Atualizações Econômicas: Prepare-se para os Desafios e Oportunidades
por: Sofisa Direto
Análises Financeiras
11 de Novembro de 2024
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Confira o resultado do cenário econômico nacional e internacional da semana de 04 a 10 de novembro de 2024, além da expectativa para a semana atual, por Roberto "Bob" Carline, estrategista-chefe do Banco Sofisa.
Brasil
A semana no Brasil foi marcada por quatro eventos importantes: a decisão do COPOM elevando a Selic em 0,50 bps, que agora passa a ser de 11,25% a.a; divulgação do IPCA subindo 0,56% em outubro (4,76% no acumulado nos últimos 12 meses); assimilação do resultado presidencial dos EUA e seus possíveis impactos na nossa economia; e a volatilidade na curva de juros com os agentes de mercado calibrando expectativas do anúncio do pacote fiscal.
Mundo
A semana no exterior com todo protagonismo aos EUA após a Vitória de Donald Trump na corrida presidencial e anúncio do FED cortando 0,25 bps as taxas de juros americanas, que agora passam a ficar no intervalo de 4,50% a.a. - 4,75% a.a. Tivemos ainda, com inflação resiliente, o BoE reduzindo os juros do Reino unido de 5,00 a.a. para 4,75% a.a. E por fim, China liberando outro pacote de estímulos fiscais, com agentes econômicos aguardando novos comunicados com o efeito ‘’Pós Trump’’.
Resultados
Os nossos resultados acumulados (de 31 de outubro de 2023 até 06 de novembro de 2024) mostraram que as carteiras recomendadas continuam em recuperação. Mesmo com volatilidade na semana, os resultados ficaram acima do CDI, com destaque do mês de novembro para os fundos Mapfre Inversion e Az Quest Top LB, com retornos acumulados de 0,66% e 2,13%, respectivamente. Destacamos uma mudança estratégica no Mapfre Inversion que temporariamente diminuiu exposição direcional em prefixado/inflação e aumentou o posicionamento tático até que haja uma sinalização mais clara do rumo fiscal brasileiro. A diversificação continua se mostrando importante no cenário de incertezas e volatilidade que enfrentamos atualmente.
A semana que começa em 11 de novembro será de grande importância dada a expectativa sobre o anúncio do pacote fiscal (orçamento) no Brasil e que podem ajustar as perspectivas, especialmente no mercado de renda fixa. No exterior, a agenda com dados econômicos nos EUA, PIB na zona do Euro, Reino Unido e Japão, e expectativa de novos anúncios de estímulos chineses tendem a não trazer surpresas. O fortalecimento do Dólar norte-americano pode continuar no ambiente internacional.
Confira agora o conteúdo completo da Resenha Semanal 46, clicando abaixo. Boa leitura!
Atenção ao novo horário de funcionamento da Bolsa de Valores. Confira os novos horários para negociação.
- Mercado à vista (Ações, Fundos de Investimentos Imobiliários e BDRs): 10h às 17h55;
- ETFs de Renda Variável: 10h às 17h55;
Para a negociação de contratos futuros listados abaixo, os horários seguem sendo os mesmos:
- Futuro e Futuro Mini de Ibovespa: 09h às 18:25h;
- Futuro e Futuro Mini de Reais por Dólar Comercial: 09h às 18:30.
Comentários