logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Se você tem filhos, sabe que o início do ano é um período de muitos gastos com a volta às aulas. Chegou a hora de muitos pais irem às compras! Há uma lista enorme de materiais escolares que pesa bastante no orçamento familiar e faz com que muitos já comecem o ano com uma certa dor de cabeça ao pensar em todas as despesas que terão durante esse período.

Caso você ainda não tenha ido às compras ou faltam alguns itens, esse post é especialmente para você!

Hoje vamos falar sobre a melhor época para comprar os materiais escolares e economizar bastante no final das contas. Mas, antes de seguir com o assunto, é necessário que você conheça sobre a sazonalidade de preços e como isso interfere no momento da compra. Vamos lá?

Você sabe o que é sazonalidade de preço?

Talvez você nunca tenha ouvido falar desse termo, ou tenha visto em algum lugar, mas não conheça o seu significado. Acredite que a sazonalidade está presente diariamente na sua rotina e vamos te provar isso. 

Sabe quando chega a época do Natal e os preços dos enfeites começam a subir de forma exorbitante? Aposto que você já notou que, em certas datas comemorativas, aquele item tão desejado fica bem mais caro que o normal.

Em prática isso é a sazonalidade de preço, onde em datas e períodos específicos há uma procura maior por determinados produtos e serviços, por isso os valores desses itens sofrem uma modificação considerável. A sazonalidade é influenciada por fatores externos que impactam o mercado e também os consumidores.

Mas tal fator, onde a demanda determina o preço, também ocorre na temporada em que há uma baixa de consumo. Em janeiro, por exemplo, os itens natalinos já estão com o preço original ou passam a ter um bom desconto nas lojas, pois a época já passou e a grande procura também.

Quando o assunto é a volta às aulas, a sazonalidade de preço também se aplica aqui. No início do ano, começa a preparação para a retomada das aulas presenciais e consequentemente há uma grande procura por tudo que envolve o ambiente escolar. 

Você que é pai, ao decorrer do tempo, já deve ter notado o aumento expressivo dos preços na hora de adquirir os cadernos e mochilas dos seus filhos.

Agora que você aprendeu como a sazonalidade interfere na hora da compra, vamos te auxiliar nessa missão e mostrar qual a pior e também a melhor época para garantir os materiais escolares sem sofrer tanto com o aumento significativo de preços. 

O início do ano é sinônimo de preços altos!

Você já notou pelo título que os primeiros meses não são os mais atrativos na hora de adquirir os materiais escolares, afinal é uma época de grande procura e os preços não são os mais acessíveis.

Mas o fato é que é inevitável deixar de comprar nesse período, visto que há uma lista de itens exigidos pela escola e que são essenciais para o primeiro dia de aula do seu filho. 

Por isso, antes de tudo, separe os materiais em duas listas, no que é prioridade e nos itens que podem ser deixados para comprar durante o ano letivo. Essa é uma dica valiosa que pode te auxiliar a economizar bastante!

E quando se trata do período ideal para compras escolares, não há como escapar do mês de janeiro, ele está dividido entre a melhor e a pior época para adquirir os itens pedidos pela instituição de ensino. Mas não se preocupe, a seguir vamos te mostrar como aproveitar esse período da melhor forma para garantir o melhor preço.

Veja também:

Gastos de fim de ano: um guia para organizar despesas e iniciar com saldo positivo

Antecipe-se e aproveite o início de janeiro!

Há itens essenciais como uniformes, cadernos e livros didáticos que são prioridade no orçamento escolar e não podem ser deixados para depois. Mas se você está se perguntando como economizar no momento de comprar o material escolar, vamos revelar o grande segredo: a combinação de antecipação e pesquisa. Parece simples, mas essa junção pode fazer você poupar muito dinheiro. 

Por isso, a dica é: compre os itens necessários no final de dezembro ou logo no início de janeiro, onde há uma grande oferta de produtos com preços mais acessíveis do que no decorrer do mês.

Nesse período muitos trabalhadores estão de férias, então é a hora de aproveitar o tempo livre para garantir o melhor preço dos materiais escolares do seu filho. Antecipando-se, você poderá montar o seu planejamento de gastos e definir suas prioridades com maior tranquilidade. 

E caso você tenha mais de um filho na escola, estude também a possibilidade de comprar itens que são exigidos em grande quantidade em um local que venda por atacado. Pesquise onde comprar material escolar barato com os melhores preços, faça uma filtragem e compare! Aproveite esse início de mês e prepare-se para ir às compras para garantir bons descontos e economizar no seu orçamento.

Deixar para a última hora pode custar caro!

Nesta lista entre o melhor período para comprar os materiais escolares, você já sabe que o início do mês de janeiro é uma grande oportunidade. Agora não se engane, quanto mais perto chega da retomada das aulas presenciais, cresce a procura por itens e isso não é uma vantagem para o seu bolso.

Muita gente deixa para os últimos minutos do segundo tempo acreditando que vão ter maiores descontos na hora da compra. Mas esse é um grande mito que faz com que muitos brasileiros que saem afoitos à procura dos itens que faltam, paguem mais caro no final das contas.

Com a alta demanda, muitos itens da lista de material escolar esgotam nas lojas e o que sobra passa a ser ainda mais disputado entre os pais, consequentemente, fazendo com que os seus preços sejam reajustados e ainda mais elevados do que o normal. O que, no final, gera um prejuízo e tanto para o seu planejamento financeiro.

Aproveite o segundo semestre!

Os primeiros meses do ano nem sempre são os melhores para os pais. Os gastos com a escola, impostos como IPVA e IPTU entre outras despesas, deixam o orçamento familiar um pouco mais apertado. Então uma boa saída para garantir o restante dos materiais e ainda conseguir aliviar o seu planejamento financeiro é aproveitar os meses de baixa demanda dos materiais escolares. 

Após toda essa fase de volta às aulas, outras datas comemorativas chegam ao calendário anual e a procura por materiais escolares fica em segundo plano. No segundo semestre, a procura é cada vez menor, dando lugar aos preparativos e compras para as festas juninas.

Dentro da lista de material do seu filho, há itens que podem ser deixados para depois, saiba que esse é o período ideal para comprá-los com o melhor preço. Fracione a compra de materiais escolares durante o ano letivo que com certeza é a oportunidade para aproveitar os preços mais atrativos e economizar bastante.

Se por um minuto você se preocupou em não conseguir encontrar os materiais nessa época, pode tirar essa dúvida da sua cabeça. Lembre-se que durante todo o ano há venda de materiais escolares nas lojas, a diferença é que no início do ano esse assunto está em alta e a necessidade de compra é maior, o que também gera preços menos acessíveis aos bolsos de muitos pais.

Agora que você chegou até aqui, tenho certeza de que está pensando em como economizar e preocupado em organizar a sua situação financeira. Aqui no Sofisa Direto, nós te ajudamos! Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que há no universo das finanças.

Planejamento escolar:  4 dicas de como controlar os gastos

COMENTÁRIOS