logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Você já parou para observar as lições sobre finanças que o seriado Game of Thrones pode trazer para você? Muito mais do que entretenimento, essa série com mais de 20 milhões de espectadores ao redor do mundo pode ajudar você a refletir sobre alguns aspectos de sua vida financeira enquanto se envolve na trama pela conquista dos reinos de Westeros.

É muito comum, na área de marketing e de finanças, realizarmos comparações de produções da cultura pop com o conhecimento corporativo. Dessa forma, conseguimos exemplificar, de uma maneira próxima aos interesses do leitor, alguns aprendizados que ele pode ter a partir de coisas que ele faz corriqueiramente, como assistir séries.

Se você ficou curioso para aprender 6 lições sobre finanças com Game of Thrones, continue lendo para descobrir como isso funciona!

1. Tome cuidado com o erro da rainha Cersei

A rainha Cersei, mesmo possuindo muitas terras e podendo viver bem delas, quase pôs tudo a perder por não administrar corretamente as suas finanças, gerando dívidas desnecessárias.

Assim como, no seriado, o Banco de Ferro foi até o reino dela cobrar o débito, o mesmo pode acontecer com você e os seus credores se não gerir corretamente o seu dinheiro.

Jamais conte com uma verba que ainda não foi depositada ou creditada a você. Só realize uma compra ou faça um investimento quando tiver o montante suficiente para fazer isso.

O velho ditado popular "dinheiro na mão é vendaval" também ilustra bem o que pode acontecer quando somos inconsequentes com os nossos recursos. Não vá por esse caminho.

2. Tenha a cautela dos Starks

Os Starks, com o seu lema "The Winter is Coming", ou seja, "O Inverno Está Chegando", estão sempre cautelosos com os problemas que podem surgir à frente e a dureza que o inverno impõe às terras de Westeros.

Na vida real, é a mesma lógica: você pode estar em um momento de águas tranquilas e de maior bonança, porém, se não administrar bem essa conquista, pode sofrer as consequências posteriormente, quando as dificuldades aparecerem.

Lembre-se sempre de que a vida é feita de altos e baixos. É melhor enfrentar os momentos ruins com ferramentas para isso do que se ver de mãos atadas frente aos problemas. Portanto, seja cauteloso como os Starks.

3. Honre as suas dívidas como fazem os Lannisters

Os Lannisters são excelente administradores financeiros. Eles jamais deixam uma dívida atrapalhar os seus negócios. Em um país como o Brasil, em que o número de inadimplentes chega a 61 milhões de pessoas, esse aviso soa como algo primordial para nós.

O uso descontrolado do cartão de crédito, dos crediários ou das demais formas de financiamentos fazem com que os juros se acumulem de uma forma incontrolável na mão daqueles que não cuidam bem de suas finanças.

Evite cair nesse erro honrando as suas dívidas, como fazem os Lannisters. Assim, você terá maior tranquilidade para planejar a sua vida financeira e realizar investimentos que trarão lucros em vez de mais problemas.

4. Saiba se adaptar como o Tyrion

Tyrion poderia ser um personagem trágico por conta da sua história de vida em Game of Thrones. Perdeu a mãe no parto, foi rejeitado pelo pai, sofreu um acidente que marcou o seu rosto e deformou o seu nariz, mas, ainda assim, ele consegue se afirmar e encontrar espaço em Westeros à sua própria maneira.

Seja por meio do seu humor ácido ou das tramas nas quais se envolve, ele sempre consegue chegar a uma alternativa para os seus problemas. No mundo real, saber se adaptar para lidar com as adversidades da melhor maneira possível é uma estratégia primordial de sobrevivência.

Em momentos de crise financeira, podemos sentir que não temos para onde ir, e que as coisas não vão melhorar. Saiba que esse tipo de pensamento só vai minar as suas alternativas. É melhor criar o jogo de cintura de personagens como Tyrion, a fim de superar as dificuldades. Acredite em você e saiba enxergar soluções para os seus impasses. Pense nisso.

5. Enxergue as oportunidades como Petry

Petry é um grande estrategista em Game of Thrones. Ele sabe quando é o momento de mudar de abordagem, com o intuito de continuar lucrando e manter a sua posição social em Westeros.

No mundo corporativo, existe um termo técnico para isso, o qual chamamos de "pivotar". Pivotar nada mais é do que a capacidade de reconhecer o momento de mudar de área para continuar nos negócios e não perder os investimentos feitos até então. Tal estratégia pode, inclusive, evitar que as empresas vão à falência, por saberem agir no momento correto ao alteraram a sua rota na direção de maior êxito.

Petry é um dos personagens de Game of Thrones que mais sabe fazer isso. Em momentos de crise, ter essa maleabilidade também se torna primordial. Será que você também não precisa dar um novo direcionamento à sua vida profissional? Considere essa possibilidade.

6. Tenha bons mentores como Daenerys

Quando falamos em gestão financeira, sobretudo se isso envolver investimentos, é essencial que tenhamos bons mentores para nos indicar o melhor caminho ou, até mesmo, apontar falhas na forma como gerimos os nossos recursos.

A personagem Daenerys passou por maus bocados durante o seriado Game of Thrones, até atingir a posição de destaque que foi alcançada posteriormente. Se não fosse pela atuação de seus dois mentores que a ajudaram a superar os seus problemas, como a inexperiência, poderia ter sido ainda mais árduo para ela, dificultando a sua virada de jogo.

Hoje, não é difícil encontrar coaches, mentores e consultores financeiros que podem dar essa assistência para que você não erre ao lidar com dinheiro. Afinal, sabemos o quanto temos de nos esforçar para conquistar algo. Não vale a pena pôr tudo a perder por desconhecimento e imprudência, não é mesmo?

Como você pôde ver, é completamente possível tirar aprendizados importantes desse seriado. Aproveite para rever cada direcionamento dado, com o objetivo de fazer isso acertadamente na hora de aplicar essas informações na sua vida financeira.

Se você gostou de ler as 6 lições sobre finanças para aprender com Game of Thrones, aproveite para entrar em contato conosco agora mesmo, e entender como podemos ajudá-lo a melhorar a sua gestão financeira!

Comentários