logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

As pessoas estão buscando, cada vez mais, saber como investir dinheiro na bolsa de valores da maneira certa e pensando em educação financeira, esse é um grande passo.

O grande touro cor de cobre colocado em Wall Street, em Nova York, sinal da força do mercado financeiro, espantava a má sorte e muitas pessoas! 

Mas investir está cada vez mais democrático e as barreiras técnicas e financeiras estão cada dia menores, além disso, o uso de tecnologias da informação e da internet, de modo geral, possibilitou essa quebra de paradigma.

Você também se interessa em saber sobre como comprar ações na bolsa de valores? Então, pega o caderninho e anota essas dicas para ingressar no fantástico mundo dos investimentos!

Touro de Wall Street

Confira neste conteúdo

O que é a bolsa de valores e como ela funciona?

A bolsa de valores é um lugar em que empresas e investidores realizam compra e venda de ações que representam pequenas partes do capital de uma empresa.

Existem várias bolsas de valores pelo mundo e, no Brasil, ela é conhecida como B3. Ela é o ambiente em que acontecem as negociações.

Para disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de ações, existe a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e outras instituições reguladoras.

Para realizar as operações entre as empresas negociadas e os investidores que não podem ir ao pregão, existem as corretoras e distribuidoras de valores, que intermediam os negócios por meio de análises técnicas do mercado.  

Por exemplo, a Petrobrás, que é uma empresa de grande porte, encontra-se na bolsa de valores e, por meio de um corretora de valores, você pode obter uma parte de suas ações, também conhecidas como papéis.

Antes de escolher uma empresa para investir, você pode ter acesso às empresas listadas na Bolsa de Valores brasileira e escolher aquela que tenha o melhor desempenho na - uma informação muito importante de se ter antes de fazer uma aplicação financeira.  

Durante muito tempo, a bolsa foi um lugar apenas para corretores e investidores muito experientes, e aquelas famosas cenas de pessoas se empurrando e gritando ao mesmo tempo ressoavam para alguns: isso não é para mim!  

Bolsa de valores

(Comerciantes de ações no chão da Bolsa de Valores de Nova York em 1936)

Mas agora pode ser!

Como posso investir na bolsa de valores?

Você pode investir na bolsa de valores se estudar, entender como ela funciona e identificar quais os melhores negócios e as melhores estratégias; assim, estará a um passo do sucesso financeiro.

Mas será mesmo que é só isso?

Com certeza, estudar é um ponto muito importante! Conhecer o mercado financeiro e como ele se comporta é crucial no momento de investir. E é claro que seu perfil investidor vai fazer muita diferença na modalidade escolhida!

Você precisará abrir uma conta em uma corretora de valores e transferir seu dinheiro para essa nova conta. Então, poderá decidir quais papéis apresentam um melhor retorno do investimento e quais são as melhores oportunidades.

Avaliando sua tolerância ao risco, de acordo com seu perfil investidor, você poderá definir quanto da sua renda será aplicada em cada ação e de que forma será essa aplicação.

As principais modalidades são: Day Trade, Scalping Trade, Swing Trade, Position Trade e Buy and Hold . Vamos saber um pouco mais de cada uma!

Day Trade

Esse tipo de operação acontece de forma muito rápida e é realizada em um mesmo dia. A pessoa realiza a compra e a venda das mesmas ações por meio de uma única conta na mesma corretora, com o intuito de ampliar a rentabilidade do ativo.

Nessa modalidade normalmente os investidores são mais experientes no mercado financeiro e os ativos operados normalmente são de alta liquides.

Scalping Trade

Já imaginou negociar uma ação em menos de 1 minuto? Se você considerava o day trade muito complicado de operar, imagine ter que tomar decisões em questão de segundos. Muito rápido para você? Veja outras possibilidades!

Veja também:

Nova call to action

Swing Trade

Nesse caso, há a variação entre os dias em que o investidor realiza operações. Normalmente se dá em intervalos de curto e médio prazo, variando de acordo com o conhecimento técnico. Exige menos tempo do que o necessário para o day trade.

Position Trade

Essas operações podem durar semanas e você tem que acompanhar os títulos por períodos mais longos. Durante algumas semanas enquanto há as movimentações e encerra a operação assim que ela atinge o lucro desejado.

Buy and Hold 

Aqui se trata de comprar e guardar. Normalmente nessa modalidade há o aproveitamento da valorização dos ativos e exige paciência do investidor para negociar no longo prazo.

Estamos falando de anos ou até mesmo décadas, Normalmente os ativos são escolhidos baseado em uma análise profunda dos números das empresas.

É preciso paciência para sentir de que forma a fala de um governante pode interferir na interpretação do mercado   ou como a fusão entre grandes empresas pode refletir no mercado financeiro, muito embora a inflação continue sendo calculada.

Assim, as chances de retorno aqui são maiores, muito embora dependa da sua perspectiva de retorno, além da sua necessidade de liquidez.

Com tanta diversidade, como saber em qual modalidade investir? Você está fazendo isso da maneira correta?  

Investindo da maneira certa

Investir não é uma tarefa fácil, mas, certamente, é possível para quem deseja ver seu dinheiro em movimento e rendendo o suficiente. Você pode manter parte da renda em uma reserva financeira e outra parte em investimentos com o fim de realizar seus objetivos.

  1. Tenha a certeza de que não irá comprometer seu orçamento mensal. Como o mercado de ações não é estável, é possível que haja algumas perdas de capital, por isso, tenha sempre parcimônia.

  2. Ter ajuda profissional é o melhor caminho. Contrate uma corretora de valores mobiliários, que possa te assessorar, e sinta a segurança que a experiência pode lhe oferecer.
  1. Aprenda a usar o Home Broker e acesse a plataforma na internet para realizar suas operações de compra e venda. É muito importante que você lide bem com tecnologias, que, hoje, são imprescindíveis para a movimentação financeira.

  2. Esteja sempre muito bem informado e não se esqueça de buscar informações, não só sobre as empresas nas quais você investe mas, acima de tudo, sobre o modo como o mercado está se comportando.

  3. Escolha a melhor estratégia de investimento de acordo com os valores que você tem para investir e, é claro, conforme seu perfil de investidor.

Não sabe qual é o seu perfil investidor? Preparamos um ebook inteirinho falando sobre as diferenças de cada investidor de acordo com sua geração.

SOFISA DIRETO - Investidores do brasil: Bê-á-bá da Bolsa de Valores do país

Passo a passo de como investir no Sofisa Direto

Se você deseja realizar seus objetivos de vida, o Banco Sofisa Direto tem as melhores opções de investimento e você pode ter tudo isso na palma da sua mão.

O Sofisa Direto, além de ser uma instituição financeira que realiza movimentações bancárias, também tem as qualificações de intermediadora em negociações no mercado financeiro.

Você pode investir em CDI que são aplicações que possuem boas rentabilidades e oferecem uma maior liquidez e funciona muito bem se seu perfil investidor é conservador ou moderado.

Mas se seu perfil é arrojado ou agressivo, aplicações em títulos mais rentáveis e com retornos a longo prazo podem ser uma boa alternativa.

Por meio do aplicativo do banco você preenche seus dados e abre sua conta. Após definir seu perfil investidor, você terá uma rota financeira preestabelecida, na qual você terá algumas opções de investimento de acordo com seu perfil investidor.

Após isso, já com sua conta criada, você poderá investir nos ativos que você preferir, sem burocracias e dificuldades.  

Veja como é fácil ter uma conta no Sofisa Direto!

Educação financeira nunca é demais! E quanto mais informações você obtiver sobre o mercado financeiro, melhor! Venha saber um pouco mais sobre o que é movimentação financeira e como funcionam nos bancos.

O que é movimentação financeira  e como funcionam nos bancos

Comentários