logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Confira o resultado do cenário econômico nacional e internacional da semana de 25 a 01 de dezembro de 2024, além da expectativa para a semana atual, por Roberto "Bob" Carline, estrategista-chefe do Banco Sofisa.

Brasil

A semana no Brasil foi marcada pelo anúncio do pacote fiscal e divulgação de dados da inflação e emprego. A primeira análise que os agentes econômicos fizeram após a divulgação das medidas de corte de gastos ainda não trouxe o conforto necessário para reverter as preocupações de médio prazo, o que acabou afetando diretamente o ambiente doméstico, e agora, a busca é por um novo ponto de equilíbrio nas taxas de juros dada percepção de risco.

Mundo

No exterior, os movimentos de mercado foram impulsionados por ajustes de expectativas no mercado Europeu, o anúncio de pacote de estímulos econômicos no Japão e ruídos quanto a possível política externa adotada pelo futuro governo de Donald Trump nos EUA. Seguimos destacando a resiliência econômica americana, mas atentos ao patamar de valuation das empresas.

Resultados

Os nossos resultados acumulados (de 31 de outubro até 27 de novembro de 2024)  reforçaram a intensa volatilidade na renda fixa na última semana, com as curvas de juros subindo em média 8% a 10%, e na renda variável, o Ibovespa cedendo mais de 3%. Apesar disso, mais uma vez a diversificação se mostrou crucial para atravessar o momento de stress nos mercados. As carteiras recomendadas conseguiram suportar bem toda essa oscilação, fruto da menor exposição direcional dos fundos Mapfre Inversion e Az Quest Top LB. Contudo, seguimos cautelosos no ambiente doméstico, diante do cenário de aversão a risco elevado.

Gráfico Simulação Investimentos CDI 31_Out_23 até 19_Nov_24-1
 Tabela 1: Simulação CDI 31 de outubro de 2023 até 19 de Novembro 2024.
 
Gráfico Simulação Investimentos CDI 31_Out_23 até 27_Nov_24
 Tabela 2: Simulação CDI 31 de outubro de 2023 até 27 de Novembro 2024.
 

Para semana que começa em 02 de dezembro no Brasil teremos a divulgação do PIB, Produção Industrial e Balança comercial. No entanto, os movimentos de mercado devem ser capitaneados pelos desdobramentos e repercussões do pacote fiscal. No exterior, agenda carregada com a divulgação de dados econômicos importantes em todo o mundo; em especial nos Estados Unidos, onde as atenções se voltam para os indicadores de emprego e desemprego, bem como a formação da equipe de governo do presidente eleito - Donald Trump. 

Atenção ao novo horário de funcionamento da Bolsa de Valores. Confira os novos horários para negociação.

- Mercado à vista (Ações, Fundos de Investimentos Imobiliários e BDRs): 10h às 17h55;
- ETFs de Renda Variável: 10h às 17h55;

Para a negociação de contratos futuros listados abaixo, os horários seguem sendo os mesmos:

- Futuro e Futuro Mini de Ibovespa: 09h às 18:25h;
- Futuro e Futuro Mini de Reais por Dólar Comercial: 09h às 18:30.

Confira agora o conteúdo completo da Resenha Semanal 49, clicando abaixo. Boa leitura!

CTA Leia a Resenha Semanal Sofisa Blog

Autorregulação ANBIMA Selo

Comentários