logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Todos têm algum objetivo maior, algo que queiram alcançar dentro de algum tempo. Uma aposentadoria, um carro novo, uma viagem pelo mundo, entre vários outros desejos. Porém, muitos acabam se perdendo nesses planos distantes e se esquecem de trabalhar para torná-los realidade. E, quando você para e pensa a respeito, sempre surge uma questão: como realizar sonhos? Apesar de ser uma pergunta bem aberta, a resposta é mais simples do que aparenta.

Muitos desses sonhos exigem que você trabalhe e junte dinheiro primeiro. Para uma viagem, por exemplo, é preciso comprar malas e roupas, emitir um passaporte, pesquisar passagens etc. Mas a sua dúvida deve ser: como fazer essa tarefa ficar mais fácil? E é por isso que estamos aqui com algumas dicas para que você possa acumular recursos e alcançar os seus objetivos. Confira!

Tenha uma meta e um prazo

Ao contrário do que possa parecer, um sonho não é uma “meta”. Ao menos, não no sentido que você precisa. Uma meta é palpável, quantificável, que você possa ter a certeza de que foi atingida. Comprar um carro é um sonho. Comprar determinado modelo de carro pelo valor X é uma meta.

E, junto à sua meta, deve haver um prazo. Pode parecer confortável apenas acumular um tanto de cada vez e fazer a compra quando o dinheiro estiver lá. Porém, você vai sempre gastar um pouco mais a cada mês, ou recorrer ao que já possui para outras finalidades. Ao estabelecer um limite de tempo para a meta, é possível saber exatamente quanto acumular, o que vai facilitar muito o processo.

Corte gastos desnecessários

Não há como realizar sonhos se você gasta metade do seu pagamento em compras sem necessidade, indo à balada ou mantendo a assinatura de uma revista que nem lê. Mesmo que se considere uma pessoa bem econômica, é provável que tenha um ou dois gastos fixos desnecessários na sua lista.

Antes de começar o planejamento, estabeleça as suas prioridades e corte o que for considerado supérfluo. Então, veja quanto você pode economizar por mês em direção ao seu sonho e só depois que tudo se estabilizar pode pensar em colocar mais algumas regalias de volta no orçamento. Sempre com moderação, é claro.

Veja também:

Reserva financeira: um guia de como usar bem seu dinheiro.

Quite as suas dívidas primeiro

A pior coisa que você pode fazer com o seu dinheiro é começar a gastá-lo enquanto ainda tem uma dívida em aberto. A menos que a compra em questão seja absolutamente necessária, é melhor encerrar algum débito antes de criar outro. E, acredite, centenas de pessoas cometem esse erro.

Primeiro, dívidas com bancos e outras instituições financeiras acumulam juros todos os dias. Quanto mais você esperar para quitar o seu débito, mais vai ter que gastar para fechá-lo no futuro. Logicamente, esse rombo no seu orçamento vai dificultar muito as suas chances de alcançar o seu sonho em algum momento. Melhor se livrar desse peso primeiro do que ter que carregar mais outro.

Monte uma reserva de emergência

Mesmo que você saiba como realizar sonhos, isso não significa que a realidade vai se ajustar às suas expectativas. Imprevistos sempre ocorrem, seja um membro da família ficando doente, um acidente grave, ficar desempregado, se tornar vítima de um golpe ou qualquer quadro mais improvável. Infelizmente, essas coisas podem acontecer com qualquer um, a qualquer momento.

Mas você não precisa fazer disso o fim dos seus planos. É só se prevenir! Entre os gastos fixos, inclua ao menos 10% do seu faturamento em um fundo de reserva e esqueça que esse dinheiro existe. Você só deve acioná-lo quando estiver em uma situação séria, como as que citamos acima. Dessa forma, terá recursos para usar em uma emergência sem prejudicar seus sonhos.

Siga o seu planejamento

Esse pode parecer um conselho desnecessário à primeira vista. Mas, acredite, muitas pessoas não seguem. Algumas passam semanas estudando as possibilidades, encontrando o melhor trajeto de ação e depois abandonam tudo no meio do caminho. Outras nem se quer fazem planos e acabam voltando para o primeiro item desta lista. Obviamente, isso não ajuda em nada.

Claro, todo plano deve ser adaptado diante de novas evidências, como alterações no seu orçamento mensal ou surgimento de despesas importantes. Mas você não deve se desviar do curso original do seu plano de investimento sem um bom motivo. Se você se comprometeu em economizar, por exemplo, R$ 300 por mês durante um ano para uma viagem, não deixe de deduzir esse dinheiro mensalmente na sua planilha.

Invista com responsabilidade

Uma forma de acelerar os seus planos é buscar boas modalidades de investimentos. De fato, quem sabe como realizar sonhos costuma recorrer a esse método com bastante frequência. Em vez de deixar o dinheiro parado na conta ou em uma Poupança, que não rende quase nada, você pode buscar opções melhores, como o CDB, LCI e LCA.

Isso não significa que você deve simplesmente jogar o seu dinheiro da Poupança para qualquer aplicação sem pensar. Primeiramente, todas têm um prazo que não pode ser alterado. Até que ele termine, o dinheiro fica fora do seu alcance. Segundo, cada um desses produtos tem rentabilidades diferentes. Escolher aquele que apresenta as melhores condições no momento é fundamental para atingir o seu objetivo final. Na dúvida, basta procurar um especialista para te ajudar.

Estude para administrar melhor as suas finanças

Como conselho final nesta lista, educação é sempre uma ótima ferramenta para alcançar qualquer objetivo. Dito isso, não faltam cursos sobre educação financeira e investimentos. Quanto mais você souber sobre finanças e assuntos relacionados, mais fácil será tomar as decisões certas com o seu dinheiro.

Não é necessário estudar anos para se preparar. Alguns cursos duram apenas poucas aulas, podem ser realizados online e já incluem material suficiente para prepará-lo para essa tarefa. 

Outra excelente maneira de aprender é acompanhar conteúdos sobre o assunto na internet, buscando fontes confiáveis que tragam informações relevantes. 

Agora que você tem essas dicas e sabe como realizar sonhos, é hora de colocá-las em prática e alcançar as suas metas! Quer continuar acompanhando as novidades em primeira mão? Então assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos!

COMENTÁRIOS