logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Se você gosta de futebol, provavelmente já sabe que a Rússia vai sediar a Copa do Mundo de 2018. Essa viagem pode representar a primeira vez de muitos brasileiros em terras russas e, além das novidades linguísticas e culturais, é preciso se preparar financeiramente. Mas como guardar dinheiro para uma viagem como essa? Confira estas 8 dicas sobre as melhores práticas de economia para participar da Copa do Mundo na Rússia:

1. Comece a se planejar agora

Não espere o ano que vem para iniciar suas economias, fazer pesquisas de preço e agendar seu roteiro. É preciso começar a se programar financeiramente desde já.  Afinal, à medida que nos aproximamos da data do evento, há menos oferta de hospedagem e passagens, o que deixa tudo mais caro e diminui suas chances de participar da Copa.

Existe também o fator adicional da Copa do Mundo ser um evento que atrai pessoas do mundo inteiro. Ou seja, há uma demanda grande por esses serviços, o que por si só já provoca aumento de preços. Mas ainda assim é possível contornar a inflação de valores, basta seguir esta e outras dicas!

2. Sua Copa do Mundo na Rússia pode ser de dois tipos

Existem diversas alternativas de estadia para quem quer participar de uma Copa do Mundo. Uma maneira de conseguir se planejar financeiramente para o evento é verificar desde já quais dessas opções são mais adequadas ao seu perfil. Veja:

Viagem de mochileiro

Sim, é possível participar de um evento desse porte mesmo como mochileiro. Esses viajantes normalmente carregam menos malas, se hospedam em albergues e escolhem opções de transporte mais em conta — ônibus e trem, por exemplo. É uma forma simples de viajar, com menos regalias, mas nem por isso menos divertida. Será possível conhecer muitas pessoas e economizar para outros gastos mais substanciais, como compras de ingressos e lazer.

Viagem de maior conforto

Se você não está disposto a fazer uma viagem como mochileiro, pode optar pela estadia em hotéis e agendar transporte por avião. Isso terá reflexos diretos no seu orçamento, com o aumento de alguns gastos. No entanto, ainda assim você pode se preparar para arcar com esse tipo de custo, caso prefira.

3. Invista no mercado financeiro desde já

Outra maneira de se planejar para essa viagem é economizar e investir seu dinheiro, estrategicamente e com antecedência. Ao escolher as aplicações, você precisa ter em mente o prazo mínimo para resgate, já que muitos investimentos exigem um tempo de carência para excluir taxas e aplicar isenções de Imposto de Renda.

Além disso, vale a pena procurar uma instituição financeira para verificar as melhores opções em termos de rendimento, como CDBsLCIs, LCAs, por exemplo.

4. Viagens em grupo podem ser mais econômicas

Caso seus amigos ainda estejam indecisos, ou realmente não se sintam dispostos a realizar essa viagem com você em 2018, saiba que existem diversos pacotes de grupo para eventos como esse. Agências de turismo reúnem vários turistas que vão para o mesmo local, a fim de negociar melhores opções de estadia, transporte e até passeios turísticos. Ainda que você decida participar sozinho desse esquema, poderá economizar bastante e fazer muitos amigos durante a Copa.

5. Compre seu pacote com antecedência

Além de se planejar desde já, comprar seu pacote turístico com antecedência é outra forma de garantir uma economia maior para a Copa do Mundo de 2018. Normalmente, as companhias que vendem transporte, hospedagem e passeios completos também parcelam esses valores em vários meses, o que pode facilitar o pagamento.

Há também a questão da redução da oferta de opções à medida que o evento se aproxima. Por isso, se você encontrar ofertas que caibam em seu orçamento, vale a pena fechar a contratação o quanto antes.

6. Conte com o auxílio de agências de turismo especializadas em viagens para a Rússia

Destinos como Estados Unidos, Chile, Argentina e países europeus como Inglaterra, França, Espanha e Portugal costumam fazer parte da rotina de vários agentes de viagem no Brasil. No entanto, a Rússia não está entre os destinos mais procurado por brasileiros que viajam ao exterior. Por isso é tão importante encontrar agências que já ofertem esses pacotes com regularidade em seu dia a dia.

Agentes de viagem com mais experiência vão poder indicar as melhores opções de transporte no país (na Rússia, viajar de trem é uma interessante aposta), as cidades com mais opções de lazer, informações sobre visto e burocracia de entrada no país, entre outras questões.

7. Priorize gastos: evite novas dívidas enquanto se prepara para viajar

Além de todas essas dicas, é importante deixar as finanças em dia até a data de partida. Afinal, você precisa ter dinheiro em espécie para começar sua viagem, por mais que vá utilizar o cartão de crédito durante os dias no exterior.

Portanto, vale a pena estabelecer prioridades. Em vez de realizar novas compras substanciais, parcelar gastos e adquirir novos financiamentos, procure economizar para a viagem que se aproxima. As despesas durante um evento como a Copa do Mundo podem ser consideravelmente mais altas do que aquelas durante períodos regulares de viagem, por isso é bom evitar endividamentos desnecessários.

8. Calcule uma média diária de gastos

Finalmente, há também uma dica simples, mas bastante eficaz. Procure calcular uma média diária de quanto vai precisar desembolsar durante a sua estadia no país. Por mais que você não siga à risca esse planejamento (afinal, há gastos inesperados, compra de presentes etc.), é um norteador de quanto você deve guardar.

Para fazer um cálculo mais preciso, combine seus hábitos de viagem com as informações de sites como o Numbeo, que contém valores médios de refeições, transporte e outros gastos cotidianos.

Com essas dicas em mãos fica mais fácil economizar para sua participação na Copa do Mundo na Rússia em 2018. Gostou deste post? Aproveite e siga o Banco Sofisa Direto também no Facebook e no Twitter. Participe e continue acompanhando nossas postagens!

Comentários