Blog do Sofisa Direto

É possível ter uma conta sem tarifas bancárias? Leia e descubra como

Escrito por Claudia Midori | Sep 14, 2018 3:00:00 AM

Diariamente pagamos taxas e mais taxas sobre tudo: pagamos impostos porque temos uma casa, porque temos um carro, porque trabalhamos, consumimos, enfim, porque vivemos. Com tantos pagamentos assim, qualquer oportunidade de se livrar de alguns deles (claro, tudo na legalidade) é muito bem-vinda. Pensando nisso, algumas instituições financeiras buscaram soluções para frear as tarifas bancárias absurdas que os bancos nos forçam a pagar.

Foi então que surgiram as contas digitais dos grandes bancos e que foram incríveis enquanto duraram. Pois é, obviamente quem ganhava com as mensalidades não gostou das contas digitais que não cobravam tarifas (assim como os taxistas não gostaram dos Ubers) e, no fim, as contas digitais acabaram por ser descontinuadas (o Uber continuou, ainda bem).

Claro que, cedo ou tarde, o progresso vem e chega levando tudo e todos com ele. Sendo assim, novamente é possível ter uma conta totalmente gratuita em um banco, e o melhor: com TEDs e DOCs gratuitos e ilimitados, com direito a cartão para saques e a possibilidade de fazer ótimos investimentos.

Por acaso, você precisa quitar dívidas, economizar, completar a sua renda e, principalmente, confiar que não vai ter surpresas desagradáveis depois? Então, as contas digitais são para você. Claro que elas não fazem milagres, mas podem ajudar você, e muito.

Quer saber como? Então, aperte os cintos (vamos prezar sempre pela segurança, por favor) e vem acelerar com a gente nessa estrada de novas possibilidades para a sua vida financeira.

Como é possível ter uma conta sem tarifas bancárias?

Você pode pensar: “será que não é pegadinha? será que as taxas não são cobradas só no primeiro mês? no primeiro ano?”. A resposta é: não, não é pegadinha, é tarifa zero mesmo, para todo o sempre.

O grande segredo está no fato de que os bancos que oferecem as contas digitais gratuitas não têm agências físicas, como é o caso do Banco Sofisa Direto. Os custos diminuem e, portanto, as taxas cobradas também, já que há outras formas de conseguir o dinheiro necessário para que o banco se mantenha.

É uma conta básica ou realmente uma conta incrível?

As contas livres de tarifas bancárias são pensadas para quem quer economizar e precisa de cada centavo e de todo o conforto e praticidade possível. Assim, elas não são como as contas básicas dos planos essenciais que os grandes bancos são obrigados a oferecer aos clientes, e que limitam muito a quantidade de transações que você pode fazer ao mês, além de outros serviços.

Contas essas, inclusive, que não dão lucro para os bancos e que, por isso, buscam escondê-las de todas as formas (quem nunca precisou de um serviço gratuito e se deparou com um bancário que se fez de desentendido tem muita sorte).

Vamos recapitular, então, com mais detalhes, tudo aquilo que uma ótima conta gratuita e digital oferece.

Traz economia, comodidade, praticidade e flexibilidade para o seu dia a dia

Sem tarifas mensais, você já consegue economizar, ganha um cartão que permite fazer saques nos caixas eletrônicos 24h, e tem a possibilidade de enviar DOCs e TEDs ilimitados e gratuitos, ou seja: não há mais problema se o seu amigo para quem você precisa transferir um dinheiro tem uma conta em um banco diferente do seu.

A abertura é feita totalmente pela internet e todos os processos são feitos de forma digital, por meio de aplicativos. Chega de precisar ir até o banco correndo na hora do almoço, pegar senha, assinar papelada, voltar ao trabalho e ainda ver a cara de poucos amigos do seu chefe, porque agora você pode abrir uma conta no banco no conforto da sua cama.

A transparência prevalece em todas as operações e informações passadas

É muito fácil para consultar o extrato, solucionar dúvidas (as contas digitais geralmente oferecem um número de telefone para ouvidoria e chats pelo aplicativo e pelo site). Tudo está explicado nos contratos de forma clara e sem letras miúdas.

Vale ressaltar que as informações estão sempre explícitas. Os bancos deixam escrito, com todas as letras e quase em caixa alta, que não há tarifas, não há mensalidade e, bom, as empresas não vão querer mil processos por propaganda enganosa, não é mesmo?

Esse fator da transparência, com certeza, melhora o relacionamento entre você e o seu banco. Ainda duvida que eles deixam tão evidente? Dê uma olhadinha no contrato da conta digital do Banco Sofisa (cláusula 4) para ter certeza.

É possível não pagar tarifas bancárias e ter acesso a um bom investimento

Há várias formas de investir utilizando uma conta digital. Porém, nesse ponto, a melhor opção é a conta do Banco Sofisa Direto. Isso porque, com ela, você investe em um CDB pós-fixado de liquidez diária rendendo a 100% do CDI a partir de 1 real. Pois é, você consegue investir com 1 realzinho.

Nesse link, há informações completas sobre isso. Para explicar rapidamente, na prática, em vez de você deixar acumular o dinheiro na sua conta corrente, você pode guardar o dinheiro em um investimento que rende mais que a poupança lá enquanto você não o usa. Precisou do dinheiro? Resgatou. Tudo pelo aplicativo. Um ótimo jeito de abrir possibilidades para a sua renda.

Gostei. Como faço para abrir uma conta sem tarifas bancárias?

Em se tratando de contas sem tarifas, você ainda tem a opção de abrir uma daquelas dos planos essenciais, mas ainda vai precisar perder tempo indo até o banco e terá as suas possibilidades limitadas. Acho que você vai querer uma opção melhor, não?

Para abrir uma conta, é muito simples.

1. Separe os seus documentos

Tanto para abrir a conta por meio do site ou aplicativo, você vai precisar ter em mãos alguns documentos, tais como: documento atualizado com foto, comprovante de residência (pode ser uma conta de energia elétrica, gás, água, telefone fixo ou IPTU).

2. Escaneie esses documentos

Para fazer a conta pelo site, você vai precisar enviar os documentos escaneados. Pelo aplicativo, geralmente são pedidas fotos dos documentos, uma selfie sua com eles e até foto de assinaturas. Vai depender de onde você fará a sua conta.

3. Faça o pré-cadastro

Aqueles dados básicos que são pedidos em todo lugar também vão ser pedidos para fazer a sua conta digital. Preencha as suas informações básicas, os seus dados pessoais, os dados financeiros e continue.

4. Envie os documentos pedidos

No meio do processo ou na etapa final, dependendo do meio que está utilizando para abrir a conta, você deverá enviar os documentos separados anteriormente.

5. Leia o contrato e assine

Você vai receber, pelo seu e-mail, o contrato da sua conta-corrente em PDF. Leia com atenção e veja que está tudo transparente e nos conformes. Crie uma assinatura eletrônica, como será indicado, e envie para a aprovação.

6. Curta a sua nova conta

Uma vez liberada a sua conta, você pode aproveitar, economizar e começar a investir. É realmente tudo muito fácil, simples e sem aquela burocracia que estamos acostumados.

Finalmente você se livrou das mensalidades de contas e tarifas bancárias e vai ter uma boa economia com a sua conta, junto a diversos benefícios e facilidades. Quer mais dicas para economizar e alavancar a sua vida financeira? Assine a nossa newsletter e não deixe passar nenhuma oportunidade!