logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Quando alguém começa a envelhecer, não é incomum pensar no que pode acontecer com sua família depois que for embora. Seu patrimônio será deixado para eles? Vai haver o suficiente para todos? As questões de herança familiar sempre surgem em algum momento. Mas, ao contrário do que alguns dizem, você não precisa esperar "bater as botas" pra cuidar desse assunto.

Pelo contrário: o ideal é se preparar o quanto antes. Se você já tem um cônjuge e/ou descendentes, pode fazer um grande favor para eles ao planejar o processo de herança e resolver a maior parte ainda em vida. E, claro, se quer que a sua vontade seja cumprida depois que se for, é melhor fazê-la valer agora.

Para ajudá-lo a evitar problemas ao deixar sua herança familiar, vamos falar um pouco sobre o tema e dar algumas dicas para lidar com essa situação. Acompanhe!

Quais são os problemas causados pela falta de planejamento?

Disputas na repartição de bens

Esta é uma cena clássica em filmes, séries, desenhos, livros e, em alguns casos, na vida real. Uma família recebe uma herança, mas todos os descendentes começam uma grande disputa para garantir a maior parte do dinheiro e dos bens para si. Nem sempre tudo resulta em um grande drama, mas certamente vai arrastar o processo e levar seu patrimônio a lugares inesperados.

A boa notícia é que esse tipo de cena pode facilmente ser evitada se você tiver uma postura mais ativa na hora de planejar tudo. Uma conversa com um advogado e algumas assinaturas em documentos podem poupar sua família de muito conflito depois que você se for.

A herança não é direcionada a quem você deseja

Sem a sua presença, não há tanta garantia com relação ao que será feito com a herança familiar que você deixar. É mais provável que ela vá para os seus filhos ou netos, mas pode ser que você queira restringir um pouco o que acontece com o dinheiro e os seus bens: fazer doações, transferir patrimônio para outras pessoas etc.

Veja também:

Planejamento financeiro familiar: como garantir o futuro dos filhos?

A partir de determinada idade, o risco de uma morte repentina aumenta bastante, especialmente para quem já apresenta alguma doença crônica. Nesses casos, ter um plano bem-elaborado para lidar com os seus bens após a morte é ainda mais necessário. O quanto antes você se preparar, melhor.

Mais lentidão no processo

Por fim, a consequência geral da falta de planejamento para a entrega da sua herança é o prolongamento de todo o processo. Algo que poderia ser resolvido em poucas semanas com algumas consultas com advogados e juízes pode acabar se arrastando por meses ou mesmo anos quando você não toma uma atitude ainda em vida.

Dependendo da situação na qual sua família se encontra, ter acesso à sua herança o quanto antes pode ser vital. Propriedade de negócios, posses pessoais, dinheiro acumulado, entre outras coisas que a família possa necessitar. Por exemplo, o imóvel onde moram.

Como garantir que a herança familiar chegue sem problemas?

Monte o inventário em vida

Uma das coisas que mais atrasam o recebimento da herança é o processo de inventário. Por meio dele, são quantificadas todas as propriedades do indivíduo, como os seus bens, economias financeiras, ações em empresas e também suas dívidas. Dependendo da forma como o processo ocorre, ele pode levar meses ou mesmo anos em trâmite, sendo sempre necessário para liberar qualquer herança.

Porém, você pode começar a montar o inventário dos seus bens antes de morrer. Dessa forma, aquilo que já estiver registrado pode ser apenas conferido, evitando que sua família tenha que lidar com todo o processo por muito mais tempo e complicando toda a situação, principalmente enquanto sofrem com a sua partida. Dependendo da quantidade de bens que você já possui, essa pode ser a única maneira de seus herdeiros receberem tudo antes de entregarem as próprias heranças.

Crie um testamento

Você certamente já conhece esse método. E, sim, ele é uma das melhores soluções que é possível adotar para evitar problemas na hora de entregar a herança. Com um testamento, documento que oficializa todas as suas vontades a serem cumpridas após a morte, é possível garantir que os bens cheguem para as pessoas e lugares certos, mesmo sem a sua presença.

Para emitir esse testamento, primeiro você precisa de um advogado. Ele vai informar o básico em relação ao processo de inventário, limite dos bens que podem ser distribuídos e como evitar erros na hora da entrega. Ele também vai trabalhar para validar esse documento, registrando-o em sigilo em um cartório.

Quite as dívidas ainda em vida

Como já mencionamos, uma herança familiar não é composta apenas de bens, mas também de dívidas. Se você tem algum débito em aberto, ele não vai desaparecer depois da sua morte e pode ser cobrado por meio das suas propriedades. Antes de começar a distribuição de qualquer posse na herança, esses recursos são usados para zerar o débito.

Se você tem planos de deixar algum patrimônio para a sua família, lembre-se de evitar deixar dívidas também. Dependendo do quanto foi gasto, pode ser que o débito exceda os seus bens e todos acabem apenas com mais uma dívida em seu nome. Além de ser bom para você em vida, partir sem dever nada é bom para sua família.

Invista em um pé-de-meia

Para que os seus descendentes recebam alguma coisa após sua morte, claro, você deve ter algo que possa deixar. Mesmo durante a velhice, ainda pode ser útil fazer investimentos seguros que deixem algum retorno para os seus filhos e netos. E, em muitos casos, eles podem precisar disso para lidar com a parte burocrática da sua perda.

Não faltam opções de investimentos seguros e mais rentáveis que uma Poupança, como o CDB, LCI e LCA. Com um pouco de informação, você pode fazer com que suas economias rendam bastante em seus últimos anos e deixem um patrimônio sólido para a família.

Agora que você tem essas dicas, pode planejar a herança familiar com mais facilidade. Quer continuar acompanhando nossos melhores conteúdos? Então siga-nos no Facebook receba nossas novidades em primeira mão.

COMENTÁRIOS