Uma carteira diversificada de investimentos é a melhor maneira de obter ganhos mais altos e maximizar o potencial de seu dinheiro. O termo carteira de investimentos se refere a nada mais do que a composição de todos os investimentos que você possui. 

Do mesmo modo que você possui opções para pagamentos em sua carteira de bolso é importante diversificar a maneira como investe seu dinheiro. Na carteira os cartões de crédito, cartões de débito e dinheiro em espécie garantem que você poderá pagar o que deseja mesmo quando um estabelecimento não aceita um tipo de recebimento, a mesma coisa vale para a carteira de investimentos, opções diferentes garantem que seu dinheiro continue crescendo mesmo com oscilações ou quedas em um investimento específico.

O primeiro passo para montar uma carteira diversificada de investimentos é fazer a análise do seu perfil de investidor. Essa análise é rápida e através de algumas perguntas sobre sua relação com o dinheiro é possível traçar quais as melhores opções de investimentos, analisar quais os riscos que você está disposto a correr para a multiplicação do seu dinheiro e também compor uma carteira mista com opções que estejam dentro de sua expectativa.

Depois de conhecer o seu perfil é preciso que você se planeje e tenha em mente quando precisará do dinheiro que está disposto a investir. Prazos maiores significam rendimentos melhores então o sucesso de sua carteira diversificada de investimentos estará na separação de seus objetivos. 

Valores para a aposentadoria, educação de seus filhos ou a compra de um imóvel podem ficar aplicados por um longo prazo, multiplicando seus ganhos. Objetivos de médio prazo como viagens ou compra de automóveis podem ficar em rendimentos de prazo mediano aumentando sua rentabilidade. Já para a reserva de emergência existem opções com liquidez diária (ou seja, o dinheiro estará disponível em sua conta no mesmo dia que você precisar) e também com prazos  menores com vencimento em poucos meses.

Se você está começando agora a montar sua carteira diversificada de investimentos, a dica é começar pela reserva de emergência com liquidez diária e fazer aportes mensais ou bimestrais para investimento de médio e longo prazo, fazendo isso você manterá sua tranquilidade e fará que com seu dinheiro trabalhe por você.

Quando sua reserva de emergência estiver pronta, será a hora de conhecer os diferentes produtos de investimentos disponíveis. Basicamente as carteiras diversificadas podem ser divididas entre Renda Fixa e Renda Variável. Como o próprio nome diz, nos investimentos de Renda Fixa você saberá a data que ele estará disponível para resgate. Os investimentos de Renda Variável apresentam índices e taxas dos últimos meses e ano para sua referência ao investir, no entanto, eles podem oscilar fazendo com que seus rendimentos sejam menores ou maiores do que o esperado. 

As porcentagens ideais para montar uma carteira diversificada de investimentos podem ser acompanhadas na sua análise de perfil de investidor. Ao diversificar você protege o seu capital, tendo ganhos em partes da carteira e ganhos variáveis em outras partes, equilibrando assim suas finanças. 

Abra já a sua conta no Banco Sofisa Direto

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Você pode cancelar o recebimento a qualquer momento, clicando apenas no link "cancelar inscrição" nesses e-mails ou entrando em contato conosco. Clique aqui para acessar nossa política de privacidade.