logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

A era digital trouxe várias comodidades para o dia a dia das pessoas, como serviços, informações e entretenimento sob demanda. Porém, quando se trata de algo relacionado às finanças, a situação fica um pouco diferente, pois a internet também trouxe novas ameaças. Não é surpresa que muitas pessoas pensem duas vezes antes de pegar dinheiro emprestado online. Mas, na verdade, esse processo pode ser feito com muita segurança.

Bancos já atuam no mundo digital há vários anos, apresentando protocolos de segurança para que seus clientes operem suas contas de qualquer lugar. Você também tem alguma responsabilidade pela própria segurança na hora de fazer esse empréstimo. Se tomar as devidas precauções, não deve ter nenhum problema para conseguir o dinheiro e depois pagar tudo de volta.

Ainda não está se sentindo confiante para pegar dinheiro emprestado online? Sem problemas, trouxemos aqui alguns cuidados que você deve tomar para que a transação seja tão livre de riscos quanto possível. Acompanhe!

Procure uma instituição de confiança

O primeiro passo para não ter problemas em qualquer empréstimo é só trabalhar com bancos que sejam confiáveis. Não faltam anúncios falsos de empréstimos fáceis na internet, que são apenas fachadas para golpes. Mesmo em instituições minimamente conhecidas, há várias opções que escondem algum “porém” em meio às condições. Cair em uma armadilha dessas pode, no mínimo, causar um pequeno prejuízo financeiro.

Pensando nesses riscos, já foram criadas várias formas de atestar a confiança de uma instituição. Por exemplo, conferir a opinião de clientes no site Reclame Aqui, verificar o registro da empresa no Banco Central, acompanhar suas redes sociais etc. Com essas informações, você logo vai descobrir se o banco em questão é seguro ou se é melhor pesquisar mais algumas opções.

Leia todas as condições do contrato

Ignorar textos grandes é um vício de muitas pessoas em vários contextos da internet, mas é ainda pior na hora de pegar dinheiro emprestado online. Afinal, um contrato não é como os termos de uso de algum site que você só pretende acessar uma vez. É algo que vai repercutir na sua vida por pelo menos alguns meses.

A lição aqui é simples: leia todas as cláusulas do contrato com atenção antes de aceitá-lo. Pode ser que haja alguma condição muito específica com a qual você não possa lidar, mas será tarde demais daqui a um ou dois meses, depois de já ter contratado. 

Faça as contas antes de pedir o dinheiro

Essa é uma atitude básica na solicitação de qualquer empréstimo, mas que costuma ser negligenciada quando o dinheiro "vem fácil". O cheque especial, cartão de crédito e o empréstimo nos caixas eletrônicos já causaram muitos endividamentos ao redor do mundo. E o que queremos é evitar que a mesma coisa aconteça com você.

A boa notícia é que os recursos da era digital também permitem contornar esse tipo de armadilha facilmente. Além de ler as condições, acompanhar taxas e calcular o impacto das parcelas no seu orçamento, você também pode ter acesso às ferramentas de simulação, fazendo um cálculo mais preciso dos custos e da viabilidade do empréstimo. Dessa forma, você não fica endividado pelo resto da vida graças a um erro de matemática e o banco não fica no prejuízo por um empréstimo que não foi pago.

Nunca pague taxas adiantadas

Essa é a forma mais comum de golpe online. Uma empresa falsa anuncia um serviço barato demais na internet, exigindo apenas um adiantamento para começar — geralmente em dinheiro vivo, pelo correio ou por transferência bancária. Mas, logo após receber o pagamento, a empresa atrasa, para de responder e desaparece pouco depois, junto com o seu dinheiro.

É por isso e por outros motivos que é proibido para qualquer banco cobrar taxas adiantadas para a liberação de empréstimos. O risco de um golpe é muito grande, o que faz com que este seja o maior sinal vermelho na hora de pedir o empréstimo. Se você encontrar uma oferta dessas, não pense duas vezes. Denuncie o link imediatamente, antes que o site desapareça.

Exija ferramentas de segurança

Na hora de pegar dinheiro emprestado online, é essencial ser cauteloso para evitar que alguém mal-intencionado espione sua transação, roube seus dados e use-os para cometer algum crime. Vírus, malwares, hackers, entre outras ameaças pairam pela internet e se aproveitam de quem não toma os devidos cuidados.

Porém, é por isso mesmo que os bancos desenvolveram tantos protocolos sólidos de segurança para limitar esse risco. E como cliente, você tem a obrigação de exigi-los.

O mais básico é o uso de senhas alfanuméricas aleatórias. Isso dificulta o trabalho de alguém em acessar a conta sem a sua permissão. Usar o programa de Internet Banking da sua instituição também é uma precaução básica, pois ele já vem com várias ferramentas de criptografia e proteção remota. Por fim, é sempre uma boa ideia solicitar o token do seu banco, aquele aparelho que gera uma senha aleatória a cada minuto. Guarde-o em um local bem protegido, pois é uma das formas mais confiáveis de resguardar a sua conta.

Tenha números de emergência à mão

Diante de todas as precauções tomadas até agora, você já deve estar se sentindo 100% seguro. Bem, não é divertido lembrar, mas é preciso ficar no máximo até 90% tranquilo. Mesmo o cliente mais preparado pode cometer um erro. Nessas horas, você precisa estar atento e agir o quanto antes para evitar prejuízo. É melhor do que baixar a guarda e perceber que seu dinheiro sumiu.

O primeiro e mais importante número de contato é o do banco da sua conta-corrente. Se houver qualquer suspeita de ter caído em um golpe, ligue e cancele seu cartão imediatamente. Logo em seguida, denuncie e ofereça todos os dados possíveis para a polícia. O quanto antes puder fazer isso, melhor.

Agora que você leu essas dicas, pode pegar dinheiro emprestado online com muito mais tranquilidade. Falando nisso, quer conhecer um banco online para buscar seu empréstimo agora mesmo? Então entre em contato com o Banco Sofisa Direto e veja como conseguir esse recurso com praticidade e segurança.

Comentários