Blog do Sofisa Direto

Dicas de segurança na internet

Escrito por Claudia Midori | 21/01/2020 20:40:00
 

Para nós, do banco Sofisa Direto, sua segurança é muito importante. Por isso, estamos frequentemente em busca de novas formas de proteger nossos clientes. Ainda assim, há uma série de boas práticas que você deve seguir para ficar tranquilo ao usar o Sofisa Direto.

 

Senhas

É essencial manter sua senha segura. Aqui no Sofisa Direto, sua senha é armazenada criptografada. Ou seja, ninguém, nem mesmo os funcionários do Sofisa Direto, conseguem saber a sua senha. Para que sua senha não caia em mãos erradas, você também deve tomar alguns cuidados. Veja a seguir dicas de como criar e manter uma senha segura:
  • Em primeiro lugar, troque sua senha com frequência – uma vez a cada 3 meses, por exemplo. Depois, não utilize a mesma senha das redes sociais para sites de serviços. 
  • Evite senhas que contenham nome dos filhos, pais, número da residência, telefone celular, datas importantes, documentos e informações que podem ser facilmente descobertas por um hacker.
  • Não crie senhas baseadas em sequências, como: 123456, abcdef, a1b2c3d4, 10203040, asdfg  e outras.
  • Resolveu trocar de senha e acrescentou apenas um número ou letra? Esqueça. O ideal é criar uma nova senha.
  • Seja criativo, use caracteres especiais, números, maiúsculas e minúsculas. Se for amante de alguma banda ou time de futebol, esqueça o nome do seu artilheiro ou do artista.
  • Também não recomendamos anotar em blocos, agendas ou qualquer meio, mesmo que seja eletrônico, que alguém possa acessar com facilidade.

Equipamentos

Você não aceita comida de desconhecidos e, da mesma forma, não deveria aceitar acessar seu banco de computadores ou celulares estranhos. Pense nos equipamentos para acesso ao Sofisa Direto como se fossem escovas de dentes: cada um usa o seu. Fuja, principalmente, de computadores de cyber cafés, hotéis etc.
 
Também não acesse o Sofisa Direto em redes wi-fi que você não conhece. Se está fora de casa com o seu celular, é melhor usar o plano de dados da sua operadora. Redes wi-fi comprometidas tornam fácil o acesso às suas informações confidenciais. É melhor ficar offline a correr o risco de uma fraude com o seu nome. 
 
Ah, e você já sabe: não use programas piratas e mantenha o seu sistema operacional, navegador e antivírus atualizados. Cuidado com links recebidos por email, jogos, testes e programas gratuitos que você encontra na internet ou redes sociais. Muitas vezes são artifícios usados pelos fraudadores para capturar informações ou instalar programas maliciosos.
 

Identificando uma tentativa de ataque

Normalmente, um ataque é feito através da instalação de um programa malicioso no seu computador, celular ou tablet. Os fraudadores têm que encontrar uma desculpa para fazer você instalar o programa. Aí que surgem aqueles emails com promessa de fotos de celebridades, ameaças de multas de órgãos públicos, supostos prêmios ou mesmo um pedido de atualização de informações do seu banco. Desconfie, sempre. Evite clicar em links e se clicar e aparecer uma mensagem pedindo para instalar ou modificar algo no seu computador, pare imediatamente.
 
Outro ataque comum são as páginas falsas. Para evitá-las, acesse o Sofisa Direto sempre digitando o endereço www.sofisadireto.com.br no seu navegador. Não acesse por links ou sites de busca. Da mesma forma, só instale o aplicativo do Sofisa Direto diretamente das lojas oficiais.
 
Ao entrar no site do Sofisa Direto confira se está tudo certo. O endereço está correto? A página é a que você conhece? Apareceu alguma janela pedindo informações ou pedindo para você clicar em um link?
Quando clicar no botão para acessar sua conta, confira que o cadeado de segurança apareceu no navegador.
 
Ah, cuidado também com ligações de pessoas que digam ser de alguma empresa com que você tem relacionamento. Nunca informe dados pessoais nesse tipo de ligação. Se tiver dúvida, desligue e ligue você para a empresa, no telefone que você conhece.
 

Precisa de ajuda?

Não se preocupe. Você não está sozinho. Se identificou algo suspeito ou se está com alguma dúvida, ligue (0800 723 5500) para o Fale Direto. Teremos o maior prazer em ajudar a te deixar tranquilo.