logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

É clichê, mas, ainda assim, é extremamente real: o amor não tem preço! De qualquer forma, nem todo mundo está com dinheiro sobrando na conta e economizar no presente de Dia dos Pais pode ser necessário. Além do mais, bons presentes não precisam ser caros, concorda?

Pensando nisso, nós separamos algumas dicas incríveis para presentear essa pessoa tão querida em sua vida. Ao longo do texto, você descobrirá como dar bons mimos sem gastar horrores.

Vamos lá?

1. Entenda as suas possibilidades financeiras

Você tem um orçamento doméstico? Sabe quanto pode gastar por mês sem comprometer as contas ou atrasar os pagamentos? Tem uma mínima noção da quantidade de dinheiro que você usa mensalmente para pagar as suas despesas?

Se você não entende as suas possibilidades financeiras, terá dificuldades não só na hora de escolher um presente. Portanto, antes de tudo, defina um valor máximo para gastar nessa ocasião. Analise se esse montante não comprometerá as suas finanças.

2. Não faça loucuras

A gratidão é um sentimento muito bonito — já pensou quão legal seria dar um carro ou uma casa para o seu pai? Afinal, nada mais justo do que querer agradar alguém que fez tanto por você, né?

Apesar disso, não faça loucuras. Não confunda o seu desejo com a realidade, porque tomar uma má decisão nesse sentido pode gerar inúmeras complicações no futuro. Resumindo: não assuma gastos com os quais você não pode lidar. Com paciência e planejamento, você poderá esbanjar no presente de Dias dos Pais daqui a alguns anos!

3. Fuja do parcelamento

Imagine que você acabou de encontrar um presente que é a cara do seu pai. Porém, para que ele caiba no orçamento, você precisaria parcelar a compra.

Nesses casos, o ideal é que você pague à vista — se tiver condições, é claro — ou procure outra opção. Comprar parcelado causa uma diferença significativa no valor final. Além disso, você se compromete com mais uma conta para pagar nos próximos meses e isso pode ser prejudicial.

Nova call to action

4. Pechinche o máximo que puder

Pechinchar é uma prática muito antiga e não há nenhum mal em fazê-la — desde que você faça direito, é claro!

Se fizer a compra em uma loja física, converse educadamente com os vendedores e os gerentes. Não se esqueça de checar todas as possibilidades de desconto de acordo com a forma de pagamento.

Lembre-se de ser "cara de pau" e defenda os seus interesses, mas sem perder a cordialidade com as pessoas. Caso opte por comprar pela web, procure cupons de desconto e ofertas especiais.

VEJA TAMBÉM: Dicas para economizar dinheiro ao longo da vida

5. Pesquise incansavelmente

O que você faz para economizar no supermercado? A maioria das pessoas compara os preços de todas as marcas que fabricam um mesmo tipo de produto. Há também aqueles que comparam os valores em diferentes estabelecimentos, migrando de um supermercado para o outro.

Depois de escolher o que vai dar de Dia dos Pais, baseie-se nesse exemplo e pesquise incansavelmente as ofertas. É bem provável que você encontre preços bastante distintos e consiga economizar no presente. Para ajudar nessa busca, você pode recorrer a sites especializados, que comparam os preços de um único produto em diversos e-commerces.

Você pode fazer a mesma coisa em lojas físicas. Apenas não pague a mais por preguiça, ok? Com um pouco de procura, você encontrará o que deseja comprar por um valor menor.

6. Planeje-se

Na primeira dica deste texto, apontamos a necessidade de compreender muito bem as suas possibilidades. Ou seja, com o devido planejamento financeiro, você conseguirá comprar o que quiser sem precisar passar por nenhuma dificuldade.

Contudo, existe um outro benefício muito grande em se planejar: se você fizer a aquisição com antecedência, são maiores as chances de economizar no presente de Dia dos Pais.

Isso porque as lojas aumentam os preços quando as datas comemorativas chegam. Pode reparar — tudo é geralmente mais caro quando esse tipo de comemoração (Dia das Mães, fim de ano etc.) se aproxima. Por mais que os valores sejam anunciados como ofertas, eles dificilmente estão, de fato, abaixo do valor de mercado.

Portanto, anote no seu calendário, inclua esse gasto no orçamento e se prepare para adquirir a lembrança uns 3 meses antes da data.

7. Certifique-se de que está comprando em um site seguro

As compras pela internet certamente representam um grande avanço. São práticas, rápidas e, em boa parte das vezes, saem mais em conta do que comprar em comércios físicos e tradicionais.

Apesar de todas essas vantagens, é fundamental se certificar de que você está comprando em um site seguro e de que não levará um calote. Antes de qualquer coisa, avalie a reputação da loja. Portais como o Reclame Aqui são excelentes para verificar esse tipo de informação.

Depois de pagar, guarde bem a nota fiscal e/ou o contrato do que você adquiriu. Não se esqueça do Direito de Arrependimento: você tem até 7 dias corridos a partir do recebimento do produto para desistir da compra. O fornecedor deve informar, de maneira clara, quais são os meios para exercer esse direito.

8. Incentive o seu pai a investir

Pessoas com um pouco mais idade podem ser um pouco resistentes em relação aos investimentos. Por isso, um bom presente de Dia dos Pais pode ser ensinar o seu pai a tirar o dinheiro da Poupança e entrar no mundo das aplicações financeiras.

Se ele tem muito medo de perder dinheiro, mostre que títulos de Renda Fixa, como CDBs, LCIs e LCAs são protegidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos), que cobre investimentos de até R$250.000,00 por CPF.

Explique que, nessa modalidade de investimento, é possível saber de antemão qual será a rentabilidade da aplicação e quando o dinheiro poderá ser resgatado. Vocês podem estudar o tema juntos e conversar a respeito para sempre aprender mais e ficar por dentro das novidades.

Economizar no presente de Dia dos Pais não é tão difícil quanto parece. Basta se organizar e tomar alguns cuidados na hora de comparar os preços e tomar a decisão de compra. Fique de olho nas oportunidades e aproveite esse dia tão especial!

Agora que você já sabe como economizar, não deixe de conferir o nosso artigo com dicas para gastar menos com aluguel!

Nova call to action

COMENTÁRIOS