A famosa máxima que “conhecimento é poder” tem a capacidade de modificar a sua vida financeira. Bem informado, o investidor tem uma base mais confiável para fazer as melhores escolhas possíveis. Por isso, quem deseja investir precisa acompanhar sites de economia com frequência.

Além das principais notícias em tempo real sobre o mercado, esses portais também oferecem análises, dicas e outros conteúdos incríveis para facilitar a vida de qualquer um que queira aplicar seu dinheiro, seja um investidor iniciante ou bem experiente.

Abaixo, listaremos os 5 principais sites de economia que não podem faltar na barra de favoritos do seu navegador. Continue lendo para saber quais são!

1. InfoMoney

Um dos mais completos portais sobre economia no país é o InfoMoney, que oferece de tudo que um investidor pode querer. O primeiro atrativo da página é a sua cobertura jornalística do mercado brasileiro e mundial. Por lá, você poderá acompanhar as principais notícias de economia e política do país, com um texto acessível, imparcial e confiável.

O portal oferece uma grande quantidade de conteúdo focado no investidor iniciante. São diversos artigos, guias e cursos explicando conceitos básicos do mercado e falando sobre os diferentes tipos de aplicações e seu funcionamento.

Para os investidores mais experientes, o InfoMoney também oferece muitos cursos especializados, além de análises sobre a Bolsa de Valores e recursos interessantes que auxiliam o usuário a obter o máximo de rendimento nas suas aplicações.

Na seção “Minhas Finanças”, o site oferece conteúdo voltado não apenas para investidores, mas para qualquer pessoa interessada no tema. São dicas muito úteis que ajudam o leitor a:

Além disso, a seção ainda apresenta muitas ferramentas úteis para as finanças do dia a dia.

2. Dinheirama

Se você quer aprender como lidar com o dinheiro, evitando se endividar e descobrindo como investir para aumentar seus rendimentos, precisa acompanhar experts sobre Educação Financeira. O Dinheirama é um portal focado exatamente nisso: ensinar seus leitores a utilizar o dinheiro da melhor forma possível.

Além de analisar as notícias do dia a dia, a publicação posta também dicas sobre:

  • hábitos financeiros que podem mudar a sua vida;
  • organização das finanças pessoais e do orçamento doméstico;
  • informações sobre investimentos e comportamento de mercado.

O foco do portal é fazer com que o leitor fique cada vez mais bem informado, para tomar as decisões certas, que permitam que ele alcance seus objetivos financeiros.

De forma complementar, o site ainda oferece ferramentas gratuitas para os seus usuários. A mais interessante se chama Simule suas Despesas. Ela ajuda o leitor a enxergar oportunidades para cortar gastos no seu cotidiano (dependendo do resultado, a ferramenta indica os textos e artigos ideais para seu caso).

Já a ferramenta principal do site é o Dinheirama Organizze (com versões gratuita ou paga), que ajuda o leitor a organizar todas as finanças de casa com facilidade.

3. UOL Economia

Quem gosta de economia e quer estar bem informado sobre as flutuações do mercado, deve acessar a página especial do UOL sobre o assunto. Nela, o leitor pode acessar um relatório geral sobre as principais notícias que influenciam no setor econômico da sociedade.

Diferente de outras páginas citadas aqui, o UOL Economia tem um foco menor na produção de conteúdo para ensinar os usuários a investir ou explicar como funciona cada tipo de aplicação. Porém, o portal se faz essencial para qualquer investidor, por ser muito completo e trazer notícias que efetivamente influenciam no rendimento das suas aplicações.

A taxa de juros Selic caiu ou subiu? A inflação está em alta ou em baixa? São informações como essas que vão nortear sua atuação como investidor e determinar o rendimento de várias aplicações na sua carteira.

Além disso, o UOL Economia ainda oferece algumas ferramentas e recursos muito interessantes. A página apresenta uma seção especializada em finanças pessoais e esclarece dúvidas que afetam a todos, como o funcionamento de um financiamento imobiliário e as regras do cheque especial, por exemplo.

Outro recurso importante do portal é o suporte oferecido na época do Imposto de Renda. De todos os sites de economia citados neste artigo, esse é aquele que conta com o melhor material para auxiliá-lo na hora de declarar o seu IR.

4. Valor

Se você busca informações complexas e notícias avançadas sobre o mercado financeiro, o site ideal para isso é o Valor. Nele, há notícias sobre o mercado financeiro, expostas a partir de uma ótica diferente. Além das novidades que afetam investimentos, como a flutuação da taxa de juros ou da inflação, o site relata também os principais acontecimentos ligados à Política Econômica do país.

Portanto, para quem quer entender mais profundamente como a economia é gerenciada politicamente, os efeitos dessa administração e como isso se traduz no nosso dia a dia, esse é o portal mais indicado.

Vale lembrar que o Valor ainda tem uma área focada em investimentos: a ValorInveste. São três principais blogs que compõem essa parte:

  • o Casa das Caldeiras, com bastidores dos principais acontecimentos do mercado financeiro;
  • o Consultor Financeiro, uma coluna especializada na administração de investimentos;
  • o Estrategista, especializado na avaliação do desempenho de empresas na Bolsa de Valores.

5. Por quê?

Algum dia você já ficou confuso assistindo às notícias de economia de algum telejornal? O apresentador falou sobre queda de juros, diminuição de consumo ou alta do “Risco-Brasil”? Se sim, então você precisa acessar o Por quê? com mais frequência.

Esse portal de economia pretende funcionar como um dicionário, traduzindo o “economês” para o português. Ou seja, a ideia é explicar todos os termos confusos usados em matérias jornalísticas sobre economia.

Porém, esse não é o único objetivo do portal! Ele também se preocupa em explicar o funcionamento de cada elemento da economia. Sabendo como cada peça funciona, você pode entender a causa e a consequência das diversas situações econômicas do país.

Uma das características principais do Por quê? é o trabalho com várias mídias. O conteúdo do portal é apresentado em texto, mas também utiliza infográficos, vídeos e até mesmo quadrinhos para passar algumas das suas ideias e conceitos.

E aí, gostou dessa lista com sites de economia? Colocou todos nos seus favoritos? Então, aproveite o embalo: siga a gente também no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e no YouTube, para ficar de olho em todo o conteúdo publicado nas redes sociais!