logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Ter uma casa própria está em sua lista de objetivos? É muito comum investidores traçarem essa aquisição na hora de criar um investimento. E como sabemos, muitas pessoas inserem uma entrada alta para a aquisição do imóvel para financiar o restante do patrimônio.

Bem, o custo dos financiamentos faz o imóvel sair muito mais caro do que se fosse pago à vista. Por exemplo, você pode ver que financiar 200 mil reais em 30 anos com custo efetivo total de 0,80% ao mês custaria mais que o dobro: 488.800 reais! Bem salgado, não acha? Por isso, os especialistas recomendam a compra da casa ou apartamento à vista. O valor final do financiamento pode tornar-se muito maior do que o próprio imóvel.

Mas não estamos aqui para te desestimular. Vamos falar agora sobre as formas de investimento para que você conquiste o tão famoso sonho da casa própria!

abra sua conta

Antes de começar a investir, faça o planejamento

Antes de pensar aonde investir o seu dinheiro para comprar um imóvel, é bastante importante responder algumas perguntas, sendo elas:

  • Qual a faixa do valor do imóvel você deseja comprar?
  • O quanto você já tem investido ou poupado?
  • Em quanto tempo você deseja realizar a compra do seu imóvel?

Alguns investidores definem um limite de investimento para aumentar o valor da entrada no imóvel. Essa estratégia não é descartada, porém, como falamos acima, o financiamento pode sair muito mais caro e a opção mais indicada é a aquisição do imóvel à vista. Se você possui menos de 30% do valor do imóvel mas tem pressa para a compra, faça o planejamento para que consiga aumentar ao máximo o valor da entrada através de investimentos variáveis.

Respondeu às perguntas acima? Quer comprar à vista? Então vamos lá!

Se você tem mais de 30% do valor do imóvel investido 

Nesse caso, recomendamos utilizar a renda fixa para médio a longo prazo (de 4 a 8 anos), dependendo do valor do imóvel. É sempre bom ficar atento a taxa de juros, que pode impactar diretamente no valor da aquisição. Uma boa opção é o CDB do Sofisa Direto! Conhece esse investimento?

Se você tem cerca de 30% do valor do imóvel ou menos

Para quem ainda não chegou nos 30% do valor do imóvel, sugerimos diversificar os seus investimentos. Você pode variar em produtos de renda fixa e fundos de investimentos para acelerar os rendimentos. Porém, é necessário ter preenchido o seu perfil de investidor para ver se você está disposto aos riscos dos investimentos. Caso você tenha um perfil mais conservador ou moderado de investimento, os investimentos em renda fixa, como LCIs e LCAs que são isentos de IR, estão aí para te ajudar! Com os prazos mais longos, você consegue estipular, trabalhando nessas aplicações, o resultado em um prazo de 6 a 10 anos.

Quer saber mais sobre como fazer o planejamento financeiro para comprar o seu imóvel? Confira os nossos conteúdos do blog Sofisa Direto.

Abra sua conta com o Sofisa Direto!

Comentários