gastronomia regional oferecidos nas barracas espalhadas pelo local.

Veja também:

Nova call to action

Centro-oeste

O feriado de São João na região Centro-oeste é bastante diversificado e animado, trazendo pessoas de diversas regiões do país e até mesmo de fora dele, como turistas da Argentina e Paraguai. Conheça as principais festas:

Corumbá (Mato Grosso do Sul)

São João em Corumbá

Se você está buscando comemorar o seu feriado de São João de uma maneira diferente, vale a pena visitar Corumbá nessa época do ano. Lá, acontece o famoso Banho de São João no rio Paraguai.

Nessa tradição, diversas pessoas vão até a beirada do rio para banhar a imagem de São João na Prainha de Porto Geral enquanto mergulham no rio. O ritual, aliás, é considerado patrimônio imaterial e cultural do estado.

Itumbiara (Goiás)

Uma das maiores festas de São João na região Centro-oeste é o Arraiá de Itumbiara, cidade que fica a pouco mais de 400 km de Brasília. Lá, é possível apreciar shows de grandes artistas da música sertaneja.

Além disso, também é possível se deliciar com diversas receitas tradicionais da região e que lembram as festividades juninas, como pamonha, Chica Doida e diversos caldos. O valor arrecadado pelas barraquinhas é revertido em doações para instituições filantrópicas.

Sudeste

Quem já mora e não quer ter muitos gastos com lazer com viagens longas ou deseja passar o feriado de São João na região Sudeste, não passará essa data em branco. Na região, também existem comemorações juninas que valem a pena serem apreciadas:

São Paulo

São João em São Paulo

São Paulo, capital, também oferece diversas opções de festas juninas. Para quem quer saber como economizar dinheiro e se divertir, é possível participar das famosas quermesses, nas quais os participantes podem ter acesso a diversos tipos de comidas gostosas e muita diversão para todas as idades.

Essas quermesses acontecem em diversos bairros da cidade, então, vale a pena ficar atento para participar daquela que mais faz sentido para você e que seja mais perto da sua localização.

Rio de Janeiro

No Beco das Sardinhas é possível encontrar diversos poetas de literatura nordestina, trios de forró pé-de-serra, quadrilhas e muitas brincadeiras características dessa época do ano. Isso sem falar na grande variedade de comidas típicas.

As comemorações na região acontecem todos os domingos de junho. Além de shows e barraquinhas de alimentos e bebidas, os participantes também podem contar com aulas públicas e brincadeiras como corrida de saco, bingo e dança das cadeiras.

Sul

O São João da região Sul do país é bastante peculiar, já que une as tradições nordestinas com as deixadas pelos imigrantes europeus na região. Veja, a seguir, as maiores festas de São João sulistas:

São Borja (Rio Grande do Sul)

São João em São Borja

Na cidade de São Borja, no Rio Grande do Sul, é, anualmente, feita a festa de São Joãozinho Batista, na qual a imagem do santo é retirada da casa da festeira e segue em procissão até a fonte de São João

Após a chegada do Santo à fonte, a população volta até a casa festeira, onde é feito um animado baile com música em violão, gaita e pandeiro, além de muita comida e bebida. No dia de São João, é feita a mesa de inocentes, em que é posta uma mesa com comida e bebida à vontade.

São João (Paraná)

Na cidade de São João, no Paraná, é construída uma grande fogueira para comemorar o Santo que dá nome à cidade e para as comemorações do mês de junho. Essa é uma tradição tão forte na região que outras cidades também adotaram a construção das grandes fogueiras, como Cascavel.

Entre os dias 23 e 26 de junho, a cidade também é palco da Expo São João, uma feira Agro Comercial que incentiva o negócio local, o comércio da região e a produção agropecuária.

Dessa maneira, conhecendo diversos lugares para você aproveitar o feriado de São João, você terá uma série de opções para festejar com sua família ou amigos onde você quiser e no estilo que melhor lhe agradar.

Para não passar aperto durante as festividades, é importante se organizar financeiramente. Mas calma, resolver isso é mais simples do que você imagina: baixe o nosso e-book Planilha de gastos: um guia de como organizar seus custos mensaise curta o seu feriado com mais tranquilidade!

Planilha de gastos: um guia de como  organizar seus custos mensais

COMENTÁRIOS